martes, 18 de septiembre de 2012

2001 - CUCURRUCUCÚ PALOMA







...



– ¿Qué hace en la película de Almodóvar?

Hago de mí mismo. Pedro barajaba tres guiones para filmar y uno de ellos incluía una aparición mía cantando en la fiesta de un grupo de amigos. No es como en La flor de mi secreto, que únicamente se oía mi voz.



–Imagino que va a cantar aquella versión de Cucurrucucú Paloma, de su disco "Fina estampa", que Almodóvar ha definido como una canción de cuna para cabaré.

Desde la primera vez que escuchó mi grabación quiso incluirla en una de sus películas. Ya la iba a utilizar en La flor de mi secreto, pero unos chinos, sin pedirme permiso, la colocaron en la película Happy together y él desistió. Ahora me ha pedido que la cante en esta nueva película y también Lamento borincano. La idea inicial es quedarse con Cucurrucucú Paloma, una canción que emociona al personaje masculino principal, pero no sé qué hará al final.

....
(Caetano actuará en una película. Declaraciones en Madrid, 29/7/2001, El País.)
 



24/7/2001






Caetano Veloso, Jaques Morelenbaum “Cucurrucucú paloma” (Hable con ella) (Pedro Almodóvar, 2002 ; prod. El Deseo, S.A.). 
© El Deseo, S.A., S.L.U. © Miguel Bracho .




Pedro Almodóvar con Marina Mattoso Sodré en el
set de filmación; en segundo plano Zeca Veloso filma a Caetano.












 
ACONTECE

Julio 2001 
Caetano Veloso passeia em Paris

Depois de filmar participação no novo longa do espanhol Pedro Almodóvar, o cantor guia os filhos pela capital francesa 

Christiana Albuquerque  




Depois de visitar o museu, Caetano fez pose com os filhos perto do Centro Georges Pompidou - Foto: Arquivo pessoal



Se alguém duvidava de que Caetano Veloso e Pedro Almodóvar eram amicíssimos, o elo ficou comprovado durante a temporada em que o cineasta espanhol ficou hospedado na casa do cantor, no Rio, em 2000. A última mostra de amizade entre os dois aconteceu no dia 24 de julho: Caetano viajou para Madri só para participar do mais recente filme de Almodóvar, Fale com ela, que estréia em 2002. O baiano interpreta a si mesmo na produção e aparece em cena durante uma festa, em que toca violão e canta Cucurucucu Paloma. A festa fictícia, aliás, teve figurantes memoráveis, como as atrizes Marisa Paredes e Cecilia Roth, além de Paula Lavigne, mulher de Caetano.

Como não é de ferro, depois da filmagem - que durou uma madrugada -, Caetano Veloso pegou a família e tirou sete dias de férias em Paris. Pela primeira vez, ele levou os filhos Zeca, 9 anos, e Tom, 4 anos, para conhecer a capital francesa. De quebra, levou também a amiga e assessora Gilda Mattoso, com a filha, Marina Mattoso Sodré, de 11 anos. Zefinha, babá de Tom e Zeca, também se incorporou à trupe. Caetano fez questão de mostrar e comentar a arte parisiense para as crianças e as levou aos melhores museus da cida-de, como o Centro Georges Pompidou, o Louvre, o Picasso e o d'Orsay. Enquanto o baiano promovia uma visita guiada nesse roteiro cultural, a mulher dele, Paula Lavigne, aproveitou para se ocupar com o que dez entre dez mulheres preferem fazer em Paris: foi às compras com Lou de Oliveira, mulher de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, que também visitava a cidade. A irmã mais nova de Paula, Esperança Lavigne, de 8 anos, estava com a mãe na França e se encontrou com o grupo no meio da viagem.




2002 - CAETANO VELOSO
Álbum: “Hable con ella” [Varios intérpretes]
Banda sonora original de la película de Pedro Almodóvar
Milan / Warner Music CD 5050466308528, Track 3. [España]






 
2002 - CAETANO VELOSO
1. CUCURRUCUCÚ PALOMA (Tomás Mendez Sosa)
Milan Music CD Single n° 8367 [Francia, Promocional]


2002 – CAETANO VELOSO
Extrait de la Bande Originale du Film “parle avec elle” (Pedro Almodóvar)
01. CUCURRUCUCÚ PALOMA (Tomás Mendez Sosa)
Milan Music / Universal Music CD Single n° 8367 [Promotionnel, France] 






Publicada: Holofotes - 02/10/2002


A MÚSICA BRASILEIRA NO CINEMA DE ALMODÓVAR

(Márcio Beck - Fotos: Dominique Valansi)

O filme era de Pedro Almodóvar, mas a noite foi mesmo da música brasileira. A exibição, na noite de ontem, de Fale com ela contou com a presença do cantor e compositor Caetano Veloso, que faz uma participação especial no filme. Anunciado pela diretora executiva do evento Ilda Santiago (foto), Caetano fez um breve discurso em que destacou a proximidade do diretor com o ambiente cultural brasileiro.




"Acho que é um motivo de orgulho para os brasileiros a identificação de Almodóvar com nosso ambiente cultural. Para quem não sabe, Tudo sobre minha mãe foi escrito na minha casa, em Salvador. Partes deste filme (Fale com ela) na casa de meu filho, Moreno, aqui no Rio de Janeiro. Ele (Almodóvar) e seu mundo imaginário dialogam, e de certa forma, competem,com a realidade do Brasil", analisou.

Caetano assistiu a Fale com ela pela segunda vez. A primeira foi na cidade do Porto, em Portugal, pouco depois de o filme ter estreado por lá. A ida do músico ao cinema acabou gerando um episódio curioso. "Quando eu cheguei à cidade, o filme já estava em cartaz. Quando fui assistir as pessoas me olhavam, curiosas, parecendo se perguntar 'será que ele corre o mundo acompanhando o filme?'. E eu ficava meio encabulado, pensando 'será que eles sabem que eu nunca vi o filme?", contou o compositor.




Em entrevista ao site do Festival Rio BR 2002, Caetano se disse satisfeito com suas experiências no cinema, onde começou na segunda metade da década de 60, compondo trilhas sonoras para filmes brasileiros. Em 1970, estreou como ator com uma participação em Os herdeiros, de Cacá Diegues, e depois em O demiurgo, do compadre músico Jorge Mautner. Ao todo, foram 14 trilhas sonoras, 15 atuações ou aparições especiais - como em Orfeu e Fale com ela. Dirigiu também um filme intitulado Cinema falado (1986), no qual misturava entrevistas, pensamentos, dança e literatura. Caetano disse, ainda, que gostaria de se dedicar mais à sétima arte: "Gostei muito de ter feito cinema, quando tive as oportunidades, e do resultado final do trabalho. Adoraria dirigir mais filmes".

Ao chegar no Espaço Unibanco, meia hora antes do início da sessão, Caetano entrou direto na sala e foi se acomodar perto da tela, na sétima fileira. "Preciso entrar, senão vou perder meu lugar", brincou. Antes do início da sessão, Ilda Santiago ressaltou a importância do filme para o festival e para a cultura brasileira, numa referência às cenas (descrever rapidamente quais são as cenas da música brasileira). "Os amantes do cinema têm corrido para as salas para ver diversos dos filmes que trouxemos, mas alguns filmes são mais especiais que os outros", disse. Ela lembrou que a primeira exibição de Fale com ela, na abertura do Festival, ficou desfalcada de presenças ilustres, como a do músico, a quem apresentou à platéia logo em seguida.


 

No hay comentarios:

Publicar un comentario