martes, 17 de octubre de 2017

2003 - CÉU DA BAHIA


Compositor: Tarci
  
Bahia de todos os santos, 
De São Salvador
De Mãe Menininha do Gantois
Quem vem de lá
Sente saudade
Do paladar
E da brisa do mar de Ondina
Sol de Amaralina
Da pele morena e do vatapá

A lua de "São" Jorge Amado
Da cor do pecado
De cravo, canela e jasmim
Flutua no céu da Bahia
De noite e de dia
Na paz do Senhor do Bonfim

Na Baixa do Sapateiro
Encontrei você
No calor da folia do carnaval
Me olhou, me sorriu, me fez um sinal
Dizendo que era do Abaeté
Mas seu corpo dourado de Itapoã
Tinha um cheiro gostoso
Flor de maçã, meu amor
Iaiá, Ioiô, Iaiá...





2003 - TÁRCIO CARDO
Participação Especial: CAETANO VELOSO
Álbum “Congraçamento”
Albatroz/Trama CD ALB 87, Track 8.






Quarta-Feira, 10 de Março de 2004


Um projeto em boa companhia

Segundo CD de Tárcio Cardo conta com grandes nomes em participações e parcerias

Daniela Castro


Tárcio Cardo com o pai, o compositor Tarci, que assina as 12 músicas do disco "Congraçamento" - Foto: Dario Zalis


Tárcio Ricardo Guimarães, ou simplesmente Tárcio Cardo, tem motivos para estar sorrindo de orelha a orelha. Carioca, 29 anos, o cantor está apenas no início da carreira, mas já pode comemorar o privilégio de ter dividido o microfone com três grandes nomes da MPB. Seu segundo disco, Congraçamento, chega ao mercado lançado pela Albatroz e distribuído pela Trama, com participações especiais de Caetano Veloso, João Bosco e Ivan Lins e 12 composições assinadas pelo pai do artista, o compositor Tarci. Nas letras, a exaltação ao amor e à própria música brasileira.

"É um disco de samba-bossa-choro", definiu, em entrevista ao Folha, o cantor que chegou aos estúdios levado pelas mãos do pai. Delegado aposentado, Tarci começou a se dedicar à composição para seu próprio deleite e o gosto pela música o levou a se aproximar do meio artístico. Vale lembrar que com ele a coisa se deu também por influência paterna. "Meu avô era português, comerciante, bicheiro e seresteiro", diz Tárcio Cardo, aos risos. "Meu pai teve o primeiro contato com a música através de meu avô e eu através de meu pai", completa.

Sempre no encalço do pai, o filho Tárcio tirou partido das visitas aos camarins e logo formou seu próprio círculo de amigos, para os quais mostrou que levava jeito para a interpretação. Numa dessas ocasiões, o cantor despertou a atenção de Roberto Menescal, que o convidou para gravar um demo que abriu caminho para o primeiro disco, Tárcio Cardo, lançado em 1997 pela BMG. Em situação parecida, o cantor conheceu Caetano Veloso, que assinou o texto de apresentação de seu trabalho de estréia e prontamente aceitou o convite para acompanhá-lo nos vocais do samba Céu da Bahia em Congraçamento.

Ivan Lins, que participa da faixa Sem palavras, e João Bosco, que canta com Tárcio a canção Rios de Janeiro, foram apresentados ao cantor por seu pai, amigo dos dois artistas desde os tempos dos festivais de música estudantil da década de 60. João Donato, Hélio Delmiro, Roberto Menescal, Paulo Jobim e Marcos Suzano são alguns dos outros camaradas que participam do disco, como parceiros nas composições e nos arranjos. "Diria que foi um trabalho customizado. Todos gravaram de graça e tocaram com o maior amor", enfatiza Tárcio, que aposta na originalidade de seu trabalho. "Gosto que as pessoas ouçam sem tentar estabelecer uma comparação. Acho que consegui dar um toque pessoal ao disco".




No hay comentarios:

Publicar un comentario