viernes, 6 de noviembre de 2015

2007 - ENCONTROS O GLOBO - Especial Música



Caetano Veloso fala de pirataria, Lula,
fotografia e celulares nos Encontros O Globo

Publicada em 23/05/2007
O Globo Online
 

 
Foto: Tom Neto
RIO - Caetano Veloso foi o convidado dos Encontros O Globo Especial Música desta terça-feira no auditório de O Globo. Ele elogiou o presidente Lula como um um verdadeiro luxo no contexto do país onde poucos dirigentes eleitos pelo povo
chegaram ao fim do mandato - apenas quatro, entre os quais Lula e FHC -, mas fez ressalvas.

Caetano se surpreendeu diante da indagação do repórter Antonio Carlos Miguel, do Segundo Caderno, de que nunca tinha gravado ''Força estranha'' - "eu não me
lembrava disso, um dia eu gravo" - e cantou um trecho da música. Ele reclamou
ainda da proliferação de máquinas fotográficas e de celulares com câmeras e
revelou que nunca teve celular.

- Eu sempre gostei de sair e uma das coisas mais agradáveis de estar na rua é
não poder ser achado. O celular acabou com isso, você sai e leva aquele grilo
falante afirmou, antes de reclamar também dos celulares com câmeras: - O artista
sofre porque todo mundo quer tirar foto e 99,9% não sabem fazer certo. A pessoa fala que é só apertar um botão, a gente fica ali abraçado e não acontece.

A queixa lhe rendeu uma trégua. Ao final do encontro, ninguém teve coragem de
pedir para tirar uma foto com ele.


“ É impossível eu me
sentir bem com uma proibição, me
incomoda livro ser
recolhido. Mas aí
entra a internet e
todo mundo pode ler ”




Além de Antonio Carlos Miguel, entrevistaram Caetano a editora de informática
Cora Ronai e o cenógrafo Helio Eichbauer, autor dos cenários de 10 espetáculos
de Caetano. Durante 90 minutos ele respondeu a perguntas dos entrevistadores, do auditório e dos internautas do Globo Online.

Sobre a pirataria ele disse que afeta a comercialização de música mas não faz
diferença para os criadores. Afirmou ainda que sente saudade do vinil, mas
entende a idéia de baixar músicas da internet. Caetano acha que a possibilidade
de ouvir música de todas as partes do mundo pela web é um aspecto excitante.

Revelou que seu último disco, "Cê", teve seus arranjos e concepção rock pensados desde a fase de composição.

Ele afirmou que não entendeu o veto de Roberto Carlos à biografia ''interessante
e carinhosa'' de Paulo César Araújo, "Roberto Carlos em detalhes":

- É impossível eu me sentir bem com uma proibição, me incomoda livro ser
recolhido. Mas aí entra a internet e todo mundo pode ler - afirmou.



No hay comentarios:

Publicar un comentario