lunes, 19 de noviembre de 2012

1972 - TRANSA


“Chamei os amigos para gravar em Londres. Os arranjos são de Jards Macalé, Tutti Moreno, Moacyr Albuquerque e Áureo de Sousa. Não saíram na ficha técnica e eu tive a maior briga com meu amigo que fez a capa. Como é que bota essa bobagem de dobra e desdobra, parece que vai fazer um abajur com a capa, e não bota a ficha técnica? Era importantíssimo. Era um trabalho orgânico, espontâneo, e meu primeiro disco de grupo, gravado quase como um show ao vivo. Foi Transa que que me deu coragem de fazer os trabalhos com A Outra Banda da Terra. Tem a Nine out of Ten, a minha melhor música em inglês. É histórica. É a primeira vez que uma música brasileira toca alguns compassos de reggae, uma vinheta no começo e no fim. Muito antes de John Lennon, de Mick Jagger e até de Paul McCartner. Eu e o Péricles Cavalcanti descobrimos o reggae em Portobelo Road e me encantou logo. Bob Markey e The Wailers foram a melhor coisa dos anos 70. Gosto do disco todo. Como gravação, a melhor é Triste Bahia. Tem o Mora na Filosofia, que é um grande samba, uma grande letra e o Monsueto é um gênio. Me orgulho imensamente deste som que a gente tirou em grupo.” 

[Caetano Veloso, Depoimento à Marcia Cezimbra, Jornal do Brasil, 16/5/91]




Londres, 1971


1971 - Caetano Veloso, Jards Macalé e Moacir Albuquerque - Crédito: Pedro Paulo Koellreutter


1971 - Caetano Veloso e Jards Macalé - Crédito: Pedro Paulo Koellreutter


1971 - Crédito: Pedro Paulo Koellreutter


1971 - Crédito: Pedro Paulo Koellreutter


1971 - Crédito: Pedro Paulo Koellreutter


1971 - Crédito: Pedro Paulo Koellreutter


1971 - Crédito: Pedro Paulo Koellreutter


1971 - Crédito: Pedro Paulo Koellreutter






 

© Foto: Antonio Guerreiro

Aureo de Souza / Maurice Hughes / Jards Macalé / Caetano Veloso / Moacir Albuquerque
 "A gente começou a ensaiar em um parque durante a primavera. Fizemos um piquenique e começamos a tocar".
 



1972
TRANSA
Grabado en 1971 en Chappell’s Studios, Londres
Phonogram / Philips LP 6349 026 / CD 838.511-2 [1989]

Producción: Ralph Mace
Músicos: Jards Macalé, Tutti Moreno, Moacyr Albuquerque y Áureo de Sousa.
Participación de Angela Rô Rô en Nostalgia.
Concepción de la tapa tridimensional (“discobjeto” en la 1ª Edición): Álvaro Guimarães (Verbo)
Planeamiento gráfico: Aldo Luiz
Fotos: Deca, Ricardo Lisboa y Juca Gonçalves

Lado A
1. YOU DON’T KNOW ME (Caetano Veloso) Participación Especial: Gal Costa
2. NINE OUT OF TEN (Caetano Veloso)
3. TRISTE BAHIA (Caetano Veloso/Gregório de Matos)

Lado B
1. IT’S A LONG WAY (Caetano Veloso)
2. MORA NA FILOSOFIA (Arnaldo Passos/Monsueto Menezes)
3. NEOLITHIC MAN (Caetano Veloso) Participación Especial: Gal Costa
4. NOSTALGIA [That’s what rock’n roll is all about] (Caetano Veloso) Participación Especial: Gal Costa








1972
Revista inTerValo 2000
Ano X – n° 487

Capa: Osmar Prado
Foto de Joel Maia


Editora Abril











 
 
 











1972
Revista inTerValo 2000
Ano X - n° 489
29 de maio de 1972

Capa: Regina Duarte
Foto de Sérgio Jorge

Editora Abril







14/8/1972 - Revista inTerValo 2000, n° 500


DISCO

Canções do exílio
Gravado por Caetano Veloso em Londres e reverenciado por gerações, o disco "Transa" ganha reedições em CD e LP

24/06/2012
Marcelo Perrone


Na terra da rainha, foi o rei quem fez Caetano Veloso chorar. Forçado a deixar o Brasil por ordem da ditadura militar, em julho de 1969, o artista baiano fez de Londres o destino- ele e seu conterrâneo, amigo e parceiro de tropicália Gilberto Gil.

De passagem pela capital da Inglaterra, o rei Roberto Carlos visitou Caetano e acabou lhe mostrando uma canção nova: Nas Curvas da Estrada de Santos. Caetano se desmanchou.

Os primeiros instantes da temporada do desterro foram dolorosos para Caetano. Em uma das cartas-diário que escrevia ao semanário Pasquim, mencionou esse encontro no qual a música nova do rei lhe arrancou lágrimas de saudades do Brasil. E atestou: "Meu coração está cheio de ódio opaco. Nós estamos mortos". Comovido pelo baixo astral de Caetano, Roberto compôs para ele, com Erasmo, Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos ("Um dia a areia branca / Teus pés irão tocar / E vai molhar seus cabelos / A água azul do mar").

O trauma do exílio ficou marcado nos dois discos que Caetano gravou em Londres, produzidos pelo britânico Ralph Mace. O primeiro, batizado com o nome do artista, foi lançado em 1970 na Inglaterra e, no ano seguinte, no Brasil- tras London, London, sua crônica do expatriado em terra estranha.

O segundo, Transa, lançado aqui em janeiro 1972, quando Caetano foi autorizado a voltar para casa, é reconhecido por fãs, críticos e artistas de diferentes gerações como um marco que extrapola os limites geográficos da MPB e se coloca entre as grandes criações da música universal.

A celebração aos 40 anos de Transa traz o disco de volta, em uma reedição da gravadora Universal nas versões CD e LP, com áudio remasterizado no estúdio Abbey Road, aquele dos Beatles, e projeto gráfico original que recupera o chamado "discobjeto"- o encarte pode ser montado como peça de decoração. E faz justiça com os créditos para o excepcional time de músicos que Caetano recrutou para as gravações no Chappells Studios: Jards Macalé (guitarra e direção musical), Moacyr Albuquerque, já falecido (baixo), Tutty Moreno e Áureo de Souza (alternando-se na bateria e percussão).

Como diz em entrevista a Zero Hora, Caetano estava musicalmente mais seguro e melhor adaptado quando concebeu Transa como uma fervilhante caldeira de experimentação.

São sete faixas, apenas duas cantadas em português. Mora na Filosofia é uma releitura lisérgica do samba de Arnaldo Passos e Monsueto Menezes. Triste Bahia se ergue a partir de um poema de Gregório de Matos e avança para uma épica viagem sonora na qual Caetano observa a terra natal com um olhar ao mesmo tempo crítico e melancólico. Com quase 10 minutos de duração, Triste Bahia é uma das canções mais emblemáticas de Caetano, pelo vigor lírico e, sobretudo, pela complexidade musical que combina psicodelia progressiva com samba de roda, capoeira e afoxé.

Nas faixas cantadas em inglês, Caetano pesca referências bossa-novistas de João Gilberto e Edu Lobo (You Don’t Know Me), funde Beatles com o paraibano Zé do Norte (It’s a Long Way) e incorpora, de forma pioneira, o reggae que chegava a Londres com os imigrantes jamaicanos (Nine Out of Ten).


Com esse disco, Caetano promoveu o descarrego de seus fantasmas e, direto do terreiro da efervescente Swinging London, colocou sua terra em Transa.











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