domingo, 18 de noviembre de 2012

1971 - CAETANO VELOSO



20/7/1971 - Oriel Pereira do Valle (Correspondente em Londres)




15/7/1971
Show no Auditório do Centro Estudantil do Conselho Británico
 




 
 
 


 






A ESTRÉIA DE CAETANO


Os ingressos para o show de Caetano Veloso em Londres, realizado na noite de quinta-feira 15 Julho 1971, no auditório do British Council Students' Centre, em 11 Portland Place, ao norte de Oxford Circus se esgotaram na terça-feira. Mais de 600 pessoas, predominantemente brasileiros, tomaram o local de assalto e aplaudiram entusiasticamente o artista durante a apresentação de 2 horas.

A estreia destinava-se, declaradamente, a promover o LP recentemente lançado na Inglaterra e no Brasil. Mas Caetano cantou de tudo. Abriu a audição com ‘In the hot sun of a Christmas day’, seguindo-se ‘Shoot me dead’, ‘Asa branca’, ‘London, London’, ‘Maria Bethania’, ‘A little more blue’ e ‘If you hold a stone’. Isso misturado com numerous mais antigos de seu repertorio como ‘Triste Bahia’, ‘Cinema Olimpia’ e ‘De manhã’, e a apresentação de 2 novas canções que deverão figurar na gravação de seu próximo disco: ‘You don’t know me’ e ‘It’s a long way’.

Depois de 2 horas, com um breve intervalo, a plateia ainda queria mais músicas, mas o show teve que ser encerrado, pois os funcionários do British Council Students’ Centre estavam impacientes – aproximava-se a hora do ultimo trem metropolitano para os que queriam ir p’ra casa.

O acompanhamento de Macalé, ao violão, foi o ponto alto do conjunto de Caetano. Moacyr Albuquerque também esteve bem no contrabaixo, e Aureo de Souza incumbiu-se da bateria e percussão. Caetano apresentou-se muito informalmente, vestindo uma camisa no. 10 do Clube de Regatas do Flamengo – aquela com que comparecera à estreia de Gilberto Gil, em março 1971. Vestia ainda uma calça de brim, tipo bombacha e calçava um tamanco Dr. Scholl. Acompanhou-se frequentemente ao violão, e estabeleceu logo grande comunicação com o público. Na parte final de ‘Maria Bethania’ fez uma longa improvisação marcada por prolongadas ‘mastigações’ e ‘gemedeiras’.

'Asa branca' de Luiz Gonzaga esteve muito presente nas intercalações que fez durante os diversos números. Essa mistura musical, acompanhando acordes semelhantes e fundindo canções aparentemente distantes, foi uma das características do show, e pelo seu caráter inesperado provocou reação muito favorável da assistência. Por exemplo, cantando ‘O que é que a baiana tem?' de Dorival Caymmi, ele encontrou uma ponte para algumas linhas de ‘El manicero’; durante ‘You don’t know me’, saiu-se com um trecho de ‘Eu quero é rosetar’ (Não me importa que a mula manque, o que eu quero é rosetar...) marcha de 1947 de Haroldo Lobo com Jorge Veiga, outro de ‘Canto de Ossanha’... e assim por diante.

Enquanto cantava, diante de um considerável grupo de brasileiros, Caetano pareceu, às vezes, emocionado, com muitas recordações musicais forçando passagem por entre as suas novas composições. Quando cantou ‘If you hold a stone’ (versão de ‘Marinheiro só’), foi alvejado com flores por um grupo de jovens brasileiros das primeiras filas do auditório. Antes de encerrar o show, devolveu algumas flores para a plateia. Depois, sentou-se pacientemente no palco, bateu papo com as pessoas presentes e autografou 30 de seus LPs, vendidos na hora.

A estreia de Caetano foi mais movimentada que a de Gilberto Gil. Isso explica-se em parte, considerando-se que julho é o apogeu da temporada turística, e muitos brasileiros que estavam passeando em Londres não quiseram perder a oportunidade de revê-lo. Aliás, a grande afluência de brasileiros chegou a dar a impressão de que Londres já oferece um bom mercado para outros artistas do Brasil. Além da flutuação da população de turistas brasileiros – em julho eles estavam desembarcando em Londres numa média superior a 500 por semana – a colônia brasileira permanente também vem crescendo muito ultimamente.

A próxima apresentação de Caetano está marcada para 22 Julho 1971, num festival de musica pop a realizar-se em York, no nordeste da Inglaterra.
















1971
Revista VEJA
Edição n° 151 - 28 de julho de 1971
Editora Abril











1971
Revista inTerValo 2000
Ano IX – n° 464

Capa: Florinda Bolkan
Foto de Eduardo

Editora Abril








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