domingo, 18 de noviembre de 2012

1971 - CAETANO VELOSO


Caetano posou para a capa de seu primeiro disco gravado em Londres 
com o casaco de pele que o protegia do rigoroso inverno londrino


O Friso de Parnassus fica ao redor da base do pavilhão do Albert Memorial (Londres) e representa 169 esculturas de tamanho real de poetas, pintores, músicos, escultores e arquitetos historicamente relevantes. (Fotos do álbum Caetano Veloso de 1971)


"Esse é deprimidérrimo. É o primeiro do exílio em Londres. Eu estou horrível na foto da capa. Tinha até barba e eu não suporto barba. Nunca consegui gostar de "London, London". Gosto só de um verso: "green grass, blues eyes, gray ski, God bless." A música deveria ser London e ter só este verso. Outro dia fui convidado para jantar com os principes ingleses e me botaram à mesa do lado da princesa Diana. Ela riu quando eu disse que tive a coragem de fazer uma canção em inglês que se chama London, London. Essa situação de pensar naquilo me deu uma tristeza enorme. Voltei daquele jantar bem triste. Me senti entre os humilhados da Terra. Em Londres eu me sentia pior do que isso. Não por Londres. Por ter sido preso e expulso do país. A canção "Maria Bethânia" tem um refrão legal, quando digo Beta, Beta... Mas não tenho facilidade de me aproximar deste disco. Agora é histórico. É o primeiro disco em que toco violão. Os ingleses me liberaram para o violão. Achavam lindo o meu jeito de tocar e os brasileiros achavam horrível. Se eu não tivesse sido preso e exilado, talvez nunca tocasse violão num disco." (Caetano Veloso, Jornal do Brasil, 16/5/1991)

















1971
Revista inTerValo
Ano IX – n° 442
Junho

Capa: Cláudio Cavalcanti
Foto de J. Ferreira da Silva

Editora Abril








1971
Revista Amiga
n° 60 – 13 de julho de 1971
































 

 
1971
CAETANO VELOSO
Grabado en Chappell’s Studios en Londres (Junio de 1971).
Famous/Paramount LP SFM 1002 [Inglaterra]
Famous G+W C LP 2C 062 – 92.380 [Francia]
Paramount LP PAS - 25011 [Venezuela]
Philips LP 6349 007 [Brasil] / CD 838.561-2 [1990]

Producción: Lou Reizner y Ralph Mace
Diseño de tapa: Linda Glover (Design Machine)
Fotos: Johnny Clamp


Lado A
1. A LITTLE MORE BLUE (Caetano Veloso)
2. LONDON, LONDON (Caetano Veloso)
3. MARIA BETHÂNIA (Caetano Veloso)

Lado B
1. IF YOU HOLD A STONE (Caetano Veloso)
2. SHOOT ME DEAD (Caetano Veloso)
3. IN THE HOT SUN OF A CHRISTMAS DAY (Gilberto Gil/Caetano Veloso)
4. ASA BRANCA (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira)






Texto de apresentação na contracapa do álbum Caetano Veloso 1971

Caetano Veloso was a superstar in Brazil. He came to England and decided to make London his home in the summer of 1969.
A French saint once said that it is as dangerous for a writer to try a new language as it is for a believer to try a new religion: he can lose his soul.
Caetano adopted English for the lyrics on this album to convery his first impressions of living in a foreign country. The songs serve as a two-way mirror, focusing thoughts and memories of home and absent friends and reflecting his reaction to a new but friendly environment. "A little more blue" and "London, London" were the very first songs to be written after leaving, Brazil. "Maria Bethânia" is one of the most popular singing stars in Brazil; she is also Caetano's sister. If "You hold a stone", which is dedicated to Lygia Clark, and "Shoot me dead" are contemporary proverbs. In "The hot sun of a Christmas day" an epic hiding behind the cloak of a carol. "Asa Branca" which was written by Luiz Gonzaga is a song about migration and home sickness...

"When your tears wet the dry land
and spread the green of your eyes
over the dead trees
I promise you that
Then I'll be back, dear
Then I'll be back, dear
Then I'll be back."






3/7/1972





  Albert Memorial, Londres











 

 
1972 – CAETANO VELOSO
A. LONDON LONDON (Caetano Veloso)
B. SHOOT ME DEAD (Caetano Veloso)
Famous Music (U.K.) S 7” (45 rpm) n° D - 153 [Holanda]



















 




1971
Revista inTerValo
Ano IX – n° 444
Julho

Capa: Wanderley Cardoso
Foto de Francisco Albuquerque

Editora Abril













1971
Revista inTerValo
Ano IX – n° 445



Mauro Ivan










1971
Revista inTerValo
Ano IX – n° 446
Julho

Capa: Sílvio Santos
Foto de “Realidade”

Editora Abril













1971
Revista inTerValo
Ano IX - n° 447

Capa: Antônio Marcos e Vanusa
Foto de Paulo Salomão

Editora Abril









 
 
 
 





Em 2012 saiu um artigo onde Caetano Veloso disse que gostaria de encontrar a versão inglesa de seu disco gravado e lançado em 1971, em Londres. 
[O Globo, 30/11/2012]

“— Não queria homenagem por fazer 70 anos. Mas algumas coisas aconteceram. Procurei descaracterizar as manifestações como tendo sido pretextadas pela data redonda. Acho um pouco chato isso, parece que só o que você tem é uma idade. É uma tolice, não gosto. Mas sabe o que podia ser feito e não foi? Um esforço pelas redes sociais para descobrir quem no mundo tem a edição inglesa do meu primeiro disco gravado em Londres. Porque a edição brasileira tem um corte em “A little more blue”, feito pela censura. Eu fazia uma menção à (atriz argentina) Libertade Lamarque e eles pensaram que eu estava pedindo liberdade para Lamarca (risos). Queria essa gravação original nem que fosse em MP3 — diz o baiano, que comenta o atrito entre os papéis do mito (que alcançou a perfeição) e do artista (que é movido pela busca). — Enfrento essa questão. Sou um medalhão rebelde, essa ideia já me ocorreu.”




Em 1/8/2016, Paulo Borges e Sergio Bustamante entregaram a versão inglesa original do disco para Caetano.


No hay comentarios:

Publicar un comentario