domingo, 26 de agosto de 2012

1985 - MARIA BETHÂNIA


"Pouco antes de eu completar quatro anos de idade, nasceu nossa irmã mais nova, para quem eu escolhera o nome de Maria Bethânia, por causa de uma bela valsa do compositor pernambucano Capiba, que começava com estas linhas majestosas e, à época, indecifráveis para mim: Maria Bethânia, tu és para mim / a senhora do engenho", e era grande sucesso na segunda metade da década de 40, na voz potente de Nelson Gonçalves. ..."
[Caetano Veloso, Verdade Tropical, pág. 54, 1997]



Foto: Wilson Montenegro/Ariola


Letra y música: Capiba

Maria Bethânia
Tu és para mim
A Senhora do Engenho
Em sonhos eu vejo
Maria Bethânia
És tudo o que eu tenho
Quanta tristeza, eu sinto no peito
Só em pensar
Que o nosso amor está desfeito
Maria Bethânia
Tu sentes saudades de tudo eu bem sei
Porém, também sinto
Saudades do beijo que nunca te dei
Beijo que vive com esplendor
Nos lábios meus
Para aumentar a minha dor
Maria Bethânia
Te lembras ainda daquele São João?
As minhas palavras
Caíram bem dentro do teu coração
Tu me olhavas, com emoção
E sem querer
Pus minha mão na tua mão
Maria Bethânia
Eu nunca pensei acabar tudo assim
Maria Bethânia
Por Deus eu te peço
Tem pena de mim
Hoje confesso, com dissabor
Que não sabia, nem conhecia o amor










1985 - NELSON GONÇALVES / CAETANO VELOSO 
Álbum “Eu e eles” [Nelson Gonçalves]
RCA Vik LP 109 0135, B-1.








Composta por Capiba (1904/1997) em 1943 para a peça “Senhora de Engenho”, de Mário Sette, a canção MARIA BETÂNIA foi gravada por Nelson Gonçalves (1919/1998) em 27 de abril de 1945, na RCA Victor, com lançamento em agosto do mesmo ano e se tornou conhecida em todo o país. (80-0301-B, matriz S-078168)




 






No hay comentarios:

Publicar un comentario