sábado, 19 de agosto de 2017

2017 - TUA CANTIGA


Música: Cristovão Bastos
Letra: Chico Buarque

Quando te der saudade de mim
Quando tua garganta apertar
Basta dar um suspiro
Que eu vou ligeiro
Te consolar

Se o teu vigia se alvoroçar
E estrada afora te conduzir
Basta soprar meu nome
Com teu perfume
Pra me atrair

Se as tuas noites não têm mais fim
Se um desalmado te faz chorar
Deixa cair um lenço
Que eu te alcanço
Em qualquer lugar

Quando teu coração suplicar
Ou quando teu capricho exigir
Largo mulher e filhos
E de joelhos
Vou te seguir

Na nossa casa
Serás rainha
Serás cruel, talvez
Vais fazer manha
Me aperrear
E eu, sempre mais feliz

Silentemente
Vou te deitar
Na cama que arrumei
Pisando em plumas
Toda manhã
Eu te despertarei

Quando te der saudade de mim
Quando tua garganta apertar
Basta dar um suspiro
Que eu vou ligeiro
Te consolar

Se o teu vigia se alvoroçar
E estrada afora te conduzir
Basta soprar meu nome
Com teu perfume
Pra me atrair

Entre suspiros
Pode outro nome
Dos lábios te escapar
Terei ciúme
Até de mim
No espelho a te abraçar

Mas teu amante
Sempre serei
Mais do que hoje sou
Ou estas rimas
Não escrevi
Nem ninguém nunca amou

Se as tuas noites não têm mais fim
Se um desalmado te faz chorar
Deixa cair um lenço
Que eu te alcanço
Em qualquer lugar

E quando o nosso tempo passar
Quando eu não estiver mais aqui
Lembra-te, minha nega
Desta cantiga
Que fiz pra ti




Caetano Veloso sobre "Tua Cantiga", nova canção de Chico Buarque

"Foi frutífero que eu tivesse tido de retardar a audição da nova canção de Chico. Talvez eu a tivesse achado bonita, delicada e antiga e a deixasse de lado. Perguntaram-me algumas vezes nesses dias: já ouviu? "Ainda não" era a resposta com que continha minha calma curiosidade. Ao ouvi-la (ao lado de Tom e de Cezar Mendes, que tinha ficado impressionado com a música ali ouvida) fiquei tomado. Cezar tinha elogiado o tratamento harmônico, o piano e o baixo, repetindo o nome de Cristóvão. Sou tão fascinado pelo lado músico de Chico (cujo violão vem das vozes cantadas em casa com Miúcha, portanto não é esquemático, como nossos violões perigam ser, o que Guinga percebeu como ninguém, deixando-se influenciar e influenciando o mestre de volta) que pensei que aquelas inversões, que fazem um tema em tom menor padrão virar invenção extraordinária, fossem do próprio Chico. Mas, sobre essas harmonias, eram as rimas que me sideravam. O cantor refere-se a elas, como se cresse que só ele sabe quantas há na canção. Mas as rimas que mexem fundo com a gente são as inaparentes, as que se dão nas consoantes das palavras finais dos penúltimos versos das estrofes: suspiro/ligeiro; nome/perfume; lenço/alcanço; filhos/ joelhos; nega/ cantiga. "Minha nega" e "cantiga" são chave de ouro. O ritmo de lento afoxé sob essas formas verbais aprofunda a sensação de velha brasilidade que só se supunha morta porque fazia tempo que Chico não vinha com uma música."

- Caetano Veloso




ESTADÃO

Chico Buarque divulga ‘Tua Cantiga’, primeiro single de seu novo disco, ‘Caravanas’

Adriana Del Re
28 Julho 2017


No estúdio: Chico com Cristóvão ao piano, Jorge Helder no baixo e Jurim Moreira na bateria. - Foto: Rodrigo Assad

Há tempos, Chico Buarque tem se alternado entre a produção literária e a música. Depois do libro O Irmão Alemão, de 2014, chegou a vez de o cantor e compositor lançar seu novo disco de inéditas, Caravanas, o 23 da carreira, que chega às lojas no fim de agosto, pela Biscoito Fino. Mas o primeiro single do álbum, Tua Cantiga, entrou na madrugada de quinta-feira, 27, para sexta, 28, nas plataformas digitais, e está aí para todo mundo ouvir e ver (o clipe oficial).

Foi só uma prévia do que se pode esperar do novo trabalho – o mais recente até então era Chico, de 2011. E Tua Cantiga traduz muito o universo ‘buarquiano’, por isso, talvez há quem torça o nariz e diga que a música não traz nada de surpreendente. E quem disse que Chico quer as grandes transformações? Como letrista, com notória habilidade de tratar das coisas do amor, Chico parece falar, na nova canção, do casal que vive preso às próprias vidas – e possivelmente a outros parceiros –, mas cujo amor é tamanho que basta ela querer que ele larga tudo para ficar com ela. “Quando teu coração suplicar/ Ou quando o teu capricho exigir/ Largo mulher e filhos e de
joelhos/ Vou te seguir”, diz um trecho.

Chico assina a composição com o pianista Cristóvão Bastos, responsável pela melodia. Cristóvão, parceiro de Chico pela segunda vez numa música, prepara a cama musical para Chico deitar sua letra de amor.

A primeira parceria dos dois tinha ocorrido há exatos 30 anos, em 1987, com a célebre Todo o Sentimento. Em entrevista ao Estado, Cristóvão afirma que Todo o Sentimento e Tua Cantiga chegaram a Chico pelo mesmo caminho: sua irmã, a cantora Miúcha. Nas duas vezes, Cristóvão mostrou a canção para ela, que ficou empolgada com as melodias e logo pensava em levar para o irmão. “Miúcha teve uma intuição maravilhosa. Ela brinca: (a melodia) está precisando de um detetive de palavras. E não tem detetive melhor do que ele (Chico).”

Logo na abertura da nova canção, pode passar quase imperceptível, mas há uma inspiração em Bach. A referência foi inconsciente, conta Cristóvão – e vem de Polonaise em Sol Menor, Bach. “Percebi que os dois primeiros compassos (das duas músicas) são semelhantes na melodia.” Nessa introdução, você olha para a capa que acompanha esse primeiro single nas plataformas digitais e percebe ter ali a trilha sonora perfeita para aquela típica paisagem carioca.

As pessoas – e as relações – vêm e vão. Mas a canção fica eternizada, como tras Tua Cantiga ao final: “E quando nosso tempo passar, quando eu não estiver mais aqui/ Lembra-te, minha nega, desta cantiga que fiz pra ti”.

Tua Cantiga é um belo começo para o aguardado novo disco de Chico.

No hay comentarios:

Publicar un comentario