jueves, 27 de diciembre de 2012

1997 - OFERTÓRIO



Canto religioso que Caetano compuso para la misa de los 90 años de Dona Canô (16/9/1997).


Caetano compôs "Ofertório" para a missa de 90 anos de sua mãe, Dona Canô, a pedido de sua irmã Mabel.

"Ela pediu que eu compusesse a canção para a hora do ofertório. Escrevi a letra como se fosse minha mãe dizendo aquelas palavras e quero repeti-las agora como se eu estivesse dizendo aos meus filhos o que ela nos disse através de minha própria canção." 


                                       [Caetano Veloso, Folha de S.Paulo, outubro de 2017]







"Foi só para hoje - um presente para ela."







Era una de las cantigas preferidas de Dona Canô.

Quince años despues, fue entonado en la misa del 26/12/2012 por los coros Miguel Lima y Santa Cecília.



Letra y Música: Caetano Veloso
1997
© Natasha Edições

Tudo o que por Ti vi florescer de mim
Senhor da Vida
Toda essa alegria que espalhei e que senti
Trago hoje aqui
Todos estes frutos que aqui juntos vês
Senhor da Vida
Eu em cada um deles e em mim todos os Teus fiéis
Ponho a Teus pés
Consentiste que minha pessoa
Fosse da Esperança um Teu sinal
Uma prova que a vida é boa
E de que a beleza vence o mal
Tudo o que se foi de mim mas não perdi
Senhor da Vida
Os que já chorei e os que ainda estão por vir
                            Oferto a Ti







2001 – PADRE ANTONIO MARIA
Álbum “Apenas um menino”
Columbia / Sony Music CD 2-502580, Track 12.


 
2006 - MARIA BETHÂNIA
Álbum "Orações na voz de Maria Bethânia"
Independente CD, Track 9.
[Renda revertida para a Igreja de Nossa Senhora da Purificação]





2007 – MARIA BETHÂNIA
Documentário “Pedrinha de Aruanda”
Dirigido por Andrucha Waddington
Biscoito Fino / Quitanda DVD QUI 010, Track 6.





2018 - CAETANO VELOSO
Álbum “Ofertório – ao vivo”
CAETANO MORENO ZECA TOM VELOSO
Gravado no Theatro NET São Paulo no dia 27 de outubro de 2017
Uns Produções Artísticas Ltda., sob licença exclusiva de Universal Music International CD 060256745907, Track 10. │ DVD 060256745963, Track 15.






















10 de setembro de 1997.

D. Canô recebe homenagens aos 90 anos
ELAINE LIMA

Especial para o Estado
Copyright 1997 - O Estado de S. Paulo - Todos os direitos reservados

SALVADOR - A cidade de Santo Amaro da Purificação, a 81 quilômetros de Salvador, prepara-se para comemorar, na terça-feira, os 90 anos de d. Canô, a matriarca da família Veloso, cujos frutos renderam à música brasileira alguns quilates. Personagem ilustre do universo cultural baiano e conhecida nacionalmente como a mãe de Caetano e Maria Bethânia, d. Canô ganhará um dia inteiro de festa e receberá homenagens de uma legião de admiradores confessos, que vai de gente simples da cidade a intelectuais, artistas religiosos e políticos.

Os festejos pela data começam pela manhã com missa na matriz de Nossa Senhora da Purificação, seguida de café da manhã servido na igreja. "Toda a cidade está convidada", avisa o filho Rodrigo, responsável pela programação do evento. No almoço da família, será servido o tradicional caruru, prato exótico herdado da cozinha africana totalmente incorporado ao cardápio baiano. À noite, a família recebe convidados para um grande "sarau" no recém-inaugurado Hotel Casabranca.

Missa - Por desejo de d. Canô, a missa será o ponto alto da festa. "Minha mãe faz questão de que a roupa mais bonita seja a da missa, que a igreja fique mais bonita que o local da recepção", conta Rodrigo, o "capo" da produção da festa. O vestido da cerimônia religiosa, branco, foi presente da filha Nicinha. "Já chegou da modista e está lindíssimo", exulta a aniversariante.

A missa será celebrada pelo padre santo-amarense Gaspar Sadock, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Vitória, em Salvador, e terá a participação dos corais Miguel Lima e Santa Cecília, dos quais ela faz parte. "Mas nesse dia não vou cantar", avisa, sem saber responder se Caetano e Maria Bethânia pretendem se juntar ao coro durante a celebração. "Pode ser que eles me façam essa surpresa, que tragam tudo pronto", diz, ressalvando que o mais importante para ela é a presença de todos. Como parte das homenagens, ela recebe, também, o título de cidadã soteropolitana, uma iniciativa da vereadora Rosa Medrado, do PPB.

Filhos - D. Canô tem oito filhos, nove netos e dois bisnetos. Ela diz que perdeu a conta de outros filhos e netos que considera como seus. "Os filhos do meu chofer são meus netos e os da Isaura, que trabalha conosco há muitos anos, também, mas há outros", tenta explicar. Sorrindo e demonstrando alegria, diz que foi Deus quem a ajudou a completar 90 anos. "Ele me deu esse direito."

Dona de personalidade cativante e esbanjando vitalidade, d. Canô é descrita por seus admiradores como uma mulher meiga, simples, objetiva e espontânea. "O talhe frágil e aparência de indiana escondem uma incrível força interior", resumiu a historiadora baiana Consuelo Pondé, em artigo publicado em 1980. "A minha mãe sempre me passou uma sensação de muito prazer", atestou Caetano em um especial da Rede Manchete, em 1992.

A mídia nacional rendeu-se a d. Canô em março, ao constatar seu carisma e poder no show intitulado Som de Santo Amaro, apresentado em Salvador, a pedido dela, para reunir a "família musical santo-amarense". O desejo de d. Canô soou como uma ordem entre os artistas baianos e o resultado foi uma noite emocionante e inesquecível. O show foi o maior acontecimento musical do verão da Bahia. Além dos filhos e netos, a festa contou com a participação de cantores simpatizantes, além do ator paulista Paulo Betti, que recitou a Ladainha de Santo Amaro.

Novena - Aos 90 anos, a matriarca dos Velosos mantém vida familiar e social intensa. Viúva há 15 anos de "seu" Zeca, com quem completou 54 anos de casamento, d. Canô acumula em Santo Amaro as funções de relações públicas, agente cultural e filantrópica e mentora religiosa. "Quem não rezou a novena de d. Canô?", indaga o filho famoso em Reconvexo, gravada pela irmã. Católica praticante, tem devoção a Nossa Senhora da Purificação, Santo Antônio e São Caetano. Todos os anos, enfeita com flores o andor em homenagem a São Caetano, com a despesa paga pelo filho, que herdou o nome do santo por ter nascido em 7 de agosto.

Encanto - A festa de Nossa Senhora da Purificação e as celebrações da Semana Santa na cidade também são organizadas por ela. Por conta de d. Canô é que Caetano canta para os santo-amarenses todo ano, doando o cachê para a igreja. Também atendendo à mãe, ele e Maria Bethânia emprestaram suas vozes para a gravação do CD Nossa Senhora da Purificação, com hinos em louvor à santa e renda também revertida à igreja.

Os filhos que ganharam os palcos não escondem que d. Canô é a responsável pela formação musical deles. "Ao lado do rádio estava sempre a minha mãe", disse Caetano certa vez, afirmando que aprendeu a cantar com ela, sobretudo a gostar de cantar com ela no quintal de casa. O colo de d. Canô tem tanto encanto sobre os filhos que Caetano se mostrou com a cabeça pousada sobre ele na capa do LP Muito.

Com livre trânsito entre autoridades e políticos, essa santo-amarense, quase centenária, já conseguiu restaurar o prédio da igreja matriz de Santo Amaro, que ficou três anos fechada. "Eu e a senhora vamos recuperar a igreja", prometeu o então governador Antonio Carlos Magalhães ao ouvir o pedido, anos atrás. Recentemente, ela foi ao governador Paulo Souto interceder pela limpeza do Rio Subaé, que cruza o município.

O programa de despoluição foi incluído no Projeto Bahia Azul de saneamento ambiental e encontra- se em fase de licitação. O diretor regional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, João Manoel Rogrigues, recebeu no dia 2 uma solicitação do deputado baiano José Carlos Araújo, do PFL, para o lançamento de um carimbo alusivo à data.



































No hay comentarios:

Publicar un comentario