martes, 9 de enero de 2018

2018 - TERNO DE REIS FILHOS DO SOL


"Todo dia 7 de janeiro sempre fazíamos uma festa para celebrar a data de casamento de meu pai e minha mãe. Depois que meu pai morreu, unimos a vontade de lembrar essa data com os festejos do 'Dia de Reis' que sempre acontecem em Santo Amaro da Purificação"

[Rodrigo Antonio Velloso]




Terno de Reis em Santo Amaro homenageia Rodrigo Velloso


A tradicional manifestação comemora 64 anos e atrai visitantes de todo o país


Jorge Thadeu

Como acontece há 64 anos, a cidade de Santo Amaro, município do Recôncavo da Bahia, promoverá neste sábado (6) a Festa dos Santos Reis, uma tradição mantida pela família Velloso desde 1954 quando, por iniciativa de Rodrigo Velloso, foi criado o Terno de Reis Filhos do Sol, como forma de homenagear o dia do casamento de seus pais, Zezinho e Canô Velloso.

De uma festa particular organizada por Rodrigo Velloso, com o apoio dos amigos Valdito e Lourdinha Birro, a manifestação foi tomando uma grande proporção que hoje figura no calendário das atividades culturais do município atraindo visitantes até mesmo de outros estados, mantendo a tradição da celebração aos Três Reis Magos, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

A manifestação, que faz um cortejo pelas ruas da cidade de Santo Amaro, este ano homenageia Rodrigo Velloso, que aos 82 anos mantém a mesma disposição e alegria de quando aos 18 anos criou o Terno de Reis Filhos do Sol.

A concentração está marcada para às 19h00 na Praça da Escola Pingo de Ouro de onde sairá o cortejo com o Estandarte, o Anjo Anunciador e os Três Reis Magos, personagens escolhidos entre os moradores anônimos e personalidades que costumam prestigiar a festa. Como acontece em quase todos os anos, os cantores Caetano, Maria Bethânia, e a escritora e poeta Mabel Velloso, irmãos mais famosos de Rodrigo, são esperados no evento.




Caetano e Rodrigo

José e Rosa Veloso

Caetano, Moreno e José Veloso








Fotos: Facebook



Tradicional Festa de Reis agita fim de semana em Santo Amaro

Janeiro 8, 2018

Luciano Sena


Como acontece há 64 anos, a cidade de Santo Amaro, celebrou no último sábado (6), a Festa do Terno de Reis, uma tradição mantida pela familia Veloso. O cortejo percorreu as principais ruas da cidade levando alegria a moradores e turistas que ocupam a cidade para a tradicional celebração.

Iniciada em 1954, a partir de um festa particular organizada por Rodrigo Veloso – o grande homenageado da festa deste ano – o Terno de Reis Filhos do Sol, tem como objetivo homenagear o dia do casamento de seus pais, Zezinho e Canô Veloso, além de manter viva a tradição da celebração aos Três Reis Magos, trazida ao Brasil pelos colonizadores portugueses.

Ano após ano, a manifestação fica cada vez maior e hoje é um dos grandes eventos do calendário de atividades culturais do município, atraindo visitantes do Brasil e do mundo, além de artistas de grande renome nacional, como os filhos da terra, Caetano Veloso e Maria Bethânia, e cantores como Flávio Venturini e Mariene de Castro.










No hay comentarios:

Publicar un comentario