13/1/2018 - Foto: Pedro Tourinho / Divulgação |
13/1/2018 - Foto: uns / facebook |
Foto: Mila Cordeiro/Ag. A TARDE |
entretenimento
Da
Redação, com Osmar Marrom Martins e Marília Moreira
redacao@correio24horas.com.br
13.01.2018
Cerca de 5 mil pessoas prestigiam Caetano e filhos
na Concha Acústica
Os Veloso abriram a apresentação
com Alegria, Alegria e tocaram sucessos e inéditas
"Representa celebração e alegria, sem dar importância ao sentido
social da herança". Foi assim que Caetano
Veloso, 75 anos, sintetizou o show deste sábado (13), feito ao lado dos três
filhos - Moreno, 44, Zeca, 25, e Tom, 20 - na Concha Acústica do Teatro Castro
Alves, para cerca de 5 mil pessoas.
A reunião familiar, que começou às 19h, lotou o
espaço e foi iniciada com a música Alegria, Alegria. O clima de
tranquilidade e de muita nostalgia tomou conta do local e do público, que,
sentado, cantarolou em coro a maioria das músicas do show.
Aplaudiram também Caetano falar da felicidade de
estar mais uma vez aqui na cidade com os filhos. Entre sucessos e inéditas, o
quarteto cantou a música Trem das Cores.
Essa, revelou Caetano, foi um pedido dos filhos -
que disseram ter recebido muitos pedidos para que a música fosse incluída no
roteiro. O cantor também deu sua tradicional 'sambadinha'. A produção do evento
não credenciou a equipe de reportagem do CORREIO para cobrir o evento. Abaixo,
alguns dos momentos marcantes da apresentação.
A felicidade também está no fato de essa ser a primeira vez
que os quatro passam tanto tempo juntos. "Moreno
é casado, tem dois filhos e mora na Bahia. Tom mora com minha mãe, e eu com meu
pai, já há um tempo, todos no Rio. Nunca tínhamos passado tempo todos juntos
dessa maneira, tem sido muito bom, nossa relação se estreitou e temos dado
muita risada", conta Zeca.
entretenimento
Marília Moreira
12.01.2018
Entrevista do CORREIO com Zeca
Veloso:
Todo Homem foi a primeira música a
ser divulgada do projeto Ofertório, álbum e DVD que vocês lançarão este ano. E,
pelo que li, é também uma de suas primeiras composições - a segunda, para ser
mais exata. Como foi para você ter essa música como uma espécie de "cartão
de visitas" do trabalho ao lado do seu pai e irmãos?
Sinto como se fosse a primeira. Foi a primeira a parecer pronta. É ainda a mais forte entre todas as minhas e fico feliz de mostrá-la.
Sinto como se fosse a primeira. Foi a primeira a parecer pronta. É ainda a mais forte entre todas as minhas e fico feliz de mostrá-la.
Queria entender como se estruturou o
repertório do show - e saber também se no álbum e no DVD estarão presentes
todas as músicas, na mesma ordem das apresentações. Pelo que vi, o setlist
percorre canções assinadas por todos vocês, há também algumas que são cantadas
mais por uns, tocadas pelos outros - você mesmo canta a música Tá Escrito, do
Revelação, no bis...
O repertório foi sendo formado desde os primeiros encontros em que começamos a falar sobre o projeto, cedo no ano passado, e passou por mudanças durante os dois meses de ensaio. Já tínhamos ideias de canções que queríamos como “Um canto de afoxé para o bloco do Ilê” primeira parceria de meu pai com Moreno, que é nosso próximo single, “Clarão” de Tom, “Todo Homem”, canções que meu pai fez para nossas mães, e Ofertório, que fez para os noventa anos de minha avó Canô. Na última semana antes de estrear, fizemos mudanças radicais e tivemos que correr para nos preparar. “Tá Escrito” por exemplo, ensaiamos nos últimos dias e Xande de Pilares ensinou coisas a Tom no camarim antes da estreia. Desde o início meu pai manteve o setlist em seu computador, e o atualizava se concordasse com algum pedido ou ideia. Não que ele quisesse controlar tudo, sabíamos que era o mais capaz de pensar e dirigir um show e precisávamos dessa organização, foi muito corrido e aconteceu assim espontaneamente.
O repertório foi sendo formado desde os primeiros encontros em que começamos a falar sobre o projeto, cedo no ano passado, e passou por mudanças durante os dois meses de ensaio. Já tínhamos ideias de canções que queríamos como “Um canto de afoxé para o bloco do Ilê” primeira parceria de meu pai com Moreno, que é nosso próximo single, “Clarão” de Tom, “Todo Homem”, canções que meu pai fez para nossas mães, e Ofertório, que fez para os noventa anos de minha avó Canô. Na última semana antes de estrear, fizemos mudanças radicais e tivemos que correr para nos preparar. “Tá Escrito” por exemplo, ensaiamos nos últimos dias e Xande de Pilares ensinou coisas a Tom no camarim antes da estreia. Desde o início meu pai manteve o setlist em seu computador, e o atualizava se concordasse com algum pedido ou ideia. Não que ele quisesse controlar tudo, sabíamos que era o mais capaz de pensar e dirigir um show e precisávamos dessa organização, foi muito corrido e aconteceu assim espontaneamente.
Não sei como é a sua relação com seu
pai nem com seus irmãos cotidianamente. Creio que essa intimidade familiar
tenha se transformado ao longo dos anos e, especialmente, a partir do momento
que vocês decidiram fazer um show juntos. Isso efetivamente ocorreu? De que
modo?
Com certeza. Moreno é casado, tem dois filhos e mora na Bahia. Tom mora com minha mãe, e eu com meu pai, já há um tempo, todos no Rio. Nunca tínhamos passado tempo todos juntos dessa maneira, tem sido muito bom, nossa relação se estreitou e temos dado muita risada.
Com certeza. Moreno é casado, tem dois filhos e mora na Bahia. Tom mora com minha mãe, e eu com meu pai, já há um tempo, todos no Rio. Nunca tínhamos passado tempo todos juntos dessa maneira, tem sido muito bom, nossa relação se estreitou e temos dado muita risada.
O projeto foi batizado de Ofertório
depois do início do shows - pergunto isso, porque nos materiais de divulgação
iniciais via a turnê sendo divulgada apenas com os nomes de vocês quatro? E
porquê batizá-lo desse modo?
O show começou de maneira despretensiosa, marcamos em teatros no Rio e em São Paulo com um clima de projeto pequeno e que podia não durar muito. Também produzimos muito rápido, não tivemos tempo para planejar bem. Depois da estreia foi que o show cresceu, também para nós. Quando tivemos o show gravado é que decidimos pensar em um nome para o disco e DVD, e meu pai escolheu esse. “Ofertório” é o nome do hino composto por ele para o momento do ofertório, feito para missa de noventa anos de minha avó Canô. Está no show, quase no exato meio. É um nome bem escolhido. Nosso show é uma oferta que é dada, e ele tem também algo de espiritual.
O show começou de maneira despretensiosa, marcamos em teatros no Rio e em São Paulo com um clima de projeto pequeno e que podia não durar muito. Também produzimos muito rápido, não tivemos tempo para planejar bem. Depois da estreia foi que o show cresceu, também para nós. Quando tivemos o show gravado é que decidimos pensar em um nome para o disco e DVD, e meu pai escolheu esse. “Ofertório” é o nome do hino composto por ele para o momento do ofertório, feito para missa de noventa anos de minha avó Canô. Está no show, quase no exato meio. É um nome bem escolhido. Nosso show é uma oferta que é dada, e ele tem também algo de espiritual.
O cenário minimalista também está em
relação com esse conceito, não é? Vi que ele evoca a imagem de cordão umbilical
e da barriga de uma mulher que prepara outra pessoa, mas que também pode ser
interpretada como a fértil mãe Terra...
O cenário é de
Hélio Eichbauer. Logo quando vimos a ideia numa maquete, adoramos. O amarelo, o
sol vermelho, tinha tudo a ver. A corda na verdade são quatro, como nós somos
quatro, enroladas e amarradas. Pessoas tem pensado em cordão umbilical e
interpretado de várias maneiras diferentes, mas não sei se Hélio nem nós
pensamos em nada disso…
13/1/2018 - Alexandrino, Tom Veloso - Foto: uns / facebook |
Equipamento
de show de Caetano Veloso é roubado na Bahia
Violão do cantor, entre
outros equipamentos, foi levado por criminosos fortemente armados. Roubo
aconteceu na noite deste domingo em Maraú.
Por Letícia Macedo, G1
15/01/2018
O
carro que transportava todo o equipamento de show de Caetano Veloso foi roubado
na noite deste domingo (14) quando passava pela região de Itacaré, na Bahia.
A
produtora e empresária de Caetano, Paula Lavigne, disse ao G1, por telefone, que
o motorista que presta serviço para equipe parou para jantar em um restaurante
em Maraú.
“Ele
foi abordado por homens fortemente armados. Roubaram o carro, que levava uma
espécie de trailer acoplado com todo o equipamento, até o celular dele. Graças
a Deus ele está bem”, contou.
Carro que transportava equipamento de show de Caetano Veloso é roubado (Foto: Produção/Caetano Veloso) |
Na
lista dos equipamentos roubados estão dois violões (sendo um acústico
Tessarin), um violoncelo, um baixo, um teclado Rhodes, iluminação, telão,
figurinos e cenário.
“Foram
roubados equipamentos que têm valor afetivo, como violão do Caetano”, lamentou
Paula.
Caetano
tinha se apresentado na Concha Acústica, em Salvador, no sábado (13), e o
material era levado para o Rio de Janeiro. O próximo show do cantor será no dia
28 de janeiro.
NOTA OFICIAL DE
CAETANO VELOSO
20/1/2018
Primeiro,
lamentamos muito o roubo dos equipamentos do nosso show. A questão da
insegurança é nacional, afeta todo o Brasil e precisa ser resolvida por toda a
sociedade. Não dá pra ficar de braços cruzados diante da entrada de armas
pesadas pelas nossas fronteiras, armas que matam nossos jovens e nossos
policiais.
Eu
estou feliz pelo desfecho da história e quero agradecer o empenho do governador
baiano, que determinou a ação imediata das polícias
Civil e Militar. Quero agradecer à Secretaria de Segurança Pública, à Polícia
Militar e à Polícia Civil, além da solidariedade que recebi na Bahia e no
Brasil. É bom saber que encontrei todo esse apoio em minha terra natal.
Muito
obrigado,
Caetano
Veloso.
Em
tempo, segue para conhecimento de todos a lista de equipamentos e instrumentos
que ainda NÃO foram encontrados:
.
Violoncelo Moreno Veloso
. Um baixo elétrico
. 4 baterias de litium Shure – Modelo SB900
. 3 In-ear phones Westone – Modelo UM3X
. Microfone DPA – Modelo D:Facto II - #série CC036
. Microfone DPA – Modelo 4061 - #série R110735
. 4 earphones Shure – Modelo ES846 #série 374
. Microfone Modelo Neuman KMS 105
. 2 body packs PSM 1000
. 2 body packs transmissores sem fio de guitarra
. Ítens o Cenário:
Pano branco (ciclorama)
Lona amarela chão (5mX9m)
Corrente para o telão
2 Moving Lights Mac Aura
1 Mesa de luminação Avolite Pearl
1 cesta com fiação para os movings lights
1 mala cinza com figurino de Caetano
1 mala azul areado com o figurino dos artistas
1 mochila preta com 9 rádios de comunicação
. Um baixo elétrico
. 4 baterias de litium Shure – Modelo SB900
. 3 In-ear phones Westone – Modelo UM3X
. Microfone DPA – Modelo D:Facto II - #série CC036
. Microfone DPA – Modelo 4061 - #série R110735
. 4 earphones Shure – Modelo ES846 #série 374
. Microfone Modelo Neuman KMS 105
. 2 body packs PSM 1000
. 2 body packs transmissores sem fio de guitarra
. Ítens o Cenário:
Pano branco (ciclorama)
Lona amarela chão (5mX9m)
Corrente para o telão
2 Moving Lights Mac Aura
1 Mesa de luminação Avolite Pearl
1 cesta com fiação para os movings lights
1 mala cinza com figurino de Caetano
1 mala azul areado com o figurino dos artistas
1 mochila preta com 9 rádios de comunicação
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