jueves, 26 de septiembre de 2019

1960 - A NOITE DO AMOR, DO SORRISO E DA FLOR


"Esta é a noite do amor, do sorriso e da flor. E este é realmente o primeiro festival de bossa nova mesmo. Não se espantem. É bossa nova mesmo".
[Ronaldo Bôscoli]


Evento realizado no dia 20 de maio de 1960, no anfiteatro da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, na Praia Vermelha (RJ), produzido e apresentado por Ronaldo Bôscoli. A noite, que teve início com o audio da gravação “Eu preciso de você” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), com Sylvia Telles e orquestra, entrou para a historiografia da música popular brasileira como o registro do primeiro festival de bossa nova. Formando o conjunto que acompanhou os participantes, os músicos Luiz Carlos Vinhas (piano), Roberto Menescal (guitarra), Luiz Paulo (contrabaixo), Hélcio Milito (bateria e tambas) e Bebeto (sax). Apresentaram-se no espetáculo Nara Leão, Nana Caymmi, Dori Caymmi, Chico Feitosa, Sérgio Ricardo, Johnny Alf, Pedrinho Mattar, Caetano Zama, Normando Santos, Norma Bengell e o grupo vocal Os Cariocas, todos reunidos em torno de João Gilberto, que acabava de lançar, pela gravadora Odeon, o LP “O amor, o sorriso e a flor”, e que encerrou a noite interpretando, entre outras canções, “Samba de uma nota só” e “Meditação” (ambas de Tom Jobim e Newton Mendonça), “O pato” (Jayme Silva e Neusa Teixeira) e “Brigas nunca mais” (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), esta última em duo com Astrud Gilberto. Embora não ligados à bossa nova, participaram também do show o Trio Irakitã e a sambista Elza Soares.

[Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira]


Luiz Carlos Vinhas / Luiz Paulo Sette / Roberto Menescal / Bill Horne








20/5/1960 - Diario da Noite










Diario da Noite - 23/5/1960




1977
Revista Amiga – TV tudo
Rio de Janeiro, 25 de maio de 1977
n° 366
Uma publicação Bloch















 








 



 








1977
Revista Amiga – TV tudo
Rio de Janeiro, 22 de junho de 1977
N° 371
Uma publicação Bloch





 










 








1963 - Tom Jobim, Aloysio de Oliveira, Dorival Caymmi, Nara Leão, Baden Powell, Odette Lara, Lúcio Alves e Roberto Menescal 
Foto: Chico Pereira - Coleção Sérgio Cabral.



No hay comentarios:

Publicar un comentario