martes, 6 de septiembre de 2016

2002 - MABEL VELLOSO - Caetano Veloso / Gilberto Gil



Dona Claudina Passos Gil Moreira (Salvador, 23/2/2013) e Dona Claudionor Viana Teles Velloso (Santo Amaro, 16/9/1907 - 25/12/2012)


O FUXICO
13/10/2002 

Mães de Caetano e Gil contam curiosidades em biografia dos filhos



A escritora Mabel Velloso, irmã de Caetano, lança na próxima segunda-feira, dois livros que narram a vida dos baianos, Caetano Veloso e Gilberto Gil. 

O lançamento acontece na livraria Grandes Autores, em Salvador. 

Dirigido ao público infanto-juvenil, os livros têm leitura leve, capas bem primorosas e fazem parte da coleção "Mestres da Música", da Editora Moderna.

Mabel faz mistério sobre o conteúdo do livro, mas contou com exclusividade a O Fuxico que as obras literárias possuem comentário assinados por dona Canô e dona Claudina, respectivamente as mães dos homenageados, que contam curiosidades inéditas sobre a vida dos filhos e dão a dose certa de emoção.  


Por: JAJ  




Literatura | 14/10/2002
Irmã de Caetano lança livros infantis
O Globo, 14/10/2002
A escritora e compositora Mabel Velloso lança nesta segunda-feira em Salvador, às 18h, na Livraria Grandes Autores, os livros Gilberto Gil e Caetano Veloso, da coleção Mestres da Música






Mabel, 
O que eu vou dizer sobre Caetano se você já disse tudo? 
Você só esqueceu de dizer que ele não gostava de acordar. 
Dormia tarde e não queria acordar. Para ir para a escola era difícil. As colegas dele iam lá em casa chamar. Lembro o trabalho que ele dava para sair... 
Hoje ele é um compositor ótimo, o primeiro para mim. Não tenho orgulho de saber que ele é o primeiro, eu me sinto é feliz. Sei que ele tem valor porque ele vem crescendo. Se não tivesse, já tinha sumido como tantos que aparecem e desaparecem. 
A música que mais tocou Zeca foi "Objeto não identificado", por isso é a minha preferida. Gosto detudo que ele canta, gosto de tudo que ele faz. Deus abençõe todos que estão fazendo este livro. 

Canô Velloso





VELLOSO, Mabel. Caetano Veloso. (Coleção mestres da música no Brasil) edição. São Paulo: Editora Moderna Ltda., 2002. 32 pág.



SINOPSE
Num sobrado da Rua Direita, no dia 7 de agosto, nasceu o quinto filho de Zezinho e Canô: Caetano Veloso. O leonino, que carrega a força do sol, trouxe sorte à família. Seu pai, Seu Zezinho, tirou numa rifa um bilhete de loteria e guardou-o entre as roupinhas do menino. No dia do sorteio a notícia: o blilhete estava premiado!
Aos três anos já sabia ler e começou a compor muito cedo. Cresceu com ele o gosto pela música, pelo desenho, pela pintura. Fazia retratos de várias pessoas. O menino que desde pequeno se interessava por Filosofia, mesmo antes de saber o que era, fez vestibular para Filosofia e passou em primeiro lugar. Capaz de falar e de nos levar a falar com Deus, Caetano, filho de Oxóssi, deixou a Bahia e seguiu para o Rio de Janeiro, em 1965, junto com a irmã Maria Bethãnia.
Dois anos mais tarde ganhou festivais, casou com Dedé Gadelha, com quem tem um filho, Moreno. Do segundo casamento, com Paula Lavigne, nasceram Zeca e Tom. Mabel Velloso, narra a trajetória de Caetano com zelo e capricho.
O texto se complementa com belas imagens - mais de 40 reproduções de cartas, desenhos, fotos, capas de discos, etc.
O artista conheceu Gilberto Gil e dessa amizade surgiu o Tropicalismo, movimento de vanguarda da música popular brasileira, formado também por Torquato Neto, Capinam e Tom Zé.
Em 1968, Caetano e Gil foram presos e exilados pelo regime militar. Caetano foi para Portugal e depois para a Inglaterra.
No começo da década de 70, Caetano voltou do exílio, produziu inúmeros shows, discos e a cada dia que passa inova e renova o seu modo de compor, nos deixando cada vez mais encantados com o seu irresistível talento.Esta coleção constitui um valioso instrumento para viabilizar um modo todo especial de apresentar aos jovens leitores os músicos e compositores brasileiros.
 





Mabel, 
Mãe você sabe como é, fica feliz com tudo o que for relacionado aos seus filhos. Gostei muito do livro sobre Beto. 
Desde menino ele sempre foi bom e me faz feliz. Só tive dois filhos, são minhas jóias. 
Eles enfeitam minha vida. Zeca sempre disse isso também. 
Quando Beto foi para Londres, ele escrevia, mandava telegramas. Sinto muita saudade dele. Já até me acostumei. Desde os oito anos que ele fica muito longe. Primeiro para estudar, depois nas viagens. A saudade é um sentimento muito forte, mas ao mesmo tempo é leve porque depende... quando há amor, a saudade dói de forma diferente. 
Quero dizer que a gratidão da Família Gil Moreira porque você escreveu este livro é eterna. Estou muito feliz e muito agradecida.

Claudina Passos Gil Moreira








VELLOSO, Mabel. Gilberto Gil. (Coleção mestres da música no Brasil) edição. São Paulo: Editora Moderna Ltda., 2002. 32 pág.


 

SINOPSE
Quero ser ‘musgueiro’ e pai de menino. Gilberto Gil teve o seu desejo realizado. O menino que desde pequeno, em Ituaçu, gostava de cuidar da irmã Gildina e se interessava por música, que ficava parado escutando os cantadores, os violeiros e os repentistas, tornou-se um grande músico e pai de oito meninos. 
Com o seu inseparável violão foi compondo suas bossas, fazendo jingles e estudando Direito. Mabel Veloso retrata numa linguagem simples e cativante a vida, descobertas, dificuldades e sucessos de um dos mais importantes músicos da MPB. 
O texto se complementa com belas imagens ­ mais de 40 imagens como fotos, reproduções de capa de discos, cartas,etc. 
Por causa da ditadura militar, Gil e Caetano foram morar na Inglaterra, só voltando em 1976, criando, com Gal Gosta e Maria Bethânia, o grupo Os Doces Bárbaros. Fizeram muito sucesso, viajaram por todo o país e, apesar do grupo terminar, a amizade seguiu em frente. Agora, com 60 anos, as canções de Gilberto Gil continuam falando da sua vida e da vida dos outros. 
A Coleção Mestres da Música no Brasil constitui um valioso instrumento para viabilizar um modo todo especial de apresentar aos jovens leitores os músicos e compositores brasileiros.





No hay comentarios:

Publicar un comentario