Foto: Ivan Cardoso, 1972 |
1985
Álbum “Torquato Neto - Um poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical se inicia” [Varios intérpretes]
Independente LP CCA-001
Álbum “Torquato Neto - Um poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical se inicia” [Varios intérpretes]
Independente LP CCA-001
Editado
pelo Centro de Cultura Alternativa / RioArte
Lado A
1. LOUVAÇÃO (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1966 Elis Regina e Jair Rodrigues
2. PRA DIZER ADEUS (Edu Lobo/Torquato Neto) 1966 Elis Regina
3. A RUA (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1967 Gilberto Gil
4. VENTO DE MAIO (Gilberto Gil /Torquato Neto) 1967 Nara Leão
5. ZABELÊ (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1967 Caetano Veloso e Gal Costa
6. MARGINÁLIA II (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1968 Gilberto Gil
Lado B
1. GELÉIA GERAL (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1968 Gilberto Gil
2. AI DE MIM, COPACABANA (Caetano Veloso/Torquato Neto) 1968 Caetano Veloso
3. MAMÃE, CORAGEM (Caetano Veloso/Torquato Neto) 1968 Gal Costa
4. DEUS VOS SALVE ESTA CASA SANTA (Caetano Veloso/Torquato Neto) 1968 Nara Leão
5. LET'S PLAY THAT (Jards Macalé/Torquato Neto) 1972 Jards Macalé
6. TRÊS DA MADRUGADA (Carlos Pinto/Torquato Neto) 1973 Gal Costa
1. LOUVAÇÃO (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1966 Elis Regina e Jair Rodrigues
2. PRA DIZER ADEUS (Edu Lobo/Torquato Neto) 1966 Elis Regina
3. A RUA (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1967 Gilberto Gil
4. VENTO DE MAIO (Gilberto Gil /Torquato Neto) 1967 Nara Leão
5. ZABELÊ (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1967 Caetano Veloso e Gal Costa
6. MARGINÁLIA II (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1968 Gilberto Gil
Lado B
1. GELÉIA GERAL (Gilberto Gil/Torquato Neto) 1968 Gilberto Gil
2. AI DE MIM, COPACABANA (Caetano Veloso/Torquato Neto) 1968 Caetano Veloso
3. MAMÃE, CORAGEM (Caetano Veloso/Torquato Neto) 1968 Gal Costa
4. DEUS VOS SALVE ESTA CASA SANTA (Caetano Veloso/Torquato Neto) 1968 Nara Leão
5. LET'S PLAY THAT (Jards Macalé/Torquato Neto) 1972 Jards Macalé
6. TRÊS DA MADRUGADA (Carlos Pinto/Torquato Neto) 1973 Gal Costa
O GLOBO
Música
28/9/2014
Encontrada
gravação inédita com único registro de voz de Torquato Neto
Radialista gaúcho entrevistou poeta e compositor no
Festival da Record de 1968 e achou arquivo no armário 46 anos depois; rolo
tinha ainda entrevistas com Tom Zé, Caetano Veloso e Rogério Duprat
O radialista gaúcho Vanderlei Malta da Cunha (Acervo Pessoal / Divulgação) |
por MARIANA FILGUEIRAS
RIO. “Filho, você está ouvindo a minha voz?”
— Estou, papai.
— Eu nunca ouvi a do meu pai. Estou indo agora para o Rio fazer isso.
Na manhã do último dia 10, uma quarta-feira, o piloto de avião Thiago
Nunes, de 44 anos, tomaria uma ponte aérea em São Paulo, onde vive com a mulher
e o filho de 8 anos, para ouvir a voz do pai, o poeta e compositor Torquato
Neto, pela primeira vez. Torquato suicidou-se aos 28 anos, em 1972, quando
Thiago tinha apenas 2 anos. Desde então, o filho jamais ouviu qualquer registro
da voz do pai, que ironicamente fez todo mundo cantar canções como “Pra dizer
adeus” (“Ah, pena eu não saber, como te contar, que o amor foi tanto...”);
“Mamãe, coragem” (“Mamãe, mamãe, não chore, a vida é assim mesmo, eu fui
embora...”); “Geleia geral” (“Um poeta desfolha a bandeira e a manhã tropical
se inicia...”) ou “Soy loco por ti America”. Nem ele, nem a família, nem os
biógrafos da Tropicália, movimento do qual Torquato foi um dos maiores
expoentes.
O poeta, que completaria 70 anos no dia 9 de novembro, deixou um acervo
com fotos, poemas, colunas de jornal, entrevistas impressas, três filmes em
super-8 (sem áudio). O material já rendeu livros, teses e servirá de base para
o documentário “Anjo torto”, dos diretores Marcus Fernando e Eduardo Ades, com
apoio do Canal Brasil, em fase de montagem.
Em reportagem publicada no Segundo Caderno em 11 de junho sobre o
documentário, Marcus Fernando lamentou não ter encontrado qualquer registro de
áudio de Torquato, apesar de ele ter participado de festivais da canção e de
programas de rádio.
Ao ler o jornal, a notícia chamou a atenção do radialista gaúcho
Vanderlei Malta da Cunha, de 66 anos, que lembrou na hora de ter feito, ele
mesmo, uma entrevista com Torquato nos bastidores do IV Festival da Música
Brasileira da Record, em São Paulo, em novembro de 1968. Não só com Torquato:
naquela noite, Vanderlei, que aos 20 anos já tinha um programa dominical de
música brasileira na extinta “Rádio Cultura”, uma rádio gaúcha AM, também
gravara depoimentos do maestro Rogério Duprat, do músico Tom Zé (que ainda não
sabia, mas seria o vencedor daquela edição, com a música “São São Paulo, meu
amor”) e de Caetano Veloso, que tinha feito, dois meses antes (eram muitos
festivais concomitantes), a participação histórica de “É proibido proibir” no
III Festival Internacional da Canção (FIC), em que retrucava a plateia, sob
vaias: “É essa a juventude que quer tomar o poder?”.
MOMENTO DE EXTREMA LUCIDEZ
Era, portanto, o auge do tropicalismo. O álbum-manifesto “Tropicália”
tinha sido lançado havia poucos meses, e o público ainda tentava entender toda
aquela proposta de revolução estética e musical.
— Naquele dia havia, entre os artistas, uma espécie de “ressaca” de tudo
o que tinha acontecido no III FIC, as vaias, os protestos, a confusão, por
isso, em determinado trecho da entrevista, Torquato ironiza a música de
protesto — comenta Vanderlei, citando o trecho em que o compositor dizia:
“Caminhando e cantando e seguindo a canção, seguindo mesmo, a canção lá na
frente e eles lá atrás, a léguas de distância. (...) Esse tipo de trabalho não
me interessa nem um pouco” — E eu ali, um menino, entrevistando meus ídolos. Eu
nem era hippie, tropicalista, era um apresentador de um programa de música
brasileira no Sul. Mas a poesia do grupo baiano me tocava profundamente.
Quando Vanderlei se deu conta das entrevistas que tinha feito,
considerou a noite ganha. Tinha levado semanas até convencer a pequena rádio a
financiar sua estadia em São Paulo para cobrir o festival. Hospedou-se no Hotel
Danúbio, o mesmo em que os artistas ficavam, para facilitar a aproximação. Que
se deu graças a Gilberto Gil. Foi o músico quem puxou o rapazote pelo braço e
mostrou onde estavam os outros.
O maestro Rogério Duprat falou sobre suas inovações de arranjo: “A gente
não aguenta ouvir o mesmo som de orquestra. Estamos pesquisando novas formas de
manipular o som da orquestra, vendo se a gente consegue entortar geral. O
momento atual da música popular todo está meio crítico. E o humor é a forma
mais importante de crítica”. Tom Zé explicou por que fez uma canção amalucada
sobre São Paulo: “Todo mundo tem mania de falar mal de São Paulo, então somente
pra ser espírito de porco fiz uma canção falando bem, falando mal, tudo
misturado, pra fazer confusão no espírito das pessoas”. E Caetano parecia
contente com a confusão da sua última apresentação: “A gente tem que fazer
alguma coisa, deixar as coisas paradas não corresponde às necessidades do nosso
povo. Acho que a gente deve assustar as pessoas, chateá-las. Divertir e
chatear”.
— Foi o pulo do gato. Se hoje esse áudio existe, é graças à generosidade
de Gilberto Gil. E parecia que todos estavam com vontade de falar — lembra
Vanderlei, por telefone, de Porto Alegre, depois de encontrar a gravação que
estava silente em seu armário por 46 anos, enviando em seguida ao GLOBO, que
repassou a pesquisadores de MPB e ao filho de Torquato, Thiago. — Acho que foi
um dos últimos momentos de extrema lucidez de Torquato. Ele estava muito seguro
do que faziam com o tropicalismo. Os anos seguintes foram muito melancólicos
para ele, que foi para Londres, rompeu com os baianos, até o desfecho trágico.
Mas, ouvindo-o falar hoje, passados tantos anos, tenho certeza: quem fez aquilo
tudo e falava daquele jeito não queria ser esquecido.
Torquato sentou-se numa poltrona à entrada do teatro e respondeu às
questões do jovem, que fez as perguntas de pé, segurando o gravador de rolo —
não havia outro assento livre. Era franzino, narigudo e tinha o rosto marcado
por espinhas, lembra Vanderlei. Vestia um camisa de manga curta e uma calça
jeans. Estava tranquilo.
Falou sobre a relação do tropicalismo com o mercado (“Música é para vender, é batata, não adianta, tem que vender, se não
não presta”); sobre a importância dos festivais da canção (“Eu acho que as melhores coisas que
apareceram de uns três anos para cá em música no Brasil apareceram em
festival”); sobre poesia (“Eu acho da
maior importância o movimento concretista. Influenciou demais todo o meu
trabalho, tudo o que venho tentando fazer”); elogia Caetano (“A poesia de Caetano em música é atualmente
a mais importante do Brasil, é a mais rica, a mais sugestiva, a que indica mais
caminhos”); e sobre tropicalismo (“Eu
acho nosso trabalho importantíssimo pelo seguinte: é o que abre perspectivas. O
tropicalismo é um negócio abrangente, totalizante”).
‘AINDA ESTÁ ECOANDO NA MINHA CABEÇA’
Ao ouvir a voz pela primeira vez, numa sessão caseira com os diretores
do documentário, Thiago reagiu de maneira alegre, mas um pouco atônita.
Estranhou o sotaque excessivamente baiano para um piauiense (“Ele falava igual
ao Caetano!”) e lamentou o fato de os avós não estarem vivos (“Se minha avó
tivesse ouvido isso, teria ganhado uma sobrevida”). Foi como se tivesse feito
nascer, naquela sala, um novo pai.
— Eu nunca poderia imaginar que o ouviria... Já dava essa hipótese por
perdida. Procuramos muito, mas nunca achamos nada. É uma sensação
reconfortante, mas difícil de pôr em palavras. Infelizmente não sou bom como
ele com as palavras — limitou-se Thiago, que no dia seguinte mandou a seguinte
mensagem: — A voz dele ainda está ecoando na minha cabeça. Conversei longamente
ontem com minha mãe sobre coisas de que nunca falamos. Estou muito emocionado.
Depois da audição, Marcus Fernando, diretor do documentário “Anjo torto”
(que deve ficar pronto no início de 2015), fez uma análise do conteúdo da
gravação:
— A importância dessa descoberta é gigantesca. É a oportunidade de
chegar perto dele, através do sotaque, do ritmo da fala e do pensamento, bem
resumido ali: a inquietação com os rumos da música brasileira, a valorização da
letra de música como forma poética, a reflexão sobre a temática das canções (a
obsessão com o Nordeste e a família), a influência dos concretistas em sua
obra, a afirmação do movimento tropicalista (assumindo inclusive que um dos
objetivos era conquistar mercado porque “disco é feito pra vender”), o
desinteresse pela música engajada...
Professor de Literatura da PUC-Rio e autor de “Tropicália” (Azougue) e
“Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado — Cultura marginal no
Brasil” (Civilização Brasileira), Fred Coelho acrescenta que a fala de Torquato
reproduz a “personalidade incisiva, provocadora, irônica, pilhada, pronta para
o embate”:
— A fita ainda tem um traço trágico, de tristeza profunda, pois o vemos
traçando planos no coletivo, quando sabemos que isso ia se desmanchar meses
após esse papo. Ele perde parceiros, amigos, o lugar de intelectual de um
movimento, vai pra Londres, onde tudo dá errado, volta e praticamente abandona
a música, colocando o jornalismo e o cinema no centro dos interesses. E ouvir
isso tanto tempo depois, uma voz que vem do além, um morto que fala pela
primeira vez, como um Brás Cubas... Saravá.
Quem também parou o que estava fazendo, anteontem, para ouvir o amigo, e
a si mesmo, tanto tempo depois, foi Tom Zé.
— Ao falar de assuntos simples, ele consegue dar opiniões de muita carga
sígnica. Um dos assuntos a que Torquato se refere é uma coisa hoje esquecida,
como se fosse impossível: no lançamento do tropicalismo, em 1967, a classe
estudantil nos chamou de traidores da música brasileira — diz Tom Zé, de quem
Torquato “roubou” a expressão “domingou” para batizar uma canção. — Foi um
grande prazer e uma alegria ficar 20 minutos ouvindo aquela voz tão carinhosa e
nordestina. Dá saudade.
ARQUIVO SERÁ ENVIADO A TERESINA E AO MIS
Coincidentemente, dias antes de Thiago receber — e ouvir — o arquivo
enviado por Vanderlei ao GLOBO, o escritor Marcelino Freire publicava um post intitulado
“Procura-se a voz de Torquato Neto” no blog “Quebras”, que mantém no site do
Itaú Cultural, no qual reporta uma longa expedição sobre culturas regionais que
tem feito por 15 capitais brasileiras, como parte do projeto “Rumos”.
— A primeira cidade que passei neste projeto Rumos, onde vou buscando
conhecer e mapear os artistas locais, contando tudo no blog, Foi Teresina. Lá,
entrei em contato com muitos artistas jovens ainda hoje muito influenciados por
Torquato, como o Thiago E., que edita uma revista linda, a “Acrobata”. Também
conheci George, primo do Torquato que mantém seu acervo, e foi ele quem me
chamou a atenção para a falta que fazia conhecermos a cor da sua voz, seu
sotaque, seu timbre. Quando eu podia imaginar que na mesma semana alguém lá no
sul acabava de achar um arquivo com a voz dele! — comemora Marcelino, em cujo
post em tom de apelo se lê trechos como “Teresina é discreta e faz, podem ter a
certeza, um grande movimento que inclui revistas de arte, desenhos, música,
teatro, dança. Nós, bárbaros e barulhentos, é que temos dificuldade de escutar
onde está a voz, onde se esconde, em que lugar andará a língua de Torquato.
Ajudem-nos, urgente, a procurar.”
O arquivo será encaminhado ao responsável pelo acervo de Torquato em
Teresina, o primo George Mendes, bem como ao Museu da Imagem e do Som (MIS), no
Rio.
— Coloco essa fita à disposição depois de anos no armário, pois acredito
que ela possa ter valor documental na pesquisa sobre a contribuição desta
grande figura da cultura brasileira — declarou Vanderlei, ainda tocado com o
próprio achado.
Portal do Governo do Estado do Piauí
29/1/2016
Filme sobre vida e obra de Torquato Neto terá apoio do Estado
Wellington Dias autorizou a liberação de R$ 300 mil para produção do
filme
Gleyca Lima
A vida do poeta piauiense Torquato Neto será recontada em filme. Intitulado “Torquato Neto, Anjo Torto”, o documentário passa a contar com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura. O anúncio foi feito na última semana, durante solenidade de reabertura do Clube dos Diários. Na ocasião, o governador do Estado, Wellington Dias autorizou a liberação de R$ 300 mil para produção do filme, que tem orçamento total de R$ 750 mil.
A vida do poeta piauiense Torquato Neto será recontada em filme. Intitulado “Torquato Neto, Anjo Torto”, o documentário passa a contar com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura. O anúncio foi feito na última semana, durante solenidade de reabertura do Clube dos Diários. Na ocasião, o governador do Estado, Wellington Dias autorizou a liberação de R$ 300 mil para produção do filme, que tem orçamento total de R$ 750 mil.
O filme que conta a história de Torquato terá entrevistas de parceiros e amigos como Gilberto Gil.( Foto: Divulgação) |
Para o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo,
o apoio ao filme é uma forma de compensar uma dívida que o Estado tem com a
história de Torquato Neto, que agora pode ser recontada e disseminada pelo
Estado, pelo país e pelo mundo.
De acordo com o diretor, o cineasta carioca Eduardo
Ades, a ideia é lançar o filme em festivais no segundo semestre de 2016, com
previsão de lançamento nos cinemas em 2017. “Com base em muitas parcerias temos
conseguido viabilizar a produção até aqui, mas à medida que tivermos novas
parcerias, podemos ter uma pós-produção mais encorpada, investindo nos
videografismos, no licenciamento das músicas e arquivos, assim como em algumas
filmagens complementares que já sabemos que são necessárias”, explica o diretor
Eduardo Ades.
Poeta e cronista piauiense, Torquato Neto, participou
do movimento tropicalista como letrista de músicas consagradas, entre elas
“Geléia Geral”, “Soy Loco por Ti América” e “Deus nos Salve esta Casa Santa”.
Pela admirada biografia do poeta, o filme que conta sua história, terá
entrevistas que vão de parceiros e amigos como Caetano Veloso, Gilberto Gil,
Tom Zé, Augusto de Campos, Ivan Cardoso a parentes como sua madrinha Iara,
primos e outros que revelaram aspectos da vida e obra de Torquato Neto.
Ainda não foi definido quem será o ator que irá
interpretar Torquato Neto no filme, mas segundo o diretor, esta decisão será
tomada de acordo com análise do personagem. “A gente não quer que o Torquato
seja apenas o assunto do filme. Ele deve ser o protagonista, então temos que
voltar a tudo o que ele deixou. Entrevista em áudio que foi localizada, os
poemas, as cartas, os artigos, as músicas, tudo para construir um personagem
que seja tão potente e múltiplo quanto ele de fato foi em vida. E aí sim vamos
gravar essa locução com um ator que ainda vamos definir”, afirma Eduardo Ades.
O diretor diz ainda que, com quase todas as
entrevistas realizadas, o filme, que tem previsão de lançamento para este ano,
segue em processo de edição. “A gente já conseguiu realizar quase todas as
entrevistas de que precisávamos e agora estamos montando, preparando a
estrutura do filme. Um roteiro já tinha sido preparado, que nos guiou em todas
as etapas por quais já passamos. Mas agora, conhecendo bem o material captado,
voltamos de certa forma à etapa de roteiro. Alguns poemas e textos que
separamos do Torquato não funcionaram muito bem agora. Já outros se revelaram
muito mais interessantes do que havíamos percebido inicialmente”, finaliza o
diretor.
Ficha Técnica
Argumento: Marcus Fernando
Direção e roteiro: Eduardo Ades e Marcus Fernando
Produção: Daniela Santos, Eduardo Ades e João
Felipe Freitas
Produção Executiva: Daniela Santos
Direção de Produção: Angélica de Oliveira
Direção de Fotografia: José Eduardo Limongi
Montagem: João Felipe Freitas
12/12/14
Entrevista com Caetano
Veloso marca o fim das filmagens de ‘Torquato Neto, Anjo Torto’
Na
segunda-feira passada, dia 8 de dezembro, entrevistamos Caetano Veloso para o
documentário Torquato Neto, Anjo Torto. Na conversa, Caetano lembrou sua
amizade e parceria artística com Torquato Neto, com quem compôs as canções Mamãe
coragem, Nenhuma dor, Deus vos salve esta casa santa e Ai
de mim, Copacabana.
8/12/2014, Caetano ouve trechos do único registro da voz de Torquato Neto |
“Música é para vender, é batata, não adianta, tem que vender, se não não presta”
- Sobre a importância dos festivais da canção:
"Eu acho que as melhores coisas que apareceram de uns três anos para cá em música no Brasil apareceram em festival”
- Sobre poesia:
"Eu acho da maior importância o movimento concretista. Influenciou demais todo o meu trabalho, tudo o que venho tentando fazer”
- Elogia Caetano:
“A poesia de Caetano em música é atualmente a mais importante do Brasil, é a mais rica, a mais sugestiva, a que indica mais caminhos”
- Sobre tropicalismo:
“Eu acho nosso trabalho importantíssimo pelo seguinte: é o que abre perspectivas. O tropicalismo é um negócio abrangente, totalizante”
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