domingo, 10 de julio de 2016

2013 - FESTA DE NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO


 

 
 
 
26/1/2013

Caetano Veloso emociona Santo Amaro no primeiro show sem Dona Canô

O artista abriu a Festa de Nossa Senhora da Purificação na sexta-feira (25)

Carol Andrade*
(carolina.andrade@redebahia.com.br)

A sexta-feira, 25 de janeiro, foi especial para Caetano Veloso. O dia marcou o primeiro mês sem Dona Canô, o aniversário do seu filho Tom e a abertura da festa de Nossa Senhora da Purificação em Santo Amaro. Sob o os olhares de milhares de pessoas, Caetano Veloso sorriu, cantou, tocou e até dançou músicas que marcaram sua carreira em meio a algumas canções novas.
O palco principal do evento foi instalado em frente a Igreja Matriz da Purificação e foi lá que Caetano emocionou a plateia. Mas a presença do cantor quase não aconteceu."Eu não ia fazer esse show, mas eles me convenceram", disse o cantor se referindo à família.
Depois do show, Caetano encontrou o pernambucano Geraldo Azevedo. "É o primeiro ano que eu canto sem ela no palco", desabafou o baiano sobre a ausência de Dona Canô. E completou em entrevista: "Eu ficava pensando nela".
"Quando ela (Dona Canô) morreu, alguns parentes foram perguntados sobre a festa. Sem a gente combinar nada, cada um foi falando 'tem que ter a festa mais bonita'. Então eu acho que esse é o pensamento da família. A gente chora, dança, chora de novo, mas faz a festa", contou o músico Jota Velloso. "A festa de Nossa Senhora da Purificação era o que minha vó mais gostava", completou Jota. 
No palco, vestido de branco, Caetano abriu o show com um Ofertório que fez a Dona Canô. "Fiz essa música para a minha mãe, para um aniversário dela há muitos anos atrás", explicou. Foi o único momento que citou a mãe durante o show.
Caetano começou o show com 'Luz do Sol', 'Sampa', 'Chega de Saudade' e outras do novo disco como 'Quero Ser Justo' e 'A Bossa Nova É Foda'. "Eu ia cantar 'Chega de Saudade' depois, mas errei tudo. Tava um pouco nervoso pra cantar, mas cantei", disse ao público.  
Um dos pontos altos do show foi a vibração da plateia com as novas músicas.'A Bossa Nova é Foda' e 'Abraçaço' ganharam coro e muitos aplausos. Entre outros sucessos da carreira, o artista ainda cantou 'O Ciúme', 'Tigresa', 'Sozinho', 'Leãozinho', 'Odeio Você' e 'A Luz de Tieta'. Nesta última, chegou a ensaiar um passinhos, enquanto o público cantava o refrão. As músicas preferidas da sua mãe, Dona Canô, também não faltaram.”Terra” e “'Força Estranha” foram recebidas com muita emoção pelo público.
A festa que acontece até o dia 3 de fevereiro, presta uma homenagem a Luiz Gonzaga pelo centenário em 2012 e Vinícius de Moraes, pelos cem anos em 2013.

* A repórter viajou para Santo Amaro a convite do evento.




Sem Dona Canô, Caetano Veloso faz show em Santo Amaro

“É o primeiro ano que canto sem ela no palco", declarou o cantor

Priscila Chammas
Na praça central de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, estavam milhares de pessoas. No camarote da promoter Licia Fabio, montado em uma parte do Hospital Nossa Senhora da Natividade, centenas. No palco, backstage e camarins, dezenas. Mas faltava uma. A velhinha de aparência frágil, mas com personalidade forte, que sempre fez questão de participar dos preparativos da Festa de Nossa Senhora da Purificação, há um mês já não estava mais ali.
Milhares de pessoas se reuniram para assistir ao show do cantor
Foto: Evandro Veiga

“É o primeiro ano que canto sem ela no palco. Minha mãe sempre ficava sentada, me assistindo... Pensei muito nela. Este ano eu nem queria fazer (o show), mas me convenceram. Se eu não cantasse, não seria do gosto dela”, confidenciou Caetano Veloso, após sair do palco, na madrugada de ontem.
Vestido de branco, durante a apresentação, ele quase não falou da mãe, mas nem precisava. A música que escolheu para abrir o show disse tudo. Canto do Ofertório foi composta pelo artista há alguns anos para o ofertório da missa de aniversário de Dona Canô. Depois veio Luz do Sol, Chega de Saudade e... Caetano começou a trocar as bolas. “Errei tudo. Estava um pouco nervoso para cantar, mas cantei”, disse, sob aplausos.
Aplausos também quando ele tocou Terra e emendou com Força Estranha, as duas músicas preferidas de sua mãe. Não só as músicas, a festa em si era a que Dona Canô mais gostava. “Ela se arrumava toda, ia para a igreja todos os dias e depois ainda queria assistir aos shows. É nossa responsabilidade fazer com que a festa este ano seja a mais linda”, disse Rodrigo Velloso, secretário de Cultura do município e filho de Dona Canô.
E como a noite era de alegria, Caetano largou o violão, o microfone e dançou enquanto o público cantava sozinho A Luz de Tieta. Dançando,  deixou o palco, mas atendeu aos pedidos de “mais um” e voltou, cantando mais algumas. Depois foi a vez da dupla Zezé di Camargo & Luciano se apresentar no palco Luiz Gonzaga, montado em homenagem ao centenário do cantor.
Os irmãos estavam de férias, mas não só atenderam  prontamente ao convite da família Velloso, como não cobraram cachê. “Este é o nosso presente para a cidade. Um convite direto da família do Caetano não é pra qualquer um”, disse Luciano. O cantor estava em Miami com a família, veio à Bahia só para fazer o show, e retornou aos Estados Unidos logo em seguida. “Uma cidade tem que ser muito especial para parir pessoas tão especiais”, emendou Zezé. Para quem acredita, talvez Dona Canô estivesse ali naquela noite. Afinal, ela não perdia a festa de Santo Amaro por nada.




 



  Apresentação aconteceu no mesmo dia da celebração da missa de um mês de falecimento de Dona Canô.
 







 


 



"Eu me sinto na obrigação de dar continuidade à festa. Minha missão é não deixar que a festa morra", contou Rodrigo Veloso, filho de Dona Canô, e secretário de Cultura da cidade Santo Amaro.








Caetano Veloso homenageia Dona Canô e guarda surpresa para pernambucanos
Publicado em 26/1/2013
Mellyna Reis
Do NE10/Bahia
A promessa de um show emocionante se cumpriu na noite desta sexta-feira (26), primeiro dia da festa de Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano. Conterrâneo, Caetano Veloso abriu a programação profana, por volta das 22h, com a música Ofertório, que escreveu para Dona Canô.
Caetano passou o maior parte do show sentado - Foto: Erik Salles/BA Press



"Fiz essa música para a minha mãe, para um aniversário dela há muitos anos atrás", revelou Caetano, no único momento em que citou o nome da matriarca dos Velloso. O cenário era simples, intimista, mas carregado de sentimentos por ser a primeira apresentação sem a presença de Dona Canô no palco. "Tive vontade de chorar sim", desabafou após o show.
Diferente do que havia sido divulgado pela imprensa, a apresentação não foi para atender um último pedido da mãe, no entanto, Caetano disse que "Eu não cantar não era do gosto dela [Dona Canô]". A simbologia deste 25 de janeiro pesou na decisão de subir ao palco: o aniversário do filho Tom e um mês da morte de Dona Canô.



Na saída do show, Caetano foi abraçar a irmã Clara e o sobrinho Jota Velloso - Fotos: Mellyna Reis

 
"Pensei muito nisso [a morte da mãe] antes e na hora", confessou o cantor, antes de justificar o que o fez aceitar o convite. "Eles que me convenceram", referindo-se à família. O público retribuiu cantando em coro alguns dos clássicos, como "Chega de Saudade, "Tigresa" e "Sampa".



Encontros: com o ator Marcos Frota e o cantor Geraldo Azevedo, que se apresenta neste sábado - Fotos: Kanal 00 e Mellyna Reis

 
Definido pouco antes do show, o repertório ainda trouxe "Sozinho", "Terra", uma das favoritas da mãe, e "Leãozinho". O público que acompanhou "Luz do Sol" contido e concentrado no ínicio, foi ao delírio com a recente "A Bossa Nova é Foda", surpreendendo o artista.

"É a primeira vez que canto essa música para uma plateia", já que a letra só havia sido interpretada em programas de televisão. "Plateia de tv não é plateia. Isso aqui é plateia", declarou Caetano, que foi ovacionado em seguida.




 
O filho de Dona Canô sorria a cada reação do público já afinado com as músicas novas

O público também se mostrou afinado com outras duas novas canções, "Quero ser justo" e "Abraçaço", arrancando sorrisos do filho de Canô. Em "Luz de Tieta", Caetano se levantou pela primeira vez, fez alguns passos, rebolou para os espectadores e deixou palco para retornar depois e fechar o show com Força Estranha, também da lista de prediletas da mãe.

CARNAVAL - Em um dos momentos que conversou com a plateia, Caetano disparou um "Viva Pernambuco!", ao visualizar uma bandeira do estado. Em seguida, mandou um recado curioso: "Pernambucanos, leiam o meu artigo no jornal O Globo deste domingo (27)".
O sobrinho e assessor de imprensa, Jorge Velloso, não revelou se o tio, recém anunciado na programação do Carnaval do Recife, dedicou o texto à participação na folia pernambucana. "Tem que comprar o jornal domingo para saber", manteve o suspense. 




No hay comentarios:

Publicar un comentario