lunes, 7 de marzo de 2022

2022 - O BONDINHO - 50 anos


Inicialmente O Bondinho foi patrocinada pelo Grupo Pão de Açúcar e distribuída gratuitamente em suas lojas e supermercados.







Ano 1971


Ano 1 - n° 19 - 9 a 22/7/1971

























n° 31 - Dezembro/1971 - Janeiro/1972



Ano 1972

n° 34 - 3 a 16/2/1972


n° 35 - 17/2 a 1/3 de 1972
















n° 37 - 17 a 30/3 de 1972





n° 38 - 31/3 a 13/4/1972



n° 40 - 29/4 a 13/5 de 1972







































 

ALAIN VOSS

BATATINHA

CAETANO VELOSO

CAPINAM

CHICO DE ASSIS

CHICO BUARQUE

GAL COSTA

GILBERTO GIL

GRAMIRO DE MATTOS

GUILHERME ARAÚJO

HERMETO PASCHOAL

JARDS MACALÉ

JORGE MAUTNER

LANNY GORDIN

LUIZ GONZAGA

MANO DÉCIO DA VIOLA

MARIA BETHÂNIA

MAURO RASI

MILTON NASCIMENTO

MUTANTES

NOVOS BAIANOS

QUINTETO VIOLADO

ROGÉRIO DUPRAT

TEATRO OFICINA

TOM ZÉ

WALMOR CHAGAS

ZÉ RODRIX

ZÉ VICENTE DE PAULA

 




















Capinan - Foto: Walter Firmo





16/01/2009 - Edição nº 557


Coletânea reúne entrevistas sem censura com personagens do cenário musical – em plena ditadura militar

 

Um confessionário artístico

 

MARCUS PRETO, DE ÉPOCA SÃO PAULO

 


DESIGN - A Bondinho também investia no visual. Na foto maior, 

uma ilustração de Maria Bethânia. No meio, Chico Buarque com a boca

 censurada. À direita, Tom Zé mostra a língua para a Bossa Nova




Assim, em sua melhor forma, ela durou apenas cinco meses: de janeiro a maio de 1972. Treze edições. Não precisou mais que isso para que a Bondinho virasse referência de jornalismo cultural feito no Brasil. Exaustos de ver seus trabalhos censurados, os artistas se abriam sem o menor medo aos repórteres da revista. “Se alguém me faz subversivo é a própria censura”, disse Chico Buarque. “Porque eu quero dizer as coisas claramente. Não quero ser sub, não. Inclusive eu acho chato que às vezes tenha de procurar uma imagem, uma metáfora, para dizer um negócio.” 

Trinta e seis dessas históricas conversas estão reunidas no livro Entrevistas Bondinho (Azougue, 352 págs., R$ 79,90), juntando sobretudo personagens do cenário musical, como Gal Costa, Luiz Gonzaga, Hermeto Paschoal, o ator Walmor Chagas ou o maestro tropicalista Rogério Duprat. 

A Bondinho nasceu no fim de 1970, originalmente como um guia gratuito de São Paulo oferecido pelo supermercado Pão de Açúcar. Mas mudou seu projeto editorial após 30 edições e, independente, passou a ser vendida em bancas. Essa é a fase que interessa. A tiragem chegou aos 50 mil exemplares – número astronômico para uma publicação underground. 

A ditadura era o fantasma em todas as entrevistas. Mas havia quem só falasse de temas culturais. “Será que a Bossa Nova, por exemplo, além de ter deixado a todos nós melodias bonitas, canções gostosas, para se comer com farinha ou petit-pois, deixou, num balanço geral, algum dado objetivamente palpável de elevação de nível para o homem brasileiro?”, questionava Tom Zé. Outros escancaravam a intimidade. “Eu namorei muito pouco”, confidenciou a jovem Maria Bethânia. “Eu me apaixono, sabe? Eu não consigo namorar de brincadeira, só. Daí é um inferno, eu sofri... Teve um homem, sabe... sempre mais velho do que eu. Eu não gosto de gente da minha idade. Ele morreu, esse cara. Foi a grande paixão da minha vida. Morreu num desastre de automóvel. Era um homem enorme, todo bruto, sabe... tinha uma mãozona... Ele dizia que eu era ‘várias vezes gostosa’. Bom, meu signo é gêmeos, né? E gêmeos é meio... sacana.” Era assim. Em tempos de silêncio obrigatório, falar curava.

 



No hay comentarios:

Publicar un comentario