martes, 8 de marzo de 2022

2022 - ATO PELA TERRA - CONTRA O PACOTE DA DESTRUIÇÃO

 

9 de março, Brasília - 15h





“Alô, Brasília! Amanhã (09/03), estarei acompanhado de meus colegas artistas, comunicadores e representantes de movimentos sociais para ampliar a voz da sociedade civil no Ato Pela Terra! 

Esperamos que a luz lançada no Senado possa levar a resultados práticos. O presidente da Câmara tem dado mostras de fazer passar toda a desastrosa permissividade que o atual governo propõe. O mundo vendo as proximidades de pesadelos bélicos e o Legislativo brasileiro apressando projetos que desrespeitam todo o cuidado que devemos ao tema ambiental. Esperamos que Pacheco seja mais sensato, educado e capaz de entender onde mora nossa dignidade como nação. 

Espero todos vocês em frente ao Congresso Nacional, a partir das 15h. Vamos juntos cantar pela paz e pressionar o Congresso para barrar o Pacote da Destruição Ambiental. 

O ato será transmitido ao vivo, às 15h, no canal do YouTube do Midia Ninja. Não percam!” 

[8/3/2022, Caetano Veloso, Facebook/Instagram] 

 

Foto: Rodrigo Oliveira









Caetano engrossa convocação de ato contra retrocessos ambientais: "Hora de botar a cara na rua"

Artistas e movimentos se unem contra projetos que facilitam grilagem, agrotóxicos e garimpo em terras indígenas

Murilo Pajolla

Brasil de Fato | Lábrea (AM) |

23 de Fevereiro de 2022

 

Artistas, organizações e movimentos da sociedade civil estão convocando uma manifestação para o dia 9 de março, em Brasília, contra os retrocessos na política ambiental brasileira. O objetivo da manifestação é presionar parlamentares a rejeitar cinco projetos de lei que representam impactos irreversíveis para a Amazônia, os direitos humanos, o clima e a segurança da população. O ato será às 15h, em frente ao Congresso Nacional. 

Um dos autores da convocação é o cantor e compositor Caetano Veloso. Ao Brasil de Fato, ele afirmou que estará junto com os manifestantes na capital federal e ressaltou a importância da mobilização social para barrar a atual agenda antiambiental. 

"Eu acho que está na hora de a gente se manifestar na rua, botar a cara na rua. Então eu vou estar em Brasília, na frente do Congresso, às 15h, no dia 9 de março. E colegas meus também estarão lá, para o meu orgulho e minha honra. Espero que todo mundo preste atenção nisso, porque é um gesto necessário", declarou. 

Entre as propostas que motivaram a mobilização, estão medidas que prejudicam o licenciamento ambiental, facilitam a grilagem de terras, autorizam mineração em terras indígenas, flexibilizam regras de aprovação de agrotóxicos e instituem o "marco temporal" sobre terras indígenas, tese jurídica que permite contestar a demarcação de áreas ocupadas por povos originários.  

Apoiadores 

Além de Veloso, outro artistas que encabeçam o protesto são: Maria Gadú, Seu Jorge, Nando Reis, Bela Gil, Cristiane Torloni, Letícia Sabatella, Bruno Gagliasso e Lázaro Ramos. Entre os movimentos e organizações estão: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, Greenpeace Brasil, Observatório do Clima, ClimaInfo, e Movimento dos Trabalhadores Sem Teto. 

“Se esse pacote de leis for aprovado, crimes ambientais serão legalizados e o Brasil se tornará um dos maiores párias climáticos do mundo. Além disso, qualquer tentativa de controlar o desmatamento num novo governo estará fadada ao fracasso”, afirma o manifesto assinado por artistas e organizações.



 























Caetano Veloso canta “Terra” no Salão Negro do Congresso Nacional, onde participou junto a dezenas de artistas de uma Audiência com o presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco para a entrega de uma carta que pede pela não aprovação do Pacote da Destruição (Mídia Ninja/Instagram)
















No hay comentarios:

Publicar un comentario