Foto: Ana Albuquerque / CORREIO |
MARIA BETHÂNIA IMORTAL | POSSE NA ACADEMIA DE
LETRAS DA BAHIA
Considerada defensora das letras, Maria Bethânia toma posse na Academia de Letras da Bahia (ALB).
Na quarta-feira (3/5), às 19h, ocorrerá a cerimônia de posse de Maria Bethânia Vianna Telles Velloso, eleita imortal da Academia de Letras da Bahia em 11 de outubro de 2022.
A sessão solene acontecerá no Palacete Góes Calmon e será presidida pelo acadêmico Ordep Serra, presidente da instituição. O evento é restrito para pessoas convidadas. Você pode conferir a transmissão da cerimônia ao vivo na TVE e no Youtube.
A nova acadêmica será recepcionada em discurso pelo músico, professor e acadêmico Paulo Costa Lima. Maria Bethânia ocupará a Cadeira número 18 anteriormente ocupada pelo historiador, ensaísta e professor, Waldir Freitas Oliveira e que tem como patrono Zacarias de Góes e Vasconcelos.
"A Academia canta: é assim que estamos com a entrada de Maria Bethânia nessa casa de Castro Alves, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro e de tantas letras baianas. Trata-se de uma pesquisadora incansável, cujo objeto tem sido a voz e sua expressividade ampliada, colocando em movimento um programa de produção de conhecimento, que mobiliza e sensibiliza milhões de brasileiros, na direção da valorização da cultura como tesouro simbólico que nos constitui", saúda a nova confreira o acadêmico Paulo Costa Lima.
Inicialmente pensada para ocorrer em dezembro de 2022, a cerimônia de posse foi adiada em decorrência do aumento, à época, no número de casos de covid-19, levando à suspensão das atividades presenciais na ALB como forma de prevenção.
A
cerimônia de posse terá acesso exclusivo para pessoas convidadas, dentre as
quais familiares, amigos e autoridades. A ALB fará a transmissão simultânea
através do Instagram.
Maria Bethânia toma posse e
se torna imortal na Academia de Letras da Bahia: 'ser uma distinção da terra
onde nasci'
Cerimônia aconteceu nesta quarta-feira (3/5), em Salvador e foi restrita a convidados.
Por g1 BA
03/05/2023
Maria Bethânia discursou durante posse na ALB - Foto: Felipe Oliveira |
"Entro na Academia de Letras da Bahia pelo trabalho que faço com a música e com a literatura, com a palavra. Assim, o meu agradecimento em primeiro lugar é para os autores, poetas, escritores de modo geral", afirmou.
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior, participou da posse. Ele compôs a mesa ao lado do reitor da Unversidade Federal da Bahia (Ufba), Paulo Miguez; a Secretária da Secretaria De Promoção Da Igualdade (Sepromi), Ângela Guimarães; e Mãe Ângela, neta de Mãe Menininha do Gantois. A cerimônia foi comandada pelo acadêmico Ordep Serra, presidente da ALB.
Durante seu discurso, Maria Bethânia agradeceu aos familiares, amigos e colegas, ao Senhor do Bonfim e a líderes religiosos do Candomblé. Ela destacou a inspiração dos pais e a importância do irmão, Caetano Veloso, em sua formação na música.
“Como [irmã] caçula, pude ouvir distraidamente todos os grandes compositores, cantores e cantoras do Brasil daquela época. Caetano me traduzia o que ele ouvia". "Caetano sempre foi meu guia e mestre do meu barco”, afirmou.
A artista foi eleita como nova imortal em outubro de 2021, para ocupar a Cadeira 18 – cujo patrono é o advogado Zacarias de Góes e Vasconcelos. Ela será a 5ª titular da cadeira, que foi ocupada pelo historiador, ensaísta e professor Waldir Freitas Oliveira, que morreu em junho de 2021, aos 92 anos.
"Para mim a importância de tamanha honraria é
ser uma distinção da terra onde eu nasci, como se eu estivesse sendo recebida
em festa do lugar de onde eu nunca saí: a Bahia, estação primeira do
Brasil", disse.
Ao finalizar o discurso, Bethânia cantou o primeiro
trecho da música "Onde o Rio é Mais Baiano", de seu irmão, Caetano
Veloso, lançada em 1997.
Fotos: Elias Dantas / Alô Alô Bahia
|
No hay comentarios:
Publicar un comentario