viernes, 26 de mayo de 2023

2022 - "DESCREVER CAETANO VELOSO É IMPOSSÍVEL" - David Byrne

 

Especial Para O GLOBO — Rio de Janeiro

07/08/2022


David Byrne: 'Descrever Caetano Veloso é impossível'


Personalidades de vários países do mundo escreveram sobre a importância de Caetano Veloso em suas vidas e carreiras

Por David Byrne


A pedido do GLOBO, músico escreve sobre o ícone baiano que completa 80 anos neste 7 de agosto.

"Uau, por onde começar? Para mim, Caetano é uma grande inspiração. Quando as pessoas me perguntam “Quais músicos e compositores você admira?”, ele é sempre o primeiro da lista. (Não vamos esquecer Gil, que também acabou de completar 80 anos, e seu amigo Tom Zé!) Quando os americanos me pedem para descrever Caetano, é impossível. Eu poderia tentar dizer "Imagine alguém com o sentido melódico de McCartney e as inovações poéticas de Dylan que constantemente se reinventa". 

Sempre evoluindo Caetano, 80 anos: referência absoluta da MPB, artista celebra aniversário com live em familia Onde ver, ouvir, ler Caetano Veloso: cardápio traz de show ao vivo no Globoplay a livros inéditos. 

Como compositor e intérprete, nunca quis ser como os músicos existentes – pensei comigo mesmo “Eles já estavam fazendo isso, então por que eu deveria apenas copiá-los?”. Eu vi muito rock and roll da minha geração adotando movimentos e estilos genéricos de rock - eu sabia que tinha que evitar essa armadilha. Mas como me tornar eu mesmo? Não há manual de instruções, então estou sempre me perguntando “Como isso é feito? Como me mantenho empolgado com o que estou fazendo? Que linguagem eu uso? Existem caminhos que outros trilharam que eu possa seguir? Me inspirar em...?”


David Byrne, Caetano Veloso e Gilberto Gil na casa de Gil, em Salvador
Foto: Tom Veloso

Um pequeno punhado de músicos me deu inspiração, e espero que esse tipo de evolução e crescimento como compositor e intérprete seja possível. Você tem que ser capaz de ver o que é possível, até mesmo imaginar como isso poderia ser feito. Caetano sempre se reinventou. Eu vi e admirei e isso me convenceu de que talvez eu pudesse fazer isso também – do meu jeito, é claro.


Medo da beleza

Outra coisa que aprendi ouvindo o trabalho de Caetano foi que beleza não é incompatível com questões profundas e autênticas, inovação radical e música que aborda questões sociais e políticas sérias. Como a vanguarda europeia do século anterior, muitos da minha geração supunham que a beleza era algo a ser evitado na arte e na música. Era visto como sedutor e sentimental. Perigoso. Ornamento supérfluo era considerado crime, de acordo com Adolf Loos. 

Para Loos, isso significava retirar a decoração dos edifícios - o que teve o efeito não intencional de legitimar muitos edifícios modernos e feios. Uma atitude semelhante varreu as artes e a música - se é bonito não pode ser sério, provavelmente não tem nada de importante a dizer. A música séria era muitas vezes difícil, barulhenta e abrasiva. 

Bem, Caetano e outros compositores me provaram que não precisava ser assim. Alguém poderia escrever e tocar músicas lindas que tinham coisas muito profundas e significativas a dizer. Pode-se até às vezes ser sentimental de maneiras honestas e verdadeiras. Essa revelação foi um choque. Mas um choque muito agradável e profundo. Mais uma vez percebi que coisas que eu não sabia que eram possíveis eram de fato possíveis, mesmo para mim! 

Isso mudou meu próprio trabalho e também ampliou o alcance do que eu ouvia e como eu percebia o que ouvia. Sempre serei grato pelas maneiras com que meu amigo me mudou."

 


No hay comentarios:

Publicar un comentario