domingo, 28 de mayo de 2023

1979 - NIGHTINGALE - Gilberto Gil

 

Junho 1978 - Revista POP


1978, Robertinho Silva, Gilberto Gil, Lee Ritenour, Don Grusin e Sérgio Mendes 




Gravado no Kendun Recorders, Burbank, CA, 1978 





























O segundo LP de Gilberto Gil



















Revista NOIZE

14/06/2022


Disco perdido de Gilberto Gil é encontrado e lançado 40 anos depois


Na manhã desta terça-feira o imortal Gilberto Gil, 79, em parceria com o Google Arts & Culture — plataforma online da Google para facilitar o acesso à arte, lançou a mostra digital denominada O Ritmo de Gil. Trata-se da primeira retrospectiva de um artista brasileiro vivo na plataforma global. O acervo tem mais de 41 mil imagens distribuídas em 140 seções, além de 900 vídeos e gravações históricas que foram digitalizadas. 

Uma das relíquias encontradas pelos pesquisadores Chris Fuscaldo e Ricardo Schott, foi um disco nunca antes lançado, gravado em 1982 quando Gil estava em Nova York, com a companheira Flora Gil. O cantor após o lançamento do aclamado álbum Nightingale (1979), que teve como produtor Sérgio Mendes, foi convidado pelo então presidente da Warner Music, André Midani, para continuar a expansão de sua carreira em solos americanos. Logo o artista tirou dois meses de licença do Brasil para a gravação do disco perdido, que foi resgatado por uma fita cassete.

  

Rótulo da fita cassete na qual foi encontrado o álbum de Gilberto Gil, gravado em Nova York em 1982 - Foto: Google Arts & Culture/Reprodução)


“Em 1978, a gente tinha começado essa expansão para o exterior, fazendo shows na Europa. Era uma intenção natural de expandir um pouco mais o trabalho para outras partes do mundo. Aí surgiu essa ideia do disco", diz Gilberto Gil em entrevista com a escritora e jornalista Chris Fuscaldo. 

O artista que esta prestes a completar 80 anos, no dia 26 de junho, comentou que depois da temporada no exterior, no retorno ao Brasil, cancelou o lançamento do disco que tem participação do ícone da voz negra Roberta Flack, na faixa “Jump For Joy”, e produção do percusionista Ralph MacDonald

No disco já surgia a famosa “Estrela”, que Gil só viria a gravar de novo e lançar no álbum Quanta (1997). É a única faixa cantada em português no álbum americano, que no rótulo traz “(Star)” depois do nome original.


“Acho que faltou brasilidade. Senti falta de músicos brasileiros, apesar da excelência dos que participaram”, afirma Gilberto Gil para a jornalista e escritora Chris Fuscaldo - Foto: Rafael Rocha


Durante a gravação no Rosebud Recording Studio, na Broadway, os artistas gravaram nove canções. Na fita cassete estão na ordem as faixas “You Need Love”, “Jump For Joy”, “Estrela (Star)”, “Fill Up The Night With Music”, “Come On Back Tomorrow”, “Somebody Like Me”, “Moon and Star Girl”, “When The Wind Blows” (a versão em inglês de Deixar Você) e “Take a Holiday”. 

Questionado sobre a decisão de cancelar o disco, Gil comenta para Fuscaldo: “Lembro de ter achado que faltavam coisas e sobravam coisas naquele disco. Talvez tenha me incomodado a maneira de produzir muito pragmática. Acho que faltou brasilidade. Senti falta de músicos brasileiros, apesar da excelência dos que participaram. Todos eles tinham experiência em estúdio, de gravações com artistas de variados gêneros musicais. Talvez até por isso eu senti falta de uma certa personalização maior na fabricação do disco.”


No hay comentarios:

Publicar un comentario