Brasil, São Paulo, SP,
04/12/1969.
Carlos Imperial e Maria Bethânia, durante a gravação do disco da cantora no estúdio da Odeon, em São Paulo. Crédito: Alfredo Rizzutti |
Bethânia cantou para convidados seletos, entre amigos e jornalistas e dali foram gravadas faixas do disco “Maria Bethânia ao vivo”, que teve a produção de Carlos Imperial.
4/12/1969 - Leina Krespi e Maria Bethânia - Foto: Abraham Lincoln |
Folha de S. Paulo
27/02/70
Artur Laranjeira
Bethânia precisa gravar outro elepê
Uma
Bethânia sufocada pelos instrumentos que a acompanham. De
voz abafada pelos gritos de bravo, maravilhosa, pelos aplausos. Às
vezes tendo de gritar para ser ouvida, não conseguindo dar o seu recado que
sempre ela soube transmitir tão bem em outros discos, com sua voz quente,
amarga, com o seu canto aprendido em Santo Amaro da Purificação, Salvador,
Bahia.
Muito diferente da cantora de Preconceito, Ponto do Guerreiro Branco, O Tempo e o Rio, Frevo Número Dois de Recife, Duas Contas, Andança, Onde Andarás, as melhores faixas do seu penúltimo elepê. Agora ela tenta cantar Ponto de Iansã, Meiga Presença, Sambas de Roda, Marinheiro Só, Nada Além, Com Açúcar e Com Afeto, Irene, 9º Andar, Os Argonautas, Fósforo Queimado, Voltei Pro Morro, Maria e Ponto de Oxóssi. As melhores faixas são as de seleção de sambas de rodas, Meiga Presença, Nada Além, 9º Andar, Voltei Pro Morro e Maria, uma música que Gilberto Gil fez para ela quando os dois moravam na Bahia. Em Meiga Presença, já gravada por Elisete Cardoso, a voz de Bethânia parece retomar a sua força. O mesmo acontece com o sucesso de Orlando Silva, em 1941, o fox Nada Além, de Custódio Mesquita e Mário Lago.
Mas em Com Açúcar e Com Afeto, Irene, Fósforo Queimado – sucesso antigo de Ângela Maria – parece que Bethânia não vai agüentar chegar ao fim da música. A maior parte da culpa dos defeitos desse disco deve ser dada ao orquestrador e regente Leonardo Bruno, com seus arranjos que só desvalorizam a voz de Bethânia.
A outra parte cabe a Carlos Imperial – assistente de produção que diz: "este disco foi gravado ao vivo durante uma homenagem que prestamos à Bethânia, somente com o trio (piano-baixo-bateria). Depois fizemos um estudo do som-ambiente e onde julgamos possível e necessário colocamos instrumentação condizente".
Mas era justamente isso que a voz de Bethânia não precisava para continuar cada
vez mais forte. Ao contrário do que aconteceu nesse disco, às vezes irritante,
gravado pela Odeon, onde ela grita, luta com os instrumentos para poder ser
ouvida.
Maria Bethânia e Terra Trio |
Maria Bethânia e o pianista Gilberto Garcia - Crédito: Livro Os Sons da Memória – Uma Leitura Crítica de 40
Discos que marcaram época na Música do Espírito Santo”, de José Roberto Santos
Neves. |
Bethânia gravou este seu segundo disco ao vivo num pequeno auditório em sua gravadora, recriando o ambiente das boates nos quais brilhava na ocasião. Mesmo antes de seus roteiros mais teatrais dos anos
[2006, Rodrigo Faour]
2002 – MARIA BETHÂNIA
Álbum “Maricotinha ao vivo”
Gravado ao vivo no Direct TV Hall (SP), em dezembro
de 2001
Biscoito
Fino 2 CD’s bf 521, CD 2, Track 7. | DVD bf 701,
Track 30. [2003]
Texto: Boites Sampa (Maria Bethânia)
“Depois do Rio de Janeiro, São Paulo foi a cidade, a segunda cidade grande, importante, longe da minha Bahia. E aqui eu vivi noites também inesquecíveis, deslumbrantes, cantei em casas espetaculares aqui nesta cidade, além do teatro onde eu fiz Opinião ao lado de João do Vale e Zé Keti. Mas eu fiz as boates, eu fiz a Blow-Up, que era uma casa linda, fiz o João Sebastião Bar, com Vinícius de Moraes e Baden. E fiz a boate, talvez a mais tradicional de vocês, a Boate Cave, eu fiz com o Hermeto Pascoal. Olha aqui que dupla do barulho. Vestida pelo Dener; o Dener fez um colete de esmeraldas pra eu cantar. Era um paetê vagabundíssimo, mas nas mãos dele viravam esmeraldas verdadeiras. Mas certamente a impressão e a coisa mais forte que tem da minha chegada em São Paulo, foi aqui nesta cidade que conheci Chico Buarque de Holanda com seus olhos de mar e suas lindas canções. São Paulo tem recebido merecidamente canções lindíssimas, amorosas, lindas declarações de amor da música popular brasileira. Certamente que a de meu irmão, Caetano é uma das mais belas. Mas foi com uma canção do Paulo Vanzolini que eu cheguei no coração de São Paulo e o coração de São Paulo bateu junto com o meu.”
Dener e Maria Bethânia |
Maria
Bethânia
Dirceu Alves Jr.
Um dos melhores momentos do CD Maricotinha ao Vivo, que acaba de chegar às lojas pela gravadora Biscoito Fino, é quando Maria Bethânia deixa de lado o que melhor faz – cantar – e conta histórias sobre a experiência como artista da noite, no final da década de 60. Enquanto Caetano, Gil e Gal testavam sonoridades com o Tropicalismo, Bethânia preferiu o caminho contrário, longe das extravagâncias, próxima aos clássicos. Disposta a enterrar a imagem de cantora de protesto que a popularizou a partir do sucesso de “Carcará” no show Opinião, em 1965, Bethânia passou a percorrer casas noturnas interpretando apenas o que queria. A primeira escala foi na Boate Barroco, no Rio. A seguir, a baiana chegaria também a casas paulistas, como a Blow-Up e a Cave, ou o Encouraçado Butikin, de Porto Alegre, onde foi clicada a foto ao lado, em 1969.
Em 1969, Maria Bethânia percorria as boates disposta a enterrar o rótulo de cantora de protesto que ficou ligado a sua imagem depois do sucesso de “Carcará”. |
“Tudo comigo era só ‘Carcará’, música que detestava e hoje peço para cantar. Aquela temporada foi um sonho, podia cantar o que quisesse, fosse “Lama” ou “Anda Luzia”. E eu estava penteada, com um vestido lindo. Era o oposto de ‘Carcará’”, lembra a estrela, aos 56 anos.
Maricotinha ao Vivo é um dos tantos discos ao vivo de Bethânia em 37 anos de estrada e mostra por que ela é considerada a cantora da MPB que melhor domina o palco. O primeiro de seus registros ao vivo, porém, é justamente o recital da Boate Barroco, de 1968, que volta, agora, ao mercado em forma de CD na coleção Odeon 100 Anos, organizada pelo músico Charles Gavin.
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