viernes, 17 de noviembre de 2017

2016 - MARIA BETHÂNIA: A MENINA DOS OLHOS DE OYÁ







CARNAVAL 2017
Mangueira ganha o Estandarte de Ouro de melhor escola
Verde e rosa levou para a Sapucaí enredo "Maria Bethania, a menina dos olhos de Oyá"
por O Globo

09/02/2016 


 O encantamento de Maria Bethânia no desfile da Mangueira - Marcelo Theobald / Agência O Globo

RIO - A Estação Primeira de Mangueira ganhou o Estandarte de Ouro de melhor escola do Grupo Especial. A verde e rosa, que encerrou os desfiles, levou para a Sapucaí o enredo "Maria Bethânia, a menina dos olhos de Oyá". O enredo autoral foi desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira, estreante no Grupo Especial. O Estandarte de Ouro é o tradicional prêmio de O Globo que coroa os destaques do carnaval.

O desfile da verde e rosa, que explorou a religiosidade da homenageada, foi dividido em seis setores: "cabeça feita num candomblé de Ketu", "Bethânia: dos orixás e dos santos de altar", "Um Brasil guardado na voz, um Brasil na opinião", "Celebrando a obra musical da abelha rainha", "Mangueira apresenta 'o palco' de Maria Bethânia", "Santo Amaro e o céu de lona em verde e rosa". Foram 28 alas e seis alegorias. A filha de Dona Canô veio no último carro, o do circo, vestida por Gilda Midani.





Segundo dia de desfiles na Sapucaí, Caetano Veloso, Christian Louboutin, Ian McKellen, Cauã Reymond, Carolina Dieckmann e mais uma turma de globettes escolheram o camarote Folia Tropical para assistir às escolas de samba cruzando a avenida. Muitos depois emendaram no desfile da Mangueira, que encerrou a noite com uma homenagem a Maria Bethânia. 



9.02.2016 / 01:04
Caetano Veloso ganha QG só para ele em camarote do Rio

Caetano Veloso chega ao camarote Folia Tropical / Crédito: AgNews

Caetano Veloso ganhou uma salinha só para ele no Camarote Folia Tropical, na Sapucaí, no Rio. Mas tanta honraria tem motivo de sobra: ele – que está visivelmente apreensivo – vai desfilar pela Mangueira, que neste ano homenageia sua irmã, Maria Bethânia, com o enredo “A Menina dos Olhos de Oyá”. E ele chegou com a sua trupe completa: Paula Lavigne, os filhos Tom e Moreno Veloso, Regina Casé, Estevāo Ciavatta, Felipe Veloso e Paula Burlamaqui.

Caetano vai ter um lugar de destaque na quarta alegoria do desfile: em cima de um platô bem na frente do carro – que será todo dourado e ainda vai abrigar amigos da cantora como Regina Casé, Renata Sorrah, Ana Carolina, Zélia Duncan e Adriana Calcanhoto. Todos devidamente trajados de roupa branca e acessórios prateados.

O carro vai trazer uma abelha Rainha – como Bethânia também é chamada – e uma medalha dourada logo abaixo, com uma imagem do rosto da filha de Dona Canô.

Já a homenageada vai entrar na avenida na última alegoria, acompanhada das afilhadas Nina e Júlia, de 12 anos.









 







Revista época

Caetano Veloso celebra Mangueira e Bethânia: “É maravilhoso”


Bruno Astuto

Em carro alegórico, cantor participa de homenagem à irmã mais nova na Sapucaí

09/02/2016

Caetano Veloso homenageia irmã mais nova enquanto desfila em carro alegórico (Foto: Guilherme Scarpa/Época)

Um dos símbolos da Música Popular Brasileira, Caetano Veloso tirou a madrugada desta terça-feira (9) para cair no samba. O cantor foi um dos destaques da Mangueira, escola de samba que homenageia Maria Bethânia neste Carnaval. Apesar de se familiarizar com o enredo em cima da hora, ele se deslumbra com a festa.

“Está bonito, todo mundo cantando o samba”, sorri o cantor baiano, enquanto tenta entrar no ritmo. “Todo mundo sabe cantar o samba. Eu não sei, sei mais o refrão, mas estou aprendendo. É maravilhoso porque é Mangueira e Bethânia”, completa Caetano.

Caetano vai no carro Abelha Rainha ao lado de amigos de longa data (Foto: Guilherme Scarpa/Época)

Ele desfila no carro alegórico Abelha Rainha, uma das seis alegorias que a Mangueira leva à Marquês de Sapucaí. Cerca de 4,3 mil componentes homenageiam a cantora Maria Bethânia por seus 50 anos de carreira. A baiana já foi tema de samba-enredo ao lado de Caetano em 1994, e agora retorna à Avenida reinando sozinha.


Caetano: 'Sou mangueirense desde menino - e betanista desde antes de ela nascer'

por Ancelmo Gois
10/02/2016

Caetano Veloso comentou a vitória da Mangueira com o enredo sobre Bethânia: 
"Mangueira e Bethânia. Não dá pra segurar mesmo! Foi muito bom estar na avenida com tantos amigos e parentes. Sou magueirense desde menino - e betanista desde antes de ela nascer. Um glória para nós que tenha sido com ela que a Mangueira voltou ao topo. Vamos voltar lá no sábado para celebrar vitória histórica. Com mais alegria ainda. Axé."

O cantor e compositor também gravou uma mensagem em vídeo e divulgou em seu Facebook dizendo que Mangueira e Bethânia são "f@das".



Caetano Veloso vibra com vitória da Mangueira: 'Tinha que ser assim'

Mangueira homenageou Maria Bethânia em seu enredo de 2016.

Aline Pollilo Do EGO, no Rio

Caetano Veloso vibrou com vitória Mangueira no carnaval carioca de 2016. A escola de samba trouxe o samba enredo "Maria Bethânia: a Menina dos Olhos de Oyá", que celebrou os 50 anos de carreira da cantora baiana. Em seu perfil no Twitter, o irmão de Maria Bethânia comemorou o título da verde e rosa.

"A Mangueira é foda. Maria Bethânia é foda. Tinha que ser assim. A Mangueira é onde o Rio é mais baiano", falou o cantor em um vídeo publicado na rede social. "Não mexe comigo que eu sou a Menina de Oyá", completou no post.


Com uma diferença de apenas um décimo para o segundo lugar, a Mangueira conquistou seu 19º campeonato. Escola venceu o Estandarte de Ouro, do jornal O GLOBO, na terça-feira. 


11/2/2017


Marcelo de Jesus - UOL

2016 - Foto: Tata Barreto - Riotur

Thyago Andrade  -  Brazil News

Maria Bethânia desfilou no último carro da escola na Sapucaí 
Foto: LUCIANO BELFORD / / FRAMEPHOTO / ESTADÃO CONTEÚDO









Ricardo Cravo Albin e Caetano Veloso








10/02/2016

“Nunca vou poder esquecer”, diz Bethânia sobre a vitória da Mangueira


Homenageada no enredo da campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro, Maria Bethânia fala da emoção e diz que a conquista é da escola.


Em entrevista exclusiva para a GloboNews, Maria Bethânia, tema do enredo da escola de samba Mangueira, comentou a conquista do título do Grupo Especial do Rio de Janeiro. "A vitória é linda para a Mangueira, que me homenageou dessa maneira tão comovente, tão elegante", diz Bethânia. "Quero que a Mangueira fique feliz. Nunca vou poder esquecer", acrescenta ela.



13/2/2016

13/2/2016

13/2/2016

13/2/2016

13/2/2016

13/2/2016

No hay comentarios:

Publicar un comentario