viernes, 24 de febrero de 2017

2017 - O QUERERES


Será a canção de abertura de “A força do querer”, novela de Gloria Perez. A gravação aconteceu no Estúdio Ilha dos Sapos, em Salvador. Olha quem estava, além, claro, de Caetano Veloso: Marcelo Saboia, Miguel Freitas, Chico Brown e o pai deles dois, Carlinhos Brown, Jaques Morelenbaum e Marcelo, o técnico de som.


O cantor Caetano Veloso entrou em estúdio para regravar a música "O Quereres" para ser tema de abertura da novela A Força do Querer,  e Glória Perez, que estreia em 3 de abril na faixa das 21h na Globo.
 





Marcelo Saboia , Miguel Freitas, Chico Brown, Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Jaques Morelembaum e Marcelo nos bastidores da gravação da canção de abertura de 'A força do querer' (Foto: Arquivo pessoal)






A voz e a música de Caetano Veloso voltarão a ser ouvidas diariamente no horário nobre da TV Globo após sete meses. Como noticiou hoje a colunista e crítica de TV do jornal O Globo, Patrícia Kogut, o cantor baiano regravou na Bahia a música O quereres, composta pelo próprio Caetano e lançada há 33 anos no roqueiro álbum Velô (1984), para a abertura da novela A força do querer, programada pela emissora para estrear em abril no horário das 21h. 

A gravação foi feita no estúdio Ilha dos Sapos, em Salvador (BA), com a participação do cantor, compositor e percussionista baiano Carlinhos Brown.
Com a escolha da música O quereres na voz de Caetano, o cantor retornará ao horário nobre da emissora sete meses após o fim de Velho Chico, novela que veiculou na abertura, de 14 de março a 30 de setembro de 2016, uma inédita regravação orquestral da música Tropicália (1968) feita para a abertura por Caetano, compositor do tema-manifesto do movimento que derrubou os muros da música brasileira entre 1967 e 1968.

A escolha de O quereres para a abertura de A força do querer reforça tendência de propagar vozes e sucessos da MPB nas aberturas das novelas das 21h. Atual atração do horário, A lei do amor tem como tema de abertura gravação de O trenzinho do caipira (Heitor Villa-Lobos e Ferreira Gullar, 1978) na voz de Ney Matogrosso.



Caetano Veloso regrava hit para 'A Força do Querer': 'Foi entusiasmante'

'O Quereres' será tema de abertura da nova novela das 9






Trinta e dois anos após o lançamento de "O Quereres", Caetano Veloso voltou ao estúdio para gravar uma nova versão do hit feita exclusivamente para ser tema de abertura de A Força do Querer, próxima novela das 9. "Foi entusiasmante porque Jaquinho [Jaques Morelenbaum] veio com um arranjo de cellos - todos tocados por ele mesmo, como eu tinha pedido, e eu teimei em cantar no mesmo tom da gravação original. Temia que ficasse alto demais para mim agora, mas deu certo", contou o baiano, que está de férias no interior da Bahia.



A letra com ar de poesia barroca nasceu de uma experiência íntima vivida pelo artista na década de 80. "Muitos pensamentos desencontrados se desencadearam e eu precisei dar forma de versos cantados a eles. No processo, a própria língua portuguesa foi tão musa quanto a moça a quem a letra se refere", lembrou.



Caetano revelou que acha maravilhoso o nome da canção - que surgiu apenas quando ele terminou de compor a música: "Adoro a sensação equívoca que dá o artigo no singular e o verbo na segunda pessoa, com um S no final. A substantivação desse infinitivo resulta intrigante - e o título, saído de um dos versos da última estrofe, sugere o clima de desencontros de que a letra toda fala".



Escrita por Gloria Perez e com direção artística de Rogério Gomes, A Força do Querer tem estreia prevista para abril e falará daquele desejo latente que cada um carrega dentro de si - e que acaba interferindo na vida do outro. Mas o que será que Caetano tanto queria há três décadas e o que ele espera da vida em 2017? "Basicamente a mesma coisa: grandeza", respondeu.


 

Jaques Morelenbaum, Caetano e Carlinhos Brown nos bastidores da regravação da música (Instagram.com/caetanoveloso)




 
1984 - Álbum "Velô", Faixa 7.



O QUERERES
Música y letra: Caetano Veloso

© 1984



Onde queres revólver, sou coqueiro

E onde queres dinheiro, sou paixão

Onde queres descanso, sou desejo

E onde sou só desejo, queres não

E onde não queres nada, nada falta

E onde voas bem alta, eu sou o chão

E onde pisas o chão, minha alma salta

E ganha liberdade na amplidão



Onde queres família, sou maluco

E onde queres romântico, burguês

Onde queres Leblon, sou Pernambuco

E onde queres eunuco, garanhão

Onde queres o sim e o não, talvez

E onde vês, eu não vislumbro razão

Onde queres o lobo, eu sou o irmão

E onde queres cowboy, eu sou chinês



Ah! bruta flor do querer

Ah! bruta flor, bruta flor



Onde queres o ato, eu sou espírito

E onde queres ternura, eu sou tesão

Onde queres o livre, decassílabo

E onde buscas o anjo, sou mulher

Onde queres prazer, sou o que dói

E onde queres tortura, mansidão

Onde queres um lar, revolução

E onde queres bandido, sou herói



Eu queria querer-te e amar o amor

Construir-nos dulcíssima prisão

Encontrar a mais justa adequação

Tudo métrica e rima e nunca dor

Mas a vida é real e de viés

E vê só que cilada o amor me armou

Eu te quero (e não queres) como sou

Não te quero (e não queres) como és



Ah! bruta flor do querer

Ah! bruta flor, bruta flor



Onde queres comício, flipper-vídeo

E onde queres romance, rock'n'roll

Onde queres a lua, eu sou o sol

E onde a pura natura, o inseticídio

Onde queres mistério, eu sou a luz

E onde queres um canto, o mundo inteiro

Onde queres quaresma, fevereiro

E onde queres coqueiro sou obus



O quereres e o estares sempre a fim

Do que em mim é de mim tão desigual

Faz-me querer-te bem, querer-te mal

Bem a ti, mal ao quereres assim

Infinitivamente pessoal

E eu querendo querer-te sem ter fim

E, querendo-te, aprender o total

Do querer que há e do que não há em mim



A estrutura do poema, é tirada de cordel. Mas também tem um pouco de “It Ain't Me, Babe”, de Bob Dylan, que diz: ''it ain't me you're lookin’' for, babe”. (do disco “Another side of Bob Dylan”, de 1964).

Lá é diferente, mas alguma coisa em “O Quereres” lembra esse tema, do homem que fala para a mulher: “eu não estou onde você quer”. [2003, Caetano Veloso, Letra só/Sobre as Letras, p. 56]



 



'A Força do Querer' - História

Escrita por Glória Perez, a trama tem previsão de estreia para abril deste ano. Além de Ísis Valverde e Marco Pigossi, a novela contará com Juliana Paes, Rodrigo Lombardi, Emílio Dantas, Fiuk, Dan Stulbach, Bruna Linzmeyer, Paolla Oliveira, Maria Fernanda Cândido, Lilia Cabral, Humberto Martins, Totia Meirelles e Edson Celulari.


O enredo mostra a necessidade do ser humano em sempre querer algo, ter um sonho, um desejo, seja amor, dinheiro, sucesso, identidade, poder, realização profissional. Todos quereres são múltiplos e se interligam, interagem entre si, nesse grande painel da convivência humana, harmonizando-se ou chocando-se uns com os outros. E, para dar o clima certo, ‘O Quereres’, de Caetano Veloso, será a trilha de abertura da novela.



2017 – CAETANO VELOSO
Jaques Morelenbaum / Carlinhos Brown
Regravada no estúdio Ilha dos Sapos, em Salvador (BA)
Novela “A força do querer” [TV Globo]
Single [Plataformas digitais, 28/4/2017]



2017 – CAETANO VELOSO
Jaques Morelenbaum / Carlinhos Brown
Álbum A Força do Querer” – Vol. 1.
[Varios intérpretes]
Regravada no estúdio Ilha dos Sapos, em Salvador (BA) em fevereiro de 2017.
Banda sonora de la novela de la Red Globo
Som Livre CD 4506-2, Track 1.






Caetano Veloso: “A hora é das gerações mais novas, claro; o que não quer dizer que eu deva me calar”

Experimentando como artista independente, músico nos deu uma entrevista exclusiva sobre política, música, fama e até as Kardashians

Por Daniel Correa
8/6/2017


Cresci ouvindo Caetano Veloso, já escutei todos os seus discos e tudo ainda é um mistério pra mim. Da Tropicália ao samba, do rock aos ritmos tradicionais latinos: ele foi todos. Agora, ele é indie. O último lançamento do artista foi completamente independente, com distribuição e edição próprias que podem indicar uma tendência futura para outros nomes da música. Afinal, se tem uma coisa que Caetano faz bem é abrir novos caminhos.

E ele faz isso olhando para o passado, recriando “O Quereres”, uma de suas faixas mais cultuadas, em uma roupagem ao mesmo tempo nova e fiel à gravação dos anos 80. No meio da divulgação desse novo single, que é a tema da novela A Força do Querer, tivemos a honra de trocar uma ideia com Caetano (visto acima em foto de Fernando Young) por e-mail.

Falamos de música, política e até das Kardashians.

Leia nossa entrevista exclusiva após a versão de “O Quereres”:

TMDQA!: Olá, Caetano! Como grandes fãs de sua obra, é uma honra poder te entrevistar. Vamos direto ao lançamento atual: a nova versão de “O Quereres”. Essa é uma das suas letras mais impressionantes, com um teor muito literário. Como foi recriá-la, do zero, depois de 23 anos do lançamento do Velô? Você considera essa a versão definitiva da música?

Caetano Veloso: A canção foi concebida para ser tocada por uma banda de rock. E assim foi lançada. Mas obviamente é uma canção que sugere outros tratamentos. Os versos são como os de um repentista nordestino imitando um poeta barroco. Poderia ser cantada só com uma viola. Ou com uma sinfônica. Essa nova versão eu quis fazer com Jaques Morelenbaum, que já fez parte de uma banda de rock mas tem formação erudita – e já tocou comigo em muitos shows e muitos discos. Ele é um mestre. Tudo que ele faz é de extrema elegância. Por isso a gravação ficou bonita. Com Maria Gadú eu cantava em Lá, três semitons abaixo do da gravação original. Agora, voltei ao Dó maior só porque ficaria mais bonito no cello.

TMDQA!: Eu moro em Petrópolis (RJ) e recentemente vi pichada em uma parede a frase “onde queres bandido, sou herói”. Essa é uma das letras mais complexas de sua obra, ao mesmo tempo que é algo muito popular. A que você atribui isso?
Caetano Veloso: Acho que a forma de poesia, com versos de dez sílabas, tem tradição em cantares nordestinos e está arraigada no subconsciente de qualquer brasileiro. As palavras ditas são atraentes, e mesmo antes de a gente entender o que está sendo dito em cada frase a gente se interessa por “revólver”, “dinheiro”, “paixão”. A fórmula “Onde queres… sou…” cria interesse no ouvinte. O resto é com o ritmo dos versos, a melodia, os sons – e o que as pessoas que vão atrás do que é dito se se segue cada frase até o fim. Quando conheci Maria Gadú, ela me mostrou que tinha, em sua casa, a letra de “O Quereres” escrita numa porta interna. Agora ela tem parte dessa letra tatuada numa das pernas.

TMDQA!: O disco Velô, onde foi originalmente gravada a canção, tem muitos clássicos como “Podres Poderes” e “Língua”, ao mesmo tempo que muitos costumam torcer um pouco o nariz pela sonoridade oitentista do disco. Você considera esse um disco injustiçado? Hoje você faria de modo diferente?
Caetano Veloso: Acho que o som dessa época dá um charme especial a Velô. Meu filho Zeca, de 25 anos, gosta mais do disco por isso do que pelas canções em si. Na época, o BRock estava estourando. Fui à Universal gravar entrevistas para os divulgadores distribuírem por rádios e jornais e depois vi que eles não tinham usado minhas respostas: todas tratavam as faixas das canções como “rocks”. Acho que eles acreditavam que eu pertencia ao “nicho” MPB, não podia chamar minha música de rock (por um lado, não tinha o direito; por outro, não falava com “meu” público). Muita burrice pavimenta o caminho da gente.

TMDQA!: Uma coisa que me surpreendeu muito com esse lançamento foi o caráter independente dele. Saindo pela Uns, com controle total seu. Como tem sido sua experiência como artista indie? Você vê como uma possibilidade viável para outros artistas da sua geração?
Caetano Veloso: Espero que sim. Pessoalmente sempre me senti independente. Nunca nenhuma gravadora se meteu no que eu fiz ou quis fazer. Acho que aqui, Paulinha (Lavigne) e sua turma vão saber como fazer.

TMDQA!: Falando em sua geração, ela é inspiração cada vez maior 50 anos depois da Tropicália, mas dentro de um nicho. Hoje o que é a música realmente popular brasileira se ouve nos bailes, se ouve nas festas sertanejas. Do que é realmente popular hoje, algo te impressiona?
Caetano Veloso: Adoro funk. E sempre adorei axé. No rádio do carro, só ouço funk, pagode e sertanejo. Sou urbano e do litoral, portanto minha identificação com os estilos litorâneos é mais imediata. Mas os sertanejos têm, em geral, grande concentração na afinação e fazem canções sentimentais (hoje, também dançantes) com muita sinceridade e força.

TMDQA!: Todo ano a internet comemora o aniversário do dia que você estacionou o carro no Leblon e, recentemente, você demonstrou muito bom humor com o vídeo que fez com o Porta dos Fundos. Como você lida com esse lado celebridade que você tem?
Caetano Veloso: Acho graça. Fui anônimo até os 25 anos. Gostava. A fama traz experiências outras, mas é tudo parte da vida. Eu gosto. Achava que ia ser famoso de alguma forma: pintando, escrevendo, fazendo filmes, talvez canções. Ri muito quando me mostraram a “notícia” de que eu tinha estacionado o carro no Leblon. Moro no Leblon, vou a restaurantes do Leblon com frequência. Como isso poderia ser uma notícia? Mas não vejo coisas de celebridades nem online nem em revistas. Uma vez, de tanto ver o nome de Kim Kardashian na página de abertura do Yahoo!, perguntei a meu filho o que é que ela fazia. Ele riu. Por eu não saber e por que achar que ela precisava fazer alguma coisa para ser famosa. “Ela é famosa”. Rindo. Numa turnê norte-americana, liguei a TV do hotel e lá estava toda a família Kardashian, as mulheres falando com aquele som de arroto que as jovens americanas puseram na moda (acho que começou pelas modelos). Eram as vésperas do casamento de Kim com Kanye West (esse eu sabia o que fazia). Achei fascinante. Pensei que o marido da mãe parecia uma mulher (ele ainda era homem) e que Kanye sorria com muita facilidade, o que não parecia possível quando o conheci aqui no Rio.

TMDQA!: Os acontecimentos recentes – e seu histórico – não me deixam deixar de perguntar. Como você vê o futuro próximo da política brasileira? Você continuará combativo nas próximas eleições ou acha que é hora das outras gerações irem pra luta?
Caetano Veloso: A hora é das gerações mais novas, claro. O que não quer dizer que eu deva me calar. A cada dia se tem uma sensação diferente do que vai acontecer. Fernando Henrique ainda não sabe (hoje, 5 de junho de 2017) se faz tudo pra Temer ficar ou não. Eu não quero. Quero que haja paz suficiente para elegermos um presidente democraticamente em 2018. Sem Temer. Com Lava Jato e sem foro privilegiado. Mas essa turma que derrubou Dilma (de quem, politicamente, não tenho saudade nenhuma) quer emperrar o caminho do Brasil. Botaram aquele de cabeça raspada no Supremo e ele já embarreirou o lance do foro. Quero outra coisa.

TMDQA!: O nome do nosso site é Tenho Mais Discos que Amigos! e nós temos muitos álbuns que guardamos como membros da família. Eu, por exemplo, tenho uma cópia autografada do “Transa” em vinil que levo como um tesouro aqui da família. Você tem algum disco que você considera essencial pra você, como um verdadeiro amigo?
Caetano Veloso: Os três primeiros álbuns de João Gilberto.





Ancelmo Gois





15/12/2017

La telenovela de Globo “Querer Sin Límites” inicia su carrera internacional

Después de lograr 70% de share en Brasil en su último capítulo, la novela será uno de los lanzamientos más importantes de la cadena brasilera en NATPE (National Association of Television Program Executives) Miami 2018. La responsable de este éxito es la autora Gloria Perez.


Querer Sin Límites” será una de las apuestas más importantes de Globo para el NATPE 2018 y promete ser un Big Hit en el mercado internacional.


La telenovela cuenta la historia de tres mujeres llamativas y de personalidades distintas, cuyos destinos se cruzan con algo en común: la fuerza para luchar por lo que quieren. Exhibida en el horario estelar de Globo en Brasil, en el horario de las 21:00, la trama llamó la atención del público desde el primer capítulo y tuvo números de audiencia impresionantes, con un alcance diario promedio de 48 millones de personas. Con una historia muy cautivante, “Querer Sin Límites” fue un éxito hasta el último día y alcanzó durante su final a más de 65 millones de brasileños: de cada 10 televisores encendidos, 7 estaban sintonizados en la trama, superando una vez más su récord de audiencia.


“‘Querer Sin Límites’ fue un fenómeno en Brasil y estamos seguros que será un éxito en el mercado internacional. Además, es una evidencia adicional del potencial de los Estudios Globo para crear historias actuales y únicas. Esta es, incluso, una de las características de nuestro catálogo. Trabajamos diariamente para seguir encantando y haciendo la diferencia en la vida de las personas y esta telenovela reúne todos los ingredientes necesarios para conquistar y emocionar a la audiencia alrededor del mundo”, comentó Raphael Corrêa Netto, Director Ejecutivo de Negocios Internacionales de Globo.

El gran éxito de la telenovela en la TV abierta también se trasladó a internet. Además de aparecer en la Social Wit List entre los estrenos de América Latina más comentados en las redes sociales en el mes de abril, la historia registró durante toda su transmisión un total de 6,5 millones de comentarios en Twitter de 570.000 usuarios únicos. Solo en la transmisión del último capítulo, la etiqueta #AForçadoQuerer tuvo 569.000 menciones, superando la marca del éxito ‘Avenida Brasil’, con un crecimiento del 97% en el buzz. Ocho términos relacionados con la telenovela entraron en los Trending Topics mundiales de Twitter.



La responsable de este éxito es Gloria Perez, que tiene un gran número de obras con licencia para el mercado internacional, como las telenovelas “El Clon” y “La Guerrera” y la serie “Ojos Sin Culpa”, además de haber ganado una estatuilla de los Emmy Internacional a la Mejor Telenovela en su curriculum por la increíble “India – Una historia de amor”. En “Querer Sin Límites”, la autora construyó tramas paralelas tan emocionantes como la principal, lo que hace la telenovela más rica todavía. Una de sus marcas registradas, el enfoque sensible de dramas humanos y temas de actualidad, además de temas importantes y presentes en el mundo contemporáneo, son importantes en “Querer Sin Límites”. Temas como el tráfico de drogas, las pasiones sin límites, la adicción al juego, la diversidad y la identidad de género son retratados a través de destacados personajes, que emocionaron al público en Brasil y prometen impactar las más diversas audiencias alrededor del mundo. Gloria Perez demuestra una vez más la capacidad que tiene una buena historia para encantar, cautivar y movilizar a la gente.



En “Querer Sin Límites”, Juliana Paes (“India – Una historia de amor” y “Gabriela”) encarna a Fabiana, una mujer ambiciosa que, por amor, deja la carrera de Derecho y termina por involucrarse con el mundo del crimen. Por otro lado, Paolla Oliveira (“Insensato Corazón” y “Rastros de Mentiras”) es la policía Jeiza que sueña con ser luchadora mientras lucha contra el crimen organizado. E Isis Valverde (“Avenida Brasil” y “El Canto de la Sirena”) interpreta a Ritinha, una joven soñadora, dividida entre la elección del gran amor y la búsqueda de la libertad.

El elenco de telenovela cuenta además con Rodrigo Lombardi (“India – Una historia de amor”), Marcos Pigossi (“Gabriela”), Lilia Cabral (“Imperio”), Débora Falabella (“Avenida Brasil”), Humberto Martins (“Gabriela”), entre otros.



No hay comentarios:

Publicar un comentario