viernes, 11 de septiembre de 2020

1975 - PÁSSARO ESTRELADO







Letra e música: Caetano Veloso
1975

Dentro de mim mora um monstro
Que é um passaro estrelado
Que é uma porção de macacos
Que por sua vez se perdeu
Naquilo de que eu sou não

E esse pássaro apagado
Que pareço ser quem falo
À exceção quando canto
E exceto quando me calo
Dentro do meu coração

Quero dizer que te amo
Quero dizer que te mato
Quero que te despedaço
Quero-te desesperado
De amor, ciúme e paixão




Arquivo Nacional - 28/5/1976






1975 - Álbum "Água do Céu - Pássaro"



















 










SHOW "HOMEM DE NEANDERTHAL" 

  Hotel Nacional (Rio de Janeiro)  15/3/1975














































































16/01/2022 

Blog do Mauro Ferreira

Jornalista carioca que escreve sobre música desde 1987, com passagens em 'O Globo' e 'Bizz'. Faz um guia para todas as tribos

 

Por Mauro Ferreira

 

O voo interrompido de 'Pássaro estrelado'

 

Música feita por Caetano Veloso para Ney Matogrosso em 1975, mas nunca gravada, vem à tona 

Veja a letra de 'Pássaro estrelado', escrita sob o impacto do primeiro show solo do cantor revelado como vocalista do grupo Secos & Molhados. 

 

MEMÓRIA – A partir de outubro de 1975, vários jornais e revistas começaram a noticiar, em colunas musicais, que Ney Matogrosso já idealizava o segundo álbum solo – previsto para ser gravado e lançado em 1976 – e que uma das primeiras músicas escolhidas para o disco seria a inédita Pássaro estrelado. 

Composta por Caetano Veloso para o cantor, sob o impacto de ter visto Ney em cena no show Homem de Neanderthal naquele ano de 1975, a música Pássaro estrelado acabou ficando ausente do repertório do segundo álbum solo de Ney, Bandido, gravado e lançado de fato em 1976. 

Decorridos 46 anos das notas na imprensa, a letra dessa música nunca gravada veio à tona neste fim de semana, em rede social, a partir de postagem do DJ Zé Pedro. Questionando a existência da música por conta de declaração de Ney em entrevista, o DJ recebeu a letra de Pássaro estrelado, enviada pelo administrador do site Caetano é foda. 

Como atestado pelo documento abaixo, a letra de Pássaro estrelado é verdadeira, tendo sido enviada para a censura pela gravadora Continental em maio de 1976, obtendo a liberação para gravação e divulgação pública. 

Eis a letra de Pássaro estrelado – escrita por Caetano com a expressiva intensidade de Ney – e a rigor publicada em setembro de 2020 no blog Caetano Veloso ...en detalle, editado por Evangelina Maffei de Buenos Aires, Argentina.


No hay comentarios:

Publicar un comentario