viernes, 4 de enero de 2019

2019 - "MENINOS VESTEM AZUL, MENINAS, ROSA"


“Atenção! Menino veste azul e menina veste rosa!”
Para a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, que tomou posse no governo de Jair Bolsonaro, “uma nova era começou”.

[2/1/2019]




1967 - Caetano Veloso e os Beat Boys - Fotos: Paulo Salomão


1968 - Os tropicalistas

1977





Declaração de Damares Alves sobre cores de roupas de meninos e de meninas provoca polêmica

Educadores e psicólogos criticaram declaração da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. A comunidade LGBTI também reagiu.

Por Jornal Nacional

03/01/2019

Uma declaração da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, divulgada nesta quinta-feira (3), na internet, provocou protestos e polêmica.

O vídeo foi gravado logo após a ministra assumir o cargo, na quarta-feira (2). “Atenção, atenção! É uma nova era no Brasil, meninos vestem azul e meninas vestem rosa”, disse.

O vídeo repercutiu nas redes sociais. Educadores, psicólogos criticaram a posição da ministra. A comunidade LGBTI também reagiu.

A Associação Nacional de Travestis e Transexuais disse em nota que a declaração da ministra fere a liberdade individual, o direito à autodeterminação e a dignidade da população trans.

Centenas de manifestações, nesta quinta-feira (3), nas redes sociais, usando a hashtag "cor não tem gênero" criticaram a fala da ministra. Os posts chegaram a ficar entre os assuntos mais comentados da internet. O cantor Caetano Veloso divulgou uma foto, usando cor de rosa.

Na primeira reunião ministerial do presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto, a ministra Damares vestiu azul.

Na noite desta quinta, Damares explicou à assessoria do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos que o objetivo dela, ao falar que menino veste azul e menina veste rosa, foi fazer uma declaração contra a ideologia de gênero, que, segundo ela, constrange meninas que usam rosa ou são chamadas de princesas. E que a ministra não está preocupada com a cor da roupa da criança, e sim que ela se mantenha viva, saudável e feliz no Brasil. Damares Alves voltou a dizer que menina é menina e menino é menino.



Design: Manoela Cezar - Foto: Facebook




No hay comentarios:

Publicar un comentario