domingo, 27 de enero de 2019

2019 - BRUMADINHO



“Quando fui a Brumadinho em 2016 para cantar no Meca Festival, fiquei assustado com o que vi no caminho. O evento era em Inhotim, museu cujo prestígio conhecia de longe. O entorno, no entanto, era deprimente. Os veículos da mineradora com frequência soltavam fumaça preta e ultrapassavam o carro que nos transportava nas estradas não asfaltadas, lançando poeira ou lama. Tudo é muito feio ali. Talvez mineração seja uma atividade que atrai violência. Lendo o livro de Zé Miguel sobre Drummond, pensei muitas vezes no fato de o que há de belo em Inhotim tardar a ser captado por minha sensibilidade, tal a sensação de desconforto humano, vegetal, animal e espiritual da região. A delicadeza das pessoas, o sabor das comidas, a graça da decoração (tudo tão mineiro) da pousada Nova Estância era igualmente contaminada pelo sentimento de desequilíbrio e feiura que a cercava. Já chorei algumas vezes hoje, incontrolavelmente, pensando nas pessoas que conheci lá. E nas tantas que não conheci. Revejo no YouTube o lindíssimo vídeo do garoto preto baiano, Vitor, que declama ‘E agora, José?’. Essa é a pergunta.”


[Caetano Veloso, 26/1/2019]



Foto: Márcio Fernandes / Estadão



O festival aconteceu os dias 5 e 6 de novembro de 2016, no Instituto Inhotim. 



03.11.2016

GLAMURAMA

Caetano e Tom Veloso de malas prontas para Festival de MPB em Inhotim


Caetano Veloso e seu filho, Tom - Crédito: Jefferson Rodrigues

Caetano Veloso vai embarcar nesta quinta-feira para Belo Horizonte. É que ele participa do Festival de MPB Meca no Instituto Inhotim, em Brumadinho. O evento acontece neste fim de semana com nomes como Liniker e os Caramelows, Mahmundi, Jaloo, Serge Erege e a banda Dônica, que tem entre os integrantes Tom Veloso, filho caçula de Caetano. A banda se apresenta no sábado, logo na sequência, Caetano entra para fazer com um show intimista no estilo voz e violão. E o público pode contar ainda com uma surpresa, já que cogita-se a chance deles cantarem algumas músicas juntos.

O festival existe há sete anos e conta ainda com workshops espalhados pelos 23 pavilhões nas dependências do museu, 22 obras ao ar livre e sete jardins temáticos. Uma novidade deste ano do festival é que o público poderá acampar dentro de Inhotim, em uma área própria para isso. 


Caetano ensaiando a música “Um Índio” com a banda Dônica - Instagram



Novembro de 2016 - Caetano Veloso na pousada Nova Estância


2016 - MINAS GERAIS






Passagem de som







Foto: Pedro Contijo - Jornal O Tempo

Foto: Pedro Contijo - Jornal O Tempo




Crédito: Instagram



A Voz do Morto


Eduardo Gianetti e Caetano Veloso



Foto: Diego Padilha

Foto: Diego Padilha

Foto: Diego Padilha



Foto: Helena Yoshioca

Foto: Helena Yoshioca

Foto: Helena Yoshioca

Foto: Helena Yoshioca

Foto: Helena Yoshioca

Foto: Helena Yoshioca

Foto: Helena Yoshioca

Foto: Helena Yoshioca

Foto: Suryan Cury

Foto: Suryan Cury

Foto: Suryan Cury







No hay comentarios:

Publicar un comentario