sábado, 28 de julio de 2018

1991 - ARTE NA BAHIA


SANTANA, Jussilene. Impressões Modernas - Teatro e Jornalismo na Bahia. 1ª edição. Salvador: Vento Leste, 2009.

Lançamento: 5 de fevereiro de 2009, na Livraria LDM (Rua Direita da Piedade/Salvador)


A publicação analisa as relações entre teatro e imprensa, investigando as mudanças que ocorreram no exercício do teatro e na cobertura jornalística num dos períodos mais ricos do teatro nacional, meados do século XX, época em que foi criada na Bahia a primeira escola de teatro ligada a uma universidade brasileira, a Escola de Teatro da Ufba. 

Foi por essa instituição que passaram baianos que mais tarde se destacariam na cultura brasileira, como: Glauber Rocha, Helena Ignez, Othon Bastos, Antonio Pitanga, Geraldo Del Rey, entre muitos outros. 

O livro reúne informações jamais analisadas sobre o teatro baiano e suas relações com o teatro brasileiro. Vale destacar, entre elas, a compreensão do papel do primeiro diretor da Escola de Teatro da Ufba, o diretor e cenógrafo Martim Gonçalves, para as artes cênicas do país. 

Entre os anos de 1966 e 1971, Martim Gonçalves foi crítico de O Globo.

Eros Martim Gonçalves Pereira (Recife, PE 14/9/1919 - Rio de Janeiro, RJ 18/3/1973). 

Além disso, traz reflexões sobre: a relação complexa e dinâmica entre a cena teatral e sua cobertura; a configuração do espaço cênico no jornalismo baiano; as repercussões do modernismo teatral no estado e no país; as inovações editoriais ocorridas à época; a percepção de questões do teatro em moldes modernos e o surgimento de vozes/fontes que as representem na imprensa.





24/5/2012 - Hélio Eichbauer comenta sobre o libro Arte na Bahia, que tras uma seleção de fotos dos espetáculos de teatro montados na administração Martim Gonçalves (1956-1961).


Fonte: Blog ArenaTeatral




EICHBAUER, Helio e VELOSO, Dedé (coord). Arte na Bahia – teatro universitário 1956/1961. Empresa Gráfica da Bahia EGBA/Editora Corrupio, Bahia. 1991

No hay comentarios:

Publicar un comentario