Os melhores momentos da última tournée mundial de
Gilberto Gil e sua banda.
Dois grandes concertos: no Festival de Montreux, na
Suiça, e em Tóquio, complementados por depoimentos do cantor e compositor.
Dirigido por Gilberto Gil.
Foto: Fernando Rabelo |
Encarte da "Caixa Palco"
Tiragem limitada de 2 mil cópias numeradas, com 28 CDs (dois duplos), 13 deles com faixas bônus, quatro inéditos em CD e outros quatro nunca lançados.
Marcelo Fróes
Logo
após ter participado do projeto "Luz do Solo", no Rio de Janeiro, em
abril de 1986, Gil ensaiou e partiu para sua tradicional excursão pelo
hemisfério norte com a banda formada por Celso Fonseca (guitarra), Rubão Sabino
(baixo), Repolho (percussão), Ricardo Cristaldi (teclados) e por um naipe de
sopros composto por Raul Mascarenhas, Paulo Trompete e Serginho Trombone, além
do baterista Jorge Gomes – ex-Novos Baianos que, com o fim da Cor do Som,
voltava à banda de Gil.
Depois
de um breve descanso, quando Gil aproveitou uma passagem pelo Brasil para
começar a trabalhar nas trilhas de "Um Trem para as Estrelas" e
"Jubiabá", que ele só terminaria no início de 1987, a excursão chegou
ao Japão na segunda quinzena de agosto, inaugurando este circuito na carreira
de Gil. "Flora havia comprado uma câmera de vídeo e estava filmando todos
os shows, além de nossas viagens de trem e visitas aos templos, afinal era uma
novidade", lembra Gil. "Acabamos fazendo uma ‘produção de guerrilha’,
que foi o vídeo ‘Bahia, Suíça e Japão’".
Dirigido por Roberto Feith e
produzido por Isabel Martins, o especial foi exibido pela TV Manchete no final
do ano e lançado comercialmente pela Manchete Vídeo no início de 1987. Hoje é
um documento precioso daquela longa excursão de 1986, guardando performances
das músicas Barracos, Vamos Fugir, Sarará Miolo, Maracatu Atômico, Toda Menina
Baiana, Flora, Expresso 2222 e Palco.
A
passagem de Gil pelo Festival de Montreux no dia 6 de julho também havia sido
devidamente registrada naquele ano. "Àquela altura, Montreux já tinha como
prática regular gravar e filmar tudo. Portanto, o show daquele ano não foi
gravado a pedido da WEA", explica Gil a respeito das fitas de 24 canais
enviadas para o Brasil e que provavelmente não se transformaram em disco em
função não só do projeto "Luz do Solo", que virou produto em 1987,
como também de outro projeto surgido de repente ao final da turnê japonesa.
"Estávamos
fazendo a excursão pelo Japão quando, já próximo do final, o Daniel (Rodrigues,
empresário) me veio com a idéia de gravar... porque a produtora japonesa da
excursão tinha um contato na Sony que havia criado uma máquina de gravação
digital", historia Gil. "Seria o primeiro (e até hoje único) disco
meu totalmente gravado, mixado e masterizado digitalmente, então esse foi o
maior interesse pelo disco – que nem chegou a ter versão em vinil".
"Live
In Tokyo", lançado aqui como Ao Vivo em Tóquio somente em 1995, saiu
inicialmente no Japão em maio de 1987. No seu repertório, sucessos de Gil das
décadas de 60, 70 e 80 – inclusive a recente Barracos.
Junho,
2002
PS
(1): O show de Gil em Montreux no dia 6 de julho consistiu das seguintes
músicas: Realce, Barracos, Logos versus Logo, Vamos Fugir, Extra, Sarará Miolo,
Aquele Abraço, Maracatu Atômico, Febril, Flora, Expresso 2222 (com participação
de Elba Ramalho), Soy Loco por Ti, América, Mar de Copacabana, Um Banda Um,
Touche Pas à Mon Pote, Toda Menina Baiana, Palco e Aquele Abraço (reprise com
Paulinho da Viola).
PS
(2): A turnê japonesa de agosto e setembro de 1986, que incluiu shows em Kobe
(dia 24/08), Osaka (26/08), Hiroshima (30/08), Kokura (02/09) e Sendai (08/09),
terminou com o show de Tóquio, tanto gravado quanto filmado no dia 10 de
setembro, e que consistiu do seguinte repertório: Realce, Barracos, Clichê do
Clichê, Vamos Fugir, Oração pela Libertação da África do Sul, Aquele Abraço,
Maracatu Atômico, Oriente, Flora, Expresso 2222, Soy Loco por Ti, América,
Tempo Rei, Sarará Miolo, Um Banda Um, Touche Pas à Mon Pote, Toda Menina Baiana,
Palco e Não Chore Mais.
PS
(3): Em agosto de 1990, quatro anos depois, Gil retornou ao Japão para uma nova
turnê. Seu repertório já foi bem diferente: Vida, Andar com Fé, Baticum, Nos
Barracos da Cidade, Brasileirinho, De Bob Dylan a Bob Marley, Aquele Abraço, O
Eterno Deus Mu Dança, Réquiem para Mãe Menininha, Flora, Extra, Mon Tiers
Monde, Do Japão e Soy Loco por Ti, América.
Procuro esta fita para comprar, sou colecionador de itens da Rede Manchete.
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