domingo, 3 de junio de 2018

2018 - CÉZAR MENDES - depois enfim


“Este disco é o grande presente para minha carreira e vida. Ter todos esses amigos cantando minha obra me enche de alegria”
“Mais do que eu escolher quem ia cantar qual, sentia que a música escolhia a pessoa"

[Cézar Mendes]





Um dos principais compositores do Brasil, Cézar Mendes vai lançar primeiro disco da carreira

Por Paloma Morais
10 de Novembro de 2017 


Foto: Jéssica Galvão/ Metropress

Um dos principais compositores do Brasil Cézar Mendes, de 66 anos, foi entrevistado por Chico Kertész, no Jornal da Cidade 2ª Edição, na Rádio Metrópole, nesta sexta-feira (9) e comentou sobre o seu primeiro disco da carreira. Intitulado, "Depois enfim", ainda não foi definida a data do lançamento do álbum.

"Marisa que me convidou. Ela disse assim: ʹvamos fazer um disco pra vocêʹ. Eu disse: eu sou compositor, não precisaʹ. Aí depois eu fiquei pensando... e ela disse: ʹnão, você vai ter como chamar pessoas para cantar suas cançõesʹ. Então eu dise: ʹaí simʹ. Na música tem isso. Você vai para um estúdio... você tem um orquestrador que ele vai em lugar que você não vai como compositor. Então se você chama uma pessoa para orquestrar o seu disco é outro departamento", disse.

Com nove faixas, o compositor comentou uma das músicas que estará presente no disco: ʹCarnalismoʹ. "No disco novo quem canta essa música é Caetano e Daniel Jobim no piano", contou. Cézar confirmou também que outra canção do álbum é ʹFlor de Ipêʹ, interpretada por Djavan, que foi inclusive tema do casal Bibi e Caio, da novela das 21 da rede Globo, ʹA Força do Quererʹ.

A Chico, o compositor confessou uma frustração no projeto: não conseguir ter uma canção interpretada por Nana Caymmi. "Queria tanto que ela cantasse meu disco. Fiz música e tudo pra ela. Ela nem ouviu. Ela tava meio enjoada de fazer gravação e falou pra um amigo meu que não quer gravar, quer relaxar. Se ela não gravar, ninguém grava essa música. Não interessa outra pessoa, não vai satisfazer", brincou.


Faixas:

MANDE UM SINAL (Cézar Mendes/Ronaldo Bastos) Participação: Djavan
FLOR DO IPÊ (Cézar Mendes/Arnaldo Antunes/Tom Veloso) 
Participação: Marisa Monte
AQUELE FREVO AXÉ (Cézar Mendes/Caetano Veloso) 
Participação: Fernanda Montenegro

TOM DE VOZ (Cézar Mendes/Quito Ribeiro) Participação: Carminho
DEPOIS ENFIM (Cézar Mendes/Arnaldo Antunes/Tom Veloso) 
Participação: Adriana Calcanhotto
ATÉ O FIM (Cézar Mendes/Arnaldo Antunes) Participação: Antonio Zambujo

TIRANIZAR (Cézar Mendes/Caetano Veloso) Participação: Arnaldo Antunes
CARNALISMO (Cézar Mendes/Marisa Monte/Arnaldo Antunes/Carlinhos Brown) Participação: Caetano Veloso
UM SÓ LUGAR (Cézar Mendes/Tom Veloso) Participação: Moreno e Tom Veloso






20/04/2018

POR VERRÔ CAMPOS


Fernanda Montenegro canta em novo disco de compositor baiano


Cézar Mendes lança a primeira parte de "Depois Enfim", com interpretações também de Marisa Monte e Djavan

A atriz Fernanda Montenegro mostrou seu lado cantora em novo disco
Foto: Divulgação TV Globo

Cézar Mendes, grande compositor de Santo Amaro, Bahia, começa a lançar nesta sexta-feira seu mais novo disco: Depois Enfim

Com produção de Marisa Monte, Arto Lindsay e Mário Caldatto Jr, o disco vem com as três primeiras músicas interpretadas por Djavan, Marisa Monte e Fernanda Montenegro (sim, ela mesmo), cantando “Aquele Frevo Axé”, parceria dele com Caetano Veloso já gravada por Gal Costa.

Cézar Mendes, O Cezinha, começa a lançar seu disco Depois enfim
Foto: Fred Siewerdt



Nas próximas faixas, ainda virão as vozes de Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Arnaldo Antunes, Carminho, António Zambujo, Moreno e Tom 
Veloso.


2018 – CÉZAR MENDES
Álbum “Depois enfim” [Parte 1]
EP
2018 Uns Produções
Lançamento: 20 de abril de 2018

1. MANDE UM SINAL (Cézar Mendes/Ronaldo Bastos, 2017) 3:00 
Participação: DJAVAN
2. FLOR DO IPÊ (Cézar Mendes/Arnaldo Antunes/Tom Veloso, 2017) 2:43 
Participação: MARISA MONTE
3. AQUELE FREVO AXÉ (Cézar Mendes/Caetano Veloso, 1998) 4:27 
Participação: FERNANDA MONTENEGRO




2018 – CÉZAR MENDES
Álbum “Depois enfim” [Parte 2]
EP
 2018 Uns Produções

Lançamento: 8 de junho de 2018




1. TOM DE VOZ (Cézar Mendes/Quito Ribeiro) 3:10 Participação: CARMINHO
2. DEPOIS ENFIM (Cézar Mendes/Arnaldo Antunes/Tom Veloso) 4:13
Participação: ADRIANA CALCANHOTTO
3. ATÉ O FIM (Cézar Mendes/Arnaldo Antunes) 2:04 Participação: ANTÓNIO ZAMBUJO








O Estado de S.Paulo

Mestre Cézar Mendes segue à procura da melodia perfeita, com Caetano Veloso, Djavan, entre outros

Ele não faz letra. “Preciso de um poeta”, diz o mestre do violão; seu álbum foi ideia de Marisa Monte de reunir a obra criada por ele

Roberta Pennafort
22 Agosto 2018

RIO - Cézar Mendes vive com o violão no colo desde que era menino, em Santo Amaro da Purificação, a cidade do Recôncavo Baiano que já havia dado ao mundo Caetano Veloso e Maria Bethânia.

Aos 6 anos, o menino sabia tocar, de tanto ouvir rádio. Aos 9, uma das irmãs deixou seu violão em cima da cama. Cezinha o tomou para si, e combinou com a dona: “Pode dispensar o seu professor que agora vou ensinar você a tocar. Você só paga minhas matinês no cinema”.


Cézar Mendes - Foto: Fred Siewerdt

Ela nunca pagou, diz o irmão, até hoje mestre das cordas de muitos. Bethânia, Daniela Mercury, Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Marisa Monte, Moreno, Tom e Zeca Veloso – os três filhos artistas de Caetano – já foram seus alunos.

Junto a Caetano ele se tornou compositor, em 1998. A parceria Aquele Frevo Axé acabou gravada por Gal Costa, em disco homônimo. Vinte anos depois, Cezinha lança Depois Enfim, reunião (apenas em formato digital) de suas parcerias produzida por Marisa, Arto Lindsay e Mário Caldato, com novas interpretações para nove de suas canções.

“A ideia foi da Marisa. Como minha obra é muito espalhada, pensamos em unificar tudo”, conta o violonista, aos 66 anos, há dez radicado no Rio. O rol de intérpretes de Depois Enfim é estelar.

Djavan ficou com a super-romântica Mande Um Sinal (Cézar/Ronaldo Bastos). Marisa, com a graciosa Flor do Ipê (Cézar/Tom Veloso/Arnaldo Antunes). 

Caetano dá sua versão para a derramada Carnalismo, (Cézar/Marisa/Arnaldo/Carlinhos Brown), faixa do primeiro CD dos Tribalistas (2002) e um dos pontos altos do show do trio.

Os portugueses Carminho e António Zambujo participam, respectivamente, de Tom de Voz (Cézar/Quito Ribeiro) e Até o Fim (Cézar/Arnaldo).

Arnaldo, parceiro mais frequente, registrou uma que não é sua, Tiranizar (Cézar/Caetano); a voz de Adriana Calcanhotto está na faixa-título (Cézar/ Arnaldo/Tom Veloso). Tom e Moreno gravaram Um Só Lugar. A voz pequena de Fernanda Montenegro surpreende pela emoção em Aquele Frevo Axé.

Ele não faz letra. “Preciso de um poeta.” O primeiro foi Caetano. Os dois se aproximaram mais já na época do estouro de Alegria Alegria. Trinta anos depois, Paula Lavigne, segunda mulher de Caetano, lhe instigou para que virassem parceiros.

“Nunca imaginei fazer música, mas ser compositor você não planeja, é algo orgânico.

Morava em Itapuã, peguei um ônibus e aquilo que a Paulinha falou ficou na minha cabeça. De repente a música apareceu inteira”, relembra o compositor, que tem João Gilberto como ídolo maior.

“Eu disse: ‘Caetano, fiz uma música’. Ele respondeu: ‘Que maravilha, assovie pra mim’. Era verão, ele viajou para Nova York, encontrou com Gal e ela pediu uma música para o disco. Quando eu soube, já tinha uma editora correndo atrás de mim para editar Aquele Frevo Axé”, ri.

“A dedicação de Cezinha faz com que ele alcance uma síntese muito rara de sofisticação e simplicidade. Suas canções parecem clássicos já ao nascer”, acrescenta Arnaldo Antunes.



No hay comentarios:

Publicar un comentario