martes, 18 de agosto de 2015

2015 - DOIS AMIGOS, UM SÉCULO DE MÚSICA












A TRIBUNA ON-LINE
17/8/2015


Multishow exibe show de Caetano Veloso e Gilberto Gil no dia 22
Apresentação comemora 50 anos de carreira dos cantores


Os artistas comemoram 50 anos de carreira com show no Citibank Hall
Foto: Henrique Alqualo


A turnê Dois Amigos, Um Século de Música, que comemora os 50 anos de carreira de Caetano Veloso e Gilberto Gil, traz sucessos como O Leãozinho, Se Eu Quiser Falar Com Deus e Tropicália em apresentações pelo mundo afora.

Com passagens pela Europa, como Amsterdã, Londres e Barcelona, a dupla desembarca no próximo sábado, dia 22 de agosto, no Citibank Hall, em São Paulo. O Multishow exibe a performance ao vivo, a partir das 22h30, com apresentação de Luiza Micheletti.
Ainda em clima de comemoração, Caetano e Gil recebem homenagem no palco do Prêmio Multishow 2015, a ser realizado no dia 1º de setembro, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. Ana Cañas, Ana Carolina, Anitta, Gal Costa, Ivete Sangalo e Maria Gadú interpretam canções que marcaram as respectivas carreiras dos artistas.

Serviço:
Dois Amigos, Um Século de Música com Gilberto Gil e Caetano Veloso
Sábado, dia 22 agosto, às 22h30, no Multishow - Ao Vivo








20 Agosto 2015
Gil e Caetano chegam a São Paulo como se fossem um só

Julio Maria - O Estado de S.Paulo

Temporada de shows mostra que os pontos de intersecção entre os dois baianos podem estar, justamente, em suas diferenças


Gilberto Gil já disse em entrevistas que a primeira pessoa em que pensa quando cria uma canção é Caetano Veloso. “Será que ele vai gostar?” Se lhe parecer que não, muda tudo. A recíproca soa verossímil. “Será que Gil aprovaria?” E isso há mais ou menos 50 anos, desde que os baianos se conheceram quando um subia e outro descia a Rua Chile, em Salvador. A incidência do negro da capital no pensamento musical do caboclo de Santo Amaro, e vice-versa, é tamanha que se um dos dois não existisse, o outro ainda existiria, mas seria algo bem diferente do que é.

Gil e Caetano fazem nesta quinta, 20, a sequência de uma série histórica. Chegam
a São Paulo para o show que mostram pelo mundo há dois meses cantando 27 canções
com seus violões como se escrevessem a autobiografia que um dia negaram a terceiros. Falam de berço ('Eu vim da Bahia', Gil, 1965), transcendência ('Tropicália', Caetano, 1967), exílio ('Terra', Caetano, 1978), migração ('Sampa', Caetano, 1978), futuro ('Expresso 2222', Gil, 1972), crença ('Filhos de Gandhi', Gil, 1973), fé ('São João Xangô Menino', Caetano e Gil, 1976), festa ('Toda Menina Baiana', Gil, 1979) e morte ('Não Tenho Medo da Morte', Gil,
2008). 





Gilberto Gil e Caetano Veloso fazem temporada mundial com 27 músicas em 1h40 de
Show / Foto: André Dussek - Estadão

Se toda música de Gil é, em camadas mais ou menos profundas do subconsciente, uma parceria com Caetano, e tome vice-versa, é também sustentável dizer que, hoje, em seus respectivos 73 anos de idade, Gil anda com fé para trás enquanto Caetano segue caminhando contra o vento para frente. Não se coloca seus valores no tribunal. A ousadia pode estar tanto na reinvenção de linguagem que Caetano fez em seus três últimos discos roqueiros lançados com a Banda Cê quanto na regressão bossa novista até João Gilberto que obrigou Gil, aos 70 anos, a estudar e redimensionar seu violão.

Ainda que não façam aparições em palco ou assinem músicas com frequência (sua última turnê foi em 1994, com 'Tropicália Duo'), a preservação da marca ‘Gil e Caetano’ segue imaculada de crises e distanciamentos, ao menos, visíveis a olho nu. Mesmo quando se colocaram em posições conflitantes – a mais recente delas com Caetano recuando na questão das biografias, se dizendo a favor da liberação, enquanto Gil batia o pé por um resultado menos liberal – seus pensamentos se completam.

A irmandade longeva no meio musical não é praxe entre os criadores que atingem resultados acima da curva. É certo que Gil e Caetano só tiveram um grupo juntos, os Doces Bárbaros, em 1976, ao lado de Gal Costa e Maria Bethânia, um projeto para comemorar os dez anos de carreira de cada um deles e que deixou apenas um disco. Mas, se seguissem o roteiro dos duos estelares que inevitavelmente colidem em disputas de ego e de bolso, já estariam habitando planetas diferentes.

Gil e Caetano são o modelo de matrimônio com o qual sonha a humanidade. Gil, com os anos, está se tornando o sábio que, se preciso, vai aos filósofos da Grécia Antiga para explicar porque o forró do sertão nordestino acabou contaminado pelos teclados do Calcinha Preta. Ele não julga, jamais. Sobretudo quando fala com a imprensa escarafunchadora, costuma sair do próprio corpo e fazer um sobrevoo pelo universo antes de trazer a resposta. Não há como pegá-lo na curva.

Caetano mudou bastante. Jovem ou já nem tão jovem assim, era capaz de levar suas
opiniões aos estertores. Enfrentava uma plateia inteira se ela resolvesse hostilizar Elis Regina e discutia política com o sangue nos olhos e as veias latejando no pescoço. Aos poucos, atingiu a serenidade e passou a falar menos, sobretudo com jornalistas. Existe ali uma tristeza mais visível, ou uma menor disposição para disfarçá-la. Dia desses, em que ela veio com tudo em seu quarto, que ele canta como sendo “o lugar mais frio do Rio”, escreveu a devastadora 'Triste' para seu recente álbum 'Abraçaço'.

E talvez esteja justamente nos tons da tristeza de Caetano e na alegria de Gil a intersecção definitiva para que Gil e Caetano se tornassem um só, Gil-e-Caetano.
As músicas do show mostram Caetano levando sempre o peso e a melancolia das cidades enquanto Gil carrega a festa dos terreiros. Sem um, o outro não faria sentido.






UAI
Belo Horizonte

Simples, bonito e direto
Caetano Veloso e Gilberto Gil reverenciam a canção brasileira em turnê
Dupla chegou ao Brasil esta semana; nova parceria fala dos palestinos e do Brasil escravocrata

Mariana Peixoto - EM Cultura

Publicação: 22/08/2015




São Paulo – E tudo se fez canção. É ilusório pensar que o formato um tanto enxuto de Dois amigos, um século de música, show que celebra os 50 anos de carreira de Caetano Veloso e Gilberto Gil, é reducionista.

Pois ao apostar na voz, no violão e nos silêncios – ao contrário do formato costumeiro, com vários instrumentistas, além da verborragia que a dupla costuma levar para o palco –, o brilho fica na música. Estão intactas as canções do repertório da turnê – que, depois de passar pela Europa e por Israel, iniciou, quinta-feira, sua temporada brasileira. Cada uma fala por si.

Lotado, o Citibank Hall paulistano assistiu, durante 110 minutos, a Caetano e Gil executarem repertório muito semelhante ao apresentado nas 19 datas internacionais – a temporada teve início em 25 de junho, em Amsterdã, na Holanda. No primeiro show brasileiro foram 29 músicas, com dois bis.

Até 17 de outubro, a turnê prossegue pelo Brasil, Argentina e Uruguai com outras 14 datas. Em Belo Horizonte, os shows, com ingressos esgotados, estão marcados para 26 e 27 de setembro, no Chevrolet Hall. Há entradas disponíveis para as apresentações em Curitiba (26 deste mês) e Porto Alegre (28). Para a nova data em São Paulo (8 de outubro), a venda começa na segunda-feira.

Na estreia, houve mudanças aqui e ali. A mais representativa foi a inclusão de uma inédita: o samba As camélias do Quilombo do Leblon, que os dois terminaram na madrugada do show paulistano. A letra traça um paralelo entre o Brasil escravocrata – o quilombo na Zona Sul carioca protegido pela princesa Isabel, que recebia em troca camélias, tornadas símbolo da abolição – e a vida na Palestina, que os baianos conheceram no mês passado.

Em 28 de julho, foi realizado um show em Tel Aviv. Assim que a apresentação foi anunciada, os dois receberam insistentes pedidos para que desistissem da empreitada. O movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções contra Israel (BDS), que luta pelo fim da ocupação dos territórios palestinos, encampou a iniciativa, que ganhou peso com a adesão de Roger Waters, ex-baixista e vocalista do Pink Floyd, e do arcebispo e Nobel da Paz Desmond Tutu.

Nada demoveu a dupla de cantar em Israel. No entanto, Caetano e Gil visitaram a região palestina. Citam em As camélias do Quilombo do Leblon a região de Hebrom, na Cisjordânia: “Rimos com as doces meninas sem sair do tom”. E falam da vinda de camélias da “segunda abolição”.

Sabiamente, os dois executaram a novíssima canção no início do show, logo depois de É de manhã, que Caetano comentou ser a música mais antiga do repertório da noite (foi gravada por Bethânia em 1965, no compacto que tinha Carcará como lado A).

Esse diálogo se fez presente em boa parte do show. Ainda na parte inicial da apresentação, Caetano executou Tropicália (“Eu organizo o movimento/Eu oriento o carnaval”). Ganhou, como resposta de Gil, Marginália 2, parceria com Torquato Neto (“Eu, brasileiro, confesso/Minha culpa, meu pecado”).

Depois, Caetano tomou a frente com uma sequência solo que arrebatou o público: Sampa, Terra, Nine out of ten e Odeio você, esta da safra dos anos 2000. Gil devolveu mais tarde, com Drão, Não tenho medo da morte (só com voz e batuque ao violão, que pediu silêncio total da plateia no momento mais intenso da apresentação), Expresso 2222 e Toda menina baiana.

Entre as versões, há duas em espanhol: Tonada de luna llena, do venezuelano Símon Díaz, gravada por Caetano para A flor do meu segredo, filme de Pedro Almodóvar, e Tres palabras, do cubano Osvaldo Farrés, já registrada por Gil. Há ainda a italiana Come prima, sucesso na voz de Tony Dallara.

Se nos shows internacionais o palco era limpo, com fundo escuro, aqui ele ganhou um colorido. Assinado por Hélio Eichbauer, o cenário é um painel cheio de símbolos geométricos – um deles traz a estrela de Davi, outra referência à polêmica passagem por Israel. Na frente, duas cordas apresentam as bandeiras dos 26 estados, do Distrito Federal e do Brasil.

Caetano é mais solto, deixa o banquinho mais de uma vez, vai até a plateia. No entanto, Gil é quem levanta mais gritos do público e, mesmo sem a voz de outrora, consegue, também por seu virtuosismo ao violão, arrebatar em Andar com fé e Super-homem (A canção).

No bis previsto, Gil atacou de Domingo no parque, enquanto Caetano defendeu A luz de Tieta.
Terminado o show, as luzes do Citibank Hall teimaram em não acender. Os dois amigos voltaram. Caetano foi de Leãozinho, Gil de Bob Marley, com a deliciosa Three little birds. Simples, bonito, direto. Como as boas canções costumam ser.


AO VIVO NA TV

O Multishow transmite hoje, a partir das 22h30, o show Dois amigos, um século de música diretamente do Citibank Hall, em São Paulo.

 

Linha do tempo

1964
Nascidos em 1942, com um pouco mais de um mês de diferença (Gil é de 26 de junho, Caetano de 7 de agosto), os dois se esbarram no início da década de 1960, na Rua Chile, em Salvador. Em 1964, montam o show Nós, com Maria Bethânia, Gal Costa e Tom Zé.

1967
Na terceira edição do Festival de Música Popular Brasileira, ficam entre os cinco finalistas. Gil consegue o segundo lugar com Domingo no parque, e Caetano o quarto com Alegria, alegria. As duas canções marcaram o início do Tropicalismo, movimento de que os baianos foram protagonistas.

1969
Presos pela ditadura militar, Caetano e Gil partem para exílio em Londres, onde vivem até 1972. Na época, eram casados com as irmãs Gadelha. Caetano com Dedé e Gil com Sandra.

1976
Com Gal e Bethânia, criam o show Doces bárbaros, que ganhou edição comemorativa em 2002

1981
Ídolo de Gil e Caetano, João Gilberto grava com eles (e também Maria Bethânia) o álbum Brasil

1993
Lançam o disco Tropicália 2, que comemora os 25 anos do álbum Tropicália ou Panis et circenses. No ano seguinte, saem em turnê com Tropicália duo.
 

2013 
18 de abril - Caetano e Gil fazem show no Copacabana Palace, em noite de gala na comemoração dos 100 anos da Shell no Brasil.

2015
Junho - Saem em turnê com "Dois Amigos - Um século de Música"






BELO HORIZONTE

Show descifrado

Publicação: 26/09/2015
Breve análise do repertório de Caetano e Gil revela o que eles devem mostrar ao vivo

Dupla se apresenta neste fim de semana, em Belo Horizonte, apostando na combinação voz e violão

Mariana Peixoto - EM - Cultura

É chegada a hora. Agora, não resta muito o que dizer, só ouvir. Depois de algumas datas na América do Sul, Caetano Veloso e Gilberto Gil, de volta ao Brasil, começam hoje, no Chevrolet Hall, a segunda parte da turnê nacional de Dois amigos, um século de música. Tanto a apresentação deste sábado, às 22h, quanto a de amanhã, às 20h, estão esgotadas.

Desde a estreia, em 25 de junho, em Amsterdã, o repertório sofreu pequenas modificações. Em linhas gerais, os dois estão sozinhos com o banquinho e o violão, a exemplo do mestre João Gilberto. A apresentação aproxima-se das duas horas. O número de canções pode chegar a 30.

O primeiro show no Brasil foi em 20 de agosto, em São Paulo. De lá para cá o público conheceu uma parceria inédita: o samba As camélias do Quilombo do Leblon, que traça um paralelo entre o Brasil escravocrata – o quilombo na Zona Sul carioca protegido pela princesa Isabel, que recebia em troca camélias, tornadas símbolo da abolição – e a vida na Palestina, que Gil e Caetano visitaram em julho.

Apostando na voz (principalmente na de Caetano), no violão (no virtuosismo de Gil) e nos silêncios, o brilho fica na música. Que pode ser tanto dos primórdios da carreira (É de manhã, a mais antiga do repertório, gravada por Bethânia em 1965), quanto de fases mais recentes, como Não tenho medo da morte, que Gil gravou na década passada.

A seguir, um pouco da história de algumas canções. São narrativas que fazem parte da vida de Caetano e Gil, mas também da de todos nós.

Tropicalistas
Duas canções apresentadas no 3º Festival da Música Popular Brasileira, em outubro de 1967, são os marcos iniciais do Tropicalismo. Uma delas é Domingo no parque, de Gil, defendida com uma banda de rock, no caso os Mutantes. Na histórica (e polêmica) edição do festival, ela levou o segundo lugar. Naquele mesmo ano, Caetano havia lançado seu primeiro álbum solo, aberto pela canção (Tropicália) que deu nome ao movimento que eclodiria em 1968. Tropicália ou Panis et circenses é ainda o antológico disco-manifesto que uniria a geração. Na capa, realizada em São Paulo, na casa do fotógrafo Oliver Perroy, sob influência de Andy Warhol, Sgt. Peppers e toda a contracultura, o poeta Torquato Neto aparece de boina, ao lado de Gal. São dele algumas das letras mais relevantes do movimento, entre elas Marginália II, parceria com Gil, que o baiano gravaria em seu álbum de 1968.

Do exílio

O AI-5, promulgado no início de dezembro de 1968, é o início do fim do tropicalismo. No dia 27, Gil e Caetano são presos em São Paulo. Liberados apenas na quarta-feira de cinzas do ano seguinte, não demoram a seguir para o exílio. Em Londres, Caetano grava dois álbuns, Transa (1972, lançado quando ele volta ao Brasil) o mais importante deles. Nine out of ten, uma das canções em inglês do álbum, marca a experiência que o baiano tem com os imigrantes jamaicanos. Na canção, de forma pioneira, ele incorpora o reggae. O período na prisão vai inspirar uma de suas canções mais celebradas: lançada em 1978 no álbum Muito (Dentro da estrela azulada), Terra não foi bem recebida na época. Tocou pouco em rádio, era muito longa (quase sete minutos) para os padrões.

Com destinatário
No início de 1980, Gil se separa de sua terceira mulher, Sandra Gadelha. É um ano de poucos shows e muita produção. Uma das canções mais marcantes do período, Drão (lançada no disco Um banda um, 1982), é escrita logo após o fim do relacionamento. Versa sobre as transformações do amor. “Drão” é o apelido dado a Sandra por Bethânia. Já Caetano e Gil a chamavam “Drinha”. Caetano é prolífico em homenagear amigos e amores em canções. Vera gata foi escrita para Vera Zimmerman; Tigresa para Regina Casé; Branquinha e Não me arrependo para Paula Lavigne. Nos anos 1970, conheceu o baixista Dadi Carvalho. Então integrante dos Novos Baianos (mais tarde ele formaria A Cor do Som), Dadi ganha de Caetano O leãozinho (do álbum Bicho, 1977). Quando recebeu o presente, o músico acreditou que não fosse para ele, mas para Moreno Veloso, “porque parece um pouco música para criança”.

Transcendentais
De formação católica, Gil já admitiu que com a passagem do tempo foi se tornando “um indivíduo mais autônomo”. Afirmou ainda que seu deus é “vago, um mistério”. Esotérico (do álbum Doces Bárbaros, 1976), é sua tentativa de transpor a ideia do mistério divino para o campo do amor terreno. Andar com fé (de Um banda um, 1982) é uma homenagem ao linguajar caipira, aquele que “come” as sílabas finais (“Andá com fé eu vou / Que a fé não costuma faiá”). Da safra mais recente, a verborrágica Não tenho medo da morte (registrada em Banda larga cordel, 2008) foi escrita numa viagem a Sevilha. Em sua reflexão, ele discorre sobre o real medo: não é o da morte, e sim o de morrer. É, de longe, o momento mais confessional do show, quando Gil a interpreta só com a voz e o batucar do violão.

O que é que a Bahia tem
Cantando a própria aldeia desde o início da carreira, Gil e Caetano celebraram a Bahia de diversas formas. Eu vim da Bahia, canção dos primórdios da carreira de Gil, foi registrada por muitos intérpretes – Baden Powell e Gal Costa entre eles. Mas virou uma música de João Gilberto. Em seu álbum mais recente, Gilbertos samba (2014), uma ode à batida joão-gilbertiana traz novo registro. Ídolo maior de Caetano, João Gilberto ganha homenagem no show com uma versão de É luxo só (Ary Barroso/Luiz Peixoto), outra canção de que o baiano de Juazeiro se apoderou. A Bahia é apresentada ainda de uma maneira saudosa. Back in Bahia é da safra londrina e integra o repertório de Expresso 2222 (1972), primeiro álbum de Gil pós-exílio. Enquanto a letra ressalta a falta da terra natal, a melodia valoriza ritmos nordestinos.

No retorno do exílio, os baianos encontram mudanças. Gil se impressionou com a redução do afoxé Filhos de Gandhi, um dos blocos carnavalescos mais importantes e populares de Salvador. “Ao revê-lo numa situação de indigência, me deu uma dor seguida de um arroubo de filialidade; resolvi dar uma força”, disse ele, que se inscreveu no bloco e compôs Filhos de Gandhi (do álbum O viramundo, 1976). Ainda desfilou durante 13 anos consecutivos no bloco. A folia, claro, não fica de fora. Clássico do repertório inaugural do axé, Nossa gente (Avisa lá), de Roque Cordeiro, foi lançada em 1992 pelo Olodum. No ano seguinte, em Tropicália 2, Gil e Caetano fazem novo registro da canção, com menos percussão e mais corda. A luz de Tieta, da trilha do filme Tieta do agreste (1996), de Cacá Diegues, é Caetano para as massas. Foi um dos sucessos do carnaval soteropolitano de 1997.






27/09/2015
Caetano Veloso e Gilberto Gil esbanjam genialidade em BH

Cinthya Oliveira - Hoje em Dia 



 Foto: Flávio Tavares / Hoje em Dia
MESTRES - Caetano Veloso e Gilberto Gil esbanjam simplicidade e genialidade

Não é preciso muito para se fazer um show perfeito. Bastaram dois violões e um cenário simples –  mas bonito e que dá bem o recado – para que Caetano Veloso e Gilberto Gil pudessem emocionar milhares de pessoas que lotaram o Chevrolet Hall na noite de sábado (26). No repertório da turnê “Dois Amigos, Um Século de Música”, grandes sucessos que ganharam coro da plateia – como “Sampa”, “Esotérico” e “Expresso 2222” – e outras mais contemplativas, como “Tonada de Luna Ilena” e “Come Prima”.

A Bahia foi a grande homenageada da turnê, sendo reverenciada em muitas canções, especialmente as compostas por Gil – “Toda Menina Baiana”, “Back in Bahia”, “Em Vim da Bahia”, “Filhos de Gandhi” – e numa referência a “Avisa Lá”, do Olodum. O Estado natal dos mestres também foi lembrado com “A Luz de Tieta”, uma canção que Caetano sempre faz questão de lembrar em seus shows.

“Tieta” fez parte do primeiro bis da apresentação, que foi iniciado com o já esperado “Desde que o Samba É Samba” e com a obra-prima máxima de Gil, “Domingo no Parque”. Para um maior êxtase do público, houve ainda um segundo bis, com “O Leãozinho” e “Three Little Birds”, fechando o show com exatas duas horas de belíssimas canções.

A proposta da turnê é de uma divisão igualitária de destaques entre os amigos baianos, mas na apresentação do Chevrolet Hall foi perceptível que Caetano aparece mais. Foi o dono da voz da maior parte do repertório, especialmente na primeira fase do show. Também foi quem angariou o maior número de gritos de “lindo” que saiam da plateia a todo momento.

Gil parecia menos solto e à vontade do que nas apresentações em que é o único centro das atenções, porém isso não diminui sua incrível capacidade de levantar o público. Não à toa suas composições mais empolgantes e que prestam convite ao “cantar junto” ficaram para o final.
 

Fotos BELO HORIZONTE - Flávio Tavares
 









Circo Voador, 6/12/2015


No hay comentarios:

Publicar un comentario