miércoles, 21 de enero de 2015

1982 - PARCEIROS - Dona Ivone Lara


Yvonne Lara da Costa (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1921 - Rio de Janeiro, 16 de abril de 2018).

● FORÇA DA IMAGINAÇÃO (D. Ivone Lara/Caetano Veloso) 1982




Foi Beth Carvalho quem promoveu a parceria mais honrosa que eu poderia fazer: um samba com Dona Ivone Lara. Força da Imaginação.

Em 1965, assisti, com Dedé, ao desfile das escolas de samba que celebrava o quarto centenário da cidade do Rio de Janeiro. Numa arquibancada armada na avenida Presidente Vargas, ouvi o samba enredo que é o meu preferido dentre todos, até hoje: Os Cinco Bailes Na História do Rio. Dona Ivone Lara era autora. Acreditar: samba deslumbrando o começo dos anos 1970 na voz de Roberto Ribeiro. Sonho Meu é uma das canções mais bonitas e inspiradas que já foram feitas neste país. As vozes em terça de Gal Costa e Bethânia chegaram ali ao seu auge de nobreza. Alguém me Avisou: Dona Ivone, cujo show no Vila Velha me instigou a passar anos sonhando em fazer como samba, no cinema, o que Saura fez com o flamenco - e ela, sem nem imaginar esses meus sonhos, escreveu o samba dos baianos chegados ao Rio. Dona Ivone Lara deu sentido à minha vida. Devagarinho. A cada gesto, a cada passo miudinho. Rainha eterna da cultura carioca. Estamos esmagados de saudade mas exaltados de encantamento pela beleza que a vida insiste em dizer que pode ter. 

[17/4/2018, Caetano Veloso]






No hay comentarios:

Publicar un comentario