jueves, 19 de enero de 2023

2023 - FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR - Gilberto Gil convida Caetano Veloso

 







Caetano anunciou que está preparando cinco músicas para a apresentação. 

"Já estamos ensaiando para a participação (5 músicas) que farei no show de Gilberto Gil no Festival De Verão Salvador, dia 28/01 no Parque de Exposições."



18/1/2023 - Ensaio - Foto: Bem Gil









27/1/2023 - Ensaio - Foto: Max Haack/Ag Haack


27/1/2023 - Ensaio - Foto: Max Haack/Ag Haack



O dueto mais esperado do primeiro dia de Festival de Verão (28/1/2023), o de Gilberto Gil com Caetano Veloso, é também o mais antigo entre as parcerias do evento. Os baianos têm mais de 50 anos de amizades e de músicas que marcam a história da cultura brasileira. 

O encontro foi também o primeiro dos dois em solo baiano desde a morte de outra parceira de vida, Gal Costa, que morreu no fim de 2022 e ganhou homenagens dos amigos. E em uma noite onde se celebra a Bahia e seu música, nada mais justo do que começar com um agradecimento ao "Tempo rei". 

Anfitrião da noite, Gilberto Gil, acompanhado da banda, que também é família, devolveu gestos do carinho do público ao ouvir gritos de "eu te amo". "É recíproco", disse.


Passeando por sua história, por seu tempo, por sua essência, Gil lembrou os tempos de exílio em Londres, quando foi obrigado pela Ditadura Militar a deixar o Brasil, e cantou "Back in Bahia". 

Em "Esotérico", Gil, como de costume, emocionou a plateia e seguiu fazendo todo mundo cantar junto com "Andar com fé". 

Ao receber Caetano no palco celebrou o que a Bahia tem de melhor ao cantar "São Salvador" de Dorival Caymmi. Caetano falou sobre o prazer de estar "em casa". "Na nossa cidade", completou Gil. 

Na sequência, Gil e Caetano celebraram Gal Costa, como "a grandeza que nunca se esgotará". Caetano tirou a camisa que usava para destacar uma segunda com a inscrição "GAL" em letras garrafais.


A homenagem à amiga seguiu com "Divino Maravilhoso", música da dupla feita para Gal. O público reagiu ao gritos de "Gal Costa".


O tempo que nos presenteia com a contemporaneidade de Gil e Caetano ainda foi suficiente para fazer o Parque de Exposições de Salvador cantar junto "Odara" e "Tieta", antes de com "Todo menina baiana" se despedirem do palco.





















Caetano Veloso usou camisa com o nome Gal em homenagem à cantora
Foto:  Reprodução / Multishow 







No hay comentarios:

Publicar un comentario