domingo, 14 de febrero de 2021

1984 - QUERO IR A CUBA - Festival Varadero 84

 

Elba Ramalho se apresentou na 4ª Edição do Festival de Varadero em novembro de 1984 e teve sua apresentação registrada e lançada em disco pela gravadora cubana Egrem.

O álbum não foi lançado no Brasil.



1984 – ELBA RAMALHO
Álbum “Festival Varadero 84”
4to. FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA POPULAR [21-25/11/1984]
Primera Noche
Grabado en vivo en Varadero (Cuba).
[Varios intérpretes]
Empresa de Grabaciones y Ediciones Musicales [Egrem] LP LD-V-84, Lado B. [Cuba]
Lanzamiento: noviembre de 1984
 

Lado B
1. ENERGIA (Lula Queiroga)
2. BANQUETE DE SIGNOS (Zé Ramalho)
3. QUERO IR A CUBA (Caetano Veloso) Citação do texto CANTO GERAL (Pablo Neruda)
4. TOQUE DE FOLE (Bastinho Calixto/Ana Paula)
5. NO SOM DA SANFONA (Jackson do Pandeiro/Kaká do Asfalto)
6. SAMBA ESCRACHADO (Lenine/Zeh Rocha)
 

 

Banda Rojão
Direção musical, arranjos e teclados: Zé Américo Bastos
Guitarra: Zeppa Souza
Baixo: Antônio Santana
Bateria: Rubinho
Percussão: Sidinho Moreira
Trombone: Paulo Williams
Trompete: Nilton Rodrigues
Sax e flauta: Marcelo Neves
Vocais: Tadeu Mathias e Nair de Cândia


QUERO IR A CUBA
(Caetano Veloso)

Mamãe eu quero ir a Cuba
Quero ver a vida lá
La sueño una perla encendida
Sobre la mar

Mamãe eu quero amar a ilha
De Xangô e Iemanjá
Yorubá igual à Bahia 

Desde Célia Cruz
Cuando eu era un niño de Jesus
E a revolução
Que também tocou meu coração

“Cuba seja aqui”
Essa ouvi dos lábios de Petit
Desde o cha-cha-cha
Mamãe eu quero ir a Cuba
E quero voltar!

 

CANTO GERAL
(Pablo Neruda)

Cuba, Cuba
Flor espumosa
Efervescente
Escarlate 

Esta é a árvore dos livres
Árvore-terra
Árvore-nuvem
Árvore-pão
Árvore-flecha
Árvore-punho
Árvore-fogo
Eu te amo!
 

Pura terra
Como tantas coisas amei contraditórias
A rua, a flor, a abundância, o rito
Eu te amo, pura irmã do oceano
E amei o sistema da tua forma reta
E a precisa extensão do teu vazio



Elba voltou feliz ao Brasil e contou aos jornalistas: “Resumi minha apresentação em 40 minutos. Eles ficaram tão impressionados que, dois dias depois, saiu um disco com as músicas que eu havia interpretado. Uma coisa muito carinhosa: de um lado do LP, a Orquestra cubana Van Van e, do outro, “A noite brasileira” comigo, com seis músicas das 11 músicas que cantei. Pena que na gravação não tenha ficado registrada Samba do grande amor, de Chico Buarque, uma composição que ele fez dedicada aos cubanos. Aliás, a ausência de Chico foi muito sentida. Sempre me perguntavam a razão de ele não ter ido. Ele é um dos artistas brasileiros mais queridos em Cuba”.

E finalizou como a música de Caetano: “É um povo caloroso. Acharam fantástica a minha dança. Esta receptividade me levou a uma apresentação extra com os artistas espanhóis e russos. Na verdade, agora que já fui a Cuba, quero voltar”.















No hay comentarios:

Publicar un comentario