Paulo
Bruscky foi convidado para criar a 34ª edição da Parede Gentil, intervenção que
permanece em exibição por 4 meses na parede exterior d'A Gentil Carioca.
Rua
Gonçalves Ledo, 11 e 17 sobrado - Centro - Rio de Janeiro
Fotos:
Pedro Agilson
17/11/2019 - Parede Gentil n° 34
Pelos
Nossos Desaparecidos e Vende-se ou Aluga-se, 2019
por
Paulo Bruscky
Gentil
apoio de Susan & Michael Hort
de
21 set a 01 nov
Fonte: Facebook
ALETA VALENTE: Superexposição + MARCELA CANTUÁRIA: La Larga Noche de los 500 años
Exposição
09/11 – 20/12/2019
"Muito
bom ter ido à A Gentil Carioca. As esquinas que
se espelham na artéria mais íntima do coração do centro do Rio (como me veio de
volta o Rio de Janeiro dos meus 13 anos!) compõem a
galeria, que apresenta as exposições de Marcela Cantuaria e Aleta Valente.
Marcela com pinturas da noite de cinco
séculos que cobre o que chamamos América Latina. Desde o começo da colonização,
o céu sempre cheio de estrelas, na terra morrem e vivem pessoas que lutam pela
luz.
Já Aleta traz às paredes peças como os
densos poemas-piada nascidos de selfies que ela vem postando na internet há uns
poucos anos. Provam-se obras de arte com visão profunda e plural, embora tenha
sempre a exposição de sua própria beleza física (que, assombrosamente, traz
crítica e libertação do uso que nossa cultura faz do encanto do corpo
feminino).
Para explicitar com maior violência e
lirismo tudo o que se vê nos quadros, uma performance da artista arrebata o
espectador: presa a um eixo que, no lado oposto, suspende um amontoado de
apetrechos de cozinha - batedeiras, liquidificadores, fogão, forno de
micro-ondas - , ela, usando um avental, propulsiona uma rotação que já seria
simbólica do peso do trabalho doméstico em oposição à autonomia de um corpo de
mulher, mas que, num crescendo de velocidade e irregularidade, produz
trombadas, voos mágicos, pequenos desastres, perigo para a segurança física da
moça e parcial desmonte dos aparelhos, num drama em que desafio, histeria,
alegria física, raiva, cansaço e salvação da alma se seguem ou se alternam até
que um ralentando natural se traduz em começo do término da apresentação: nada
está mais como antes."
[17/11/2019, Caetano Veloso, Facebook]
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