sábado, 3 de diciembre de 2016

2017 - ENTÃO, MARIA BETHÂNIA


23/11/2016

Maria Bethânia vai ser tema de um livro a ser lançado em dezembro. A obra será publicada pela Barléu Edições e trará 400 páginas da cantora baiana, informou o jornal carioca "Extra".
 
O livro foi escrito pela produtora e diretora teatral Bia Lessa, que dirigiu Bethânia em shows. O lançamento faz parte das  homenagens aos 70 anos da cantora baiana, completados no último dia 18 de junho.
 
Segundo a publicação, o livro terá imagens feitas por Evandro Teixeira, Marisa Alvarez Lima, Cristina Granato e Thereza Eugênia, além de fotos de acervo da irmã de Caetano Veloso.
 
No mês que vem, também será lançado o DVD "Abraçar e Agradecer", gravado em São Paulo em agosto de 2015, para marcar os 50 anos de carreira da diva baiana.

Fonte: diariodonordeste


Capa do livro “Então, Maria Bethânia”
Créditos: Reprodução

 

Aos 70, Maria Bethânia vira livro com imagens históricas de sua trajetória




Maria Bethânia ganha livro organizado por Bia Lessa || Créditos: Gringo Cardia
 

Maria Bethânia vai virar livro. Em homenagem aos 70 anos da cantora e dos seus 50 anos de carreira, Bia Lessa preparou um livro fotográfico com cerca de 400 imagens de sua trajetória, além de fotos do Recôncavo e de Santo Amaro da Purificação – onde ela nasceu.

“O livro a princípio seria só de fotografias da Bethânia, mas fiquei completamente apaixonada por Santa Amaro e pelo Recôncavo. Esses lugares são de uma riqueza cultural absurda, é o Brasil no seu auge, uma mistura entre o profano e sagrado, entre a sofisticação e despojamento, é uma sabedoria de gêneros, todos ali se namoram. Você realmente entende o Brasil. Você sente a força dos índios, dos negros, dos portugueses, das forças populares e das eruditas”, disse Bia ao Glamurama.

Uma das fotos mais emblemáticas da obra é a de um palco construído em cima de uma caixa d´água na casa de Dona Canô, cenário de festas cheias de alegria no melhor estilo baiano. “Nas festas, todo mundo fica ali, rindo, falando. É uma farra. E na casa de Dona Canô todo mundo entra, as portas ficam sempre abertas”.

Além de fotografias, o livro conta uma seleção de textos de Maria Lucia Montes, Lillian Schwartz e Jorge Mautner. O texto de abertura é um trecho do livro “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro. O livro “Então, Maria Bethânia” chega às livrarias em meados de dezembro. (Por Denise Meira do Amaral)




Foto: Maria Sampaio

Foto: Acervo pessoal


1967 - Foto: Thereza Eugênia


1972 - Foto: Thereza Eugênia





Então, Maria Bethânia é uma fotobiografia à altura da carreira da cantora homenageada. Com mais de 400 fotografias de todos os períodos de sua carreira, é uma edição completa para os amantes de Maria Bethânia.



O livro, de autoria de Bia Lessa, traça um perfil da cantora, a partir de suas relações com a cultura, tradição e religião brasileiras. A obra, que conta com a registiros de mais 50 fotógrafos, contempla seu universo particular, ao lado da família e amigos, o sincretismo que perpassa sua vida e obra, a relação com sua cidade natal, Santo Amaro, resgatando uma importante faceta da cantora: sua brasilidade.



O livro é uma homenagem aos 50 anos de carreira de Maria Bethânia - uma vida dedicada à arte, à música e a cultura brasileiras.



Bia Lessa é diretora de teatro, curadora e cenógrafa. Contemplada com o Prêmio Molière de melhor direção, Bia realizou, em 1998, a exposição "Brasileiro que nem eu, que nem quem?", que resultou em livro homônimo. Mais recentemente , dirigiu a exposição "Maria de todos nós", em homenagem à Maria Bethânia e o show da cantora "Abraçar e agradecer".









Jornal do Brasil

25/01/2017



Lançamento do Livro "Então , Maria Bethânia", de Bia Lessa



Em homenagem aos 70 anos da cantora e dos seus 50 anos de carreira, Bia Lessa preparou um livro fotográfico com cerca de 400 imagens de sua trajetória, além de fotos do Recôncavo e de Santo Amaro da Purificação – onde ela nasceu.



Uma das fotos mais emblemáticas da obra é a de um palco construído em cima de uma caixa d´água na casa de Dona Canô, cenário de festas cheias de alegria no melhor estilo baiano.



Além de fotografias, o livro conta uma seleção de textos de Maria Lucia Montes, Lillian Schwartz e Jorge Mautner. O texto de abertura é um trecho do livro “O Povo Brasileiro”, de Darcy Ribeiro.





Arlindo Hartz e Aline Castilho - Foto: Cristina Granado

Thereza Eugênia e Bia Lessa - Foto: Daniel Marques

No hay comentarios:

Publicar un comentario