domingo, 10 de mayo de 2015

2015 - UNS


Margareth Menezes e Caetano Veloso gravaram juntos, no estúdio Palco, de Gilberto Gil, no Rio. Eles fizeram dueto em duas composições do baiano: Luz do Sol e Uns. Pelo menos uma delas estará na faixa bônus do novo DVD de Maga, Para Gil e Caetano. A gravação foi, ao vivo, em um show, em terras cariocas, mas Caê não pôde participar, porque estava em turnê pela Europa. Por isso, o encontro entre os dois só aconteceu esta semana. O trabalho tem previsão de lançamento para novembro. (Telma Alvarenga, 28/8/2014)






“Foi muito trabalhoso, mas valeu a pena.” 

“Toda minha geração foi influenciada por eles, não tem como fugir disso. A geração deles foi muito importante. Eles, junto com Rita Lee, Secos e Molhados, Milton Nascimento, Djavan, Novos Baianos e Belchior, nos influenciaram a todos. Eles nos fizeram perceber que podemos fazer coisas novas, mas sem precisar abrir mão da nossa brasilidade.” 

“A escolha foi pelo coração e sentimento. Optei pelo que estava mais acessível ao meu sentimento, o que sempre gostei de cantar durante a minha vida.” 

“A primeira vez que vi Gil, encontrei com ele no Carnaval, era adolescente, e ele estava descendo a ladeira do Carmo e pedi um beijo”, conta rindo.
Já Caetano teve participação importante quando ela fazia parte da trupe Troca de Segredos, ainda nos anos 80. “Ele foi fazer um show para a inauguração do circo. Foi a primeira vez que vi o Caetano, ele chegou todo pequeninho e fez o show com seu violão. Ele fez essa doação para a gente, ele foi importante para nós”, relembra com carinho. (*)

[Margareth Menezes, 8/5/2015]




 
2015 – MARGARETH MENEZES  
Participación Especial: CAETANO VELOSO 
Álbum “Para Gil & Caetano” 
Grabado en Vivo Rio (RJ), el 27 de mayo de 2014
Canal Brasil DVD CBR090, Extras, Track 24.






(*) Circo Troca de Segredos (1983/1988)

17/2/83 - Show: “CAETANO VELOSO”
Inauguração do Circo Troca de Segredos - Salvador.







 
 




CORREIO DA BAHIA 
Domingo, 19 de Março de 2006

Estréia de mestre

Caetano Veloso foi a atração do grande 'début' que marcou para sempre a história do lugar 

Adriana Jacob


Na porta do circo, baianos se espremiam na enorme fila para ver o show de Caetano


Nada daqueles inícios tímidos, que chegam devagarzinho e vão mostrando, pouco a pouco, que vieram para dar certo. A festa de inauguração do Troca de Segredos não deixou margem para qualquer mistério. O circo mostrou logo de cara que era diferente, não só por abrir as portas convidando ninguém menos que Caetano Veloso para a grande estréia. É que até os shows do Troca tinham um tempero inusitado. Ao contrário do que se pode imaginar, o princípio não foi fácil, com muita grana e altos cachês. Na verdade, a presença de Caetano ali era muito mais um golpe de sorte do destino, ajudado pela boa vontade do tropicalista, que resolveu dar uma mãozinha àquele grupo de jovens com um sonho meio louco.


Tereza era amiga de Lúcia Mascarenhas, comadre de Caetano. Como o cantor morava ali perto, na Avenida Ademar de Barros, a poucos metros de onde o circo seria instalado, a idéia era pleitear a ajuda do vizinho ilustre. Foi a própria Lúcia que assumiu a missão de falar com o artista santo-amarense. Ao seu lado, outro integrante da trupe, João Elias. "É esse circo aqui na frente de casa? E o som é do João Américo?", questionou Veloso, referindo-se a um dos maiores técnicos de som do país. Diante das respostas afirmativas, garantiu: "Claro, então eu faço". "Faz mesmo?". "Faço, sim, já não disse que faço?".


...

***


Lotação esgotada


O público em questão era formado por cerca de dois mil sortudos que se enfileiraram logo cedo na porta do Troca, prevendo que a noite seria das boas. 

Do lado de fora do alambrado, a fila dava voltas. A lotação do espaço se esgotou bem mais rápido do que imaginavam os organizadores da festa. Com sangue artístico correndo nas veias, Conde, Tereza e a "comissão de frente" do Troca não resistiram ao ver o mundaréu de gente do lado de fora, excluído por causa da lotação. "Foi quando tivemos a idéia de ir levantando a lona. Deixamos só a parte de cima da cobertura. Assim, quem estava do lado de fora também pôde assistir", conta Tereza Oliveira, cheia de emoção. "Foi lindo! Uma das noites mais lindas que o circo viu", define Caco Monteiro. A noite de Ondina, o som de Caetano, a voz de seu filho Moreno, então com 11 anos, e a lona suspensa. "Foi um momento de felicidade. Aquilo ali foi um estrondo, foi quando a gente teve a grande simpatia de todo mundo. Tinha mais de cinco mil pessoas fora da lona assistindo ao show; era um mar de gente sentada na areia", recorda João Elias. O gesto inusitado aproximou a comunidade do Troca de Segredos, criou uma espécie de vínculo instantâneo.


O melhor veio depois. Caetano doou toda a renda do show para o Troca e o dinheiro materializou o sonho da "lona própria". Esse sonho, aliás, só chegou a existir por causa de um outro encontro, mais ou menos três anos antes. O Asdrúbal Trouxe o Trombone fazia uma temporada em Salvador quando Paulo Conde, integrante da companhia, deu de cara com uma das bailarinas do Grupo Experimental de Dança da Universidade Federal da Bahia. Não fosse essa troca de olhares, talvez o Troca de Segredos nunca tivesse existido. Porque se há um vestígio do começo, ele está na paixão que levou Paulo e Tereza, durante os meses seguintes, a tornar cada vez mais constante a ponte-aérea Rio-Bahia e a sonhar juntos com um lugar para mostrar a própria arte.




1983 - Público na entrada do Circo interagindo com o cantor Caetano Veloso
Foto: Arquivo Circo Troca de Segredos


1984 - Show de Gilberto Gil –comemoração de um ano de existência do Circo
Foto: Arquivo Circo Troca de Segredos






No hay comentarios:

Publicar un comentario