sábado, 23 de mayo de 2015

1994 - DOCES BÁRBAROS // MANGUEIRA // CARNAVAL 94












14/2/1994 - Sambódromo (RJ)








 



















1994
Revista Veja
Ano 27 – n° 7
Edição 1.327
16 de fevereiro de 1994

FALA MANGUEIRA








 
 



 
 
 
 
 



 
 
 














 

 











 








 







 
 







ROTEIRO DO DESFILE

Carro 1: Explode Mangueira - Elementos como surdos, coqueiros, pandeiros, berimbaus e mulatas, se juntam numa composição alegórica para a abertura do carnaval de 1994 da Estação Primeira de Mangueira, numa homenagem honrosa a esses quatro baianos magnânimos: Caetano, Gal Bethânia e Gil.

Destaque Central: Explode Mangueira – Janaína.

Carro 2: Bahia de todos os santos - Num cenário de religiosidade peculiar à cidade de Salvador, onde a crença e os cultos se misturam numa só linguagem. Anjos barrocos e vitrais servem de cenário e uma das maiores festas religiosas desta cidade, a lavagem do Bonfim.

Destaque Central: Relíquia Barroca – Marlene Arruda
Composições Laterais: Angelicais e Lavagem do Bonfim

Carro 3: Saudação aos Orixás - Numa etérea aparição, surgem do infinito formas eqüinas, que se transformam em elementos dos Orixás “Deuses Afros”. Surge então, no cume da alegoria, de forma sublime e grandiosa a Divina Inspiração, a dádiva do Senhor supremo do universo.

Destaque Central: Divina Inspiração – Laerte Raphael
Composições Laterais: Guardiões Etéreos

Carro 4: Tropicália - Numa importante fase a música popular brasileira, que numa irreverência total, surge A Tropicália.
E a composição musical de Caetano Veloso serve de elementos a essa também irreverente alegoria. Sobre a cabeça os aviões, Viva a Banda, Viva Carmem Miranda.
Destaques Centrais: O Planalto Central – José Luiz; Carmem Miranda –Erik Barreto
Destaques Laterais: Sorridentes Girassóis – Carlos Maia; E que tudo mais vá pro inferno – Vanda; Viva Mulata – Maria Rosa; Viva a Banda.

Carro 5: A grande estrela Bethânia - Um imenso palco para uma grande cantora. Num cenário clássico onde se misturam elementos como A Hora da Estrela, Roda dos Ventos. Carcará; não se podia deixar de saborear o doce mel da colméia de uma abelha rainha, que sem dúvida adoça a ribalta que ilumina uma grande estrela.

Destaque Central: A Hora da Estrela – Maria Helena

Carro 6: Simplesmente Caetano - “Luz do Sol”, “Sampa”, “Leãozinho”, “Rapte-me Camaleoa”, entre outras, emoldurarão a alegoria que servirão de cenário a esse grande compositor e cantor Caetano Veloso.
Destaques: Narciso de Sampa – Marcelo; Luz do Sol – Rita Clemente; Odara – D'Estephano; Eclipse Oculto – Celeste Muller.

Carro 7: Doce Gal - Chove as gotas prateadas da chuva que molha a Torre de Londres, mas, o verde, amarelo, azul e branco dessa Aquarela tão brasileira, resplandece. E, uma tigresa de unhas negras, arranha o ar por onde passa. Mas, o contágio maior fica por conta da Festa do Interior que fecha o cenário emoldurando assim o quadro que homenageia esse incrível cantora Gal Costa.

Destaques: Vaca Profana – Lola Batalhão; Chuva de Prata – Sandoval; Guardas Reais – Nabil e Eduardo
As cores: Verde, Amarelo, Azul e Branco.

Carro 8: Aquele abraço Gil - Alô, Alô, seu Chacrinha velho palhaço. O Expresso 2222 já está circulando prá depois do ao 2000 e, enquanto isso, tudo é captado pela enorme antena Parabolicamará e a procissão se rasteja eu nem cobra pelo chão.

Destaques: Realce – Tânia Índio do Brasil; O Luar –Osaías; Lamento Sertanejo – Wanderley.
Composições Laterais: Parabólicos; Expressos.

Carro 9: Rio e Salvador - Dois Pontos marcantes e conhecidos de duas grandes cidades. Os Arcos da Lapa e o Farol da Barra. É como se tivessem se confraternizando. O Rio de Janeiro, através da Estação Primeira de Mangueira, abre seus braços e homenageia a esses quatro maravilhosos baianos que também são filhos dessa cidade, que temos a certeza que amam e, por isso Viva Salvador, Viva o Rio, Viva o Carnaval.

Destaques: Exaltação à Bahia – Cotinha; Cidade Maravilhosa – Carlos Victor; Axé Bahia – Ba Messias; Pierrôs, Rosa, Verde.

Carro 10: Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu - É evidente que sim. Ninguém resiste ao ritmo quente de um Trio Elétrico. Imagine então, qual o resultado do Trio Elétrico mais a Estação Primeira de Mangueira juntos!
- Loucura total.
E por isso insistimos a dizer que... Atrás da Verde e Rosa, só não vai quem já morreu!

Destaques Centrais: Eu Sou o Samba – Serginho do Pandeiro; Atrás da Verde e Rosa – Djalma Oliveira.
Destaques Laterais: Verdes e Rosas. 








 


 





 









 
 























 


 

 




 



 


 









 


 







 









 


 
















 



 




















 




 



 



No hay comentarios:

Publicar un comentario