lunes, 21 de julio de 2025

2025 - PRETA GIL

 

PRETA MARIA GADELHA GIL MOREIRA

Rio de Janeiro, 8 de agosto de 1974 - Nova Iorque, 20 de julho de 2025




"Pretinha se foi aos 50. Choro desde que soube. Ela era uma das pessoas mais queridas para mim, desde criancinha. Veio muito em minha cabeça a minicanção de Gil sobre Moreno e ela (que eram primos carnais). Muito difícil aguentar. Penso em Gil. Penso em todos. Nem consigo dizer o que sinto. 💔"

Caetano Veloso





CANTIGA DE NINAR MORENO
Gilberto Gil
1975
Inédita


 
Moreno está com roupa de gatinho hoje
Moreno está tão bonitinho
Moreno está com os olhinhos brilhando hoje
Moreno está tão bonitinho
 
Aa prima Preta mete o dedo no focinho
Focinho, que ela é um bebezinho
Cacau já deve estar voando para o rio
Moreno está tão bonitinho
 






24/07/2025

Família de Preta Gil chega ao Brasil no mesmo voo que o corpo da cantora

Francisco Gil, Flora Gil e Sol de Maria acompanharam o translato da artista, que estava nos Estados Unidos para tratamento experimental contra câncer

Por Bia Rohen

A família de Preta Gil chegou ao Brasil para o velório da cantora. Francisco Gil, Flora Gil e Sol de Maria estiveram no mesmo voo do translado do corpo da artista e desembarcaram no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo, nesta quinta-feira (24/7). Eles são, respectivamente, filho, madrasta e neta de Preta, que morreu no domingo (20/7) em decorrência de um câncer, e a acompanhavam durante o tratamento experimental nos Estados Unidos. Além deles, estava na aeronave Roberta Saretta, médica da artista.





Francisco Gil, Flora Gil e Sol de Maria desembarcam no Brasil após morte de Preta Gil Foto: Eduardo Martins / Brazil News



Flora Gil e Fran Gil — Foto: Brazil News



24/7/2025 - Francisco Gil, Flora Gil e Sol de Maria desembarcam no Brasil após morte de Preta Gil - Fotos: Eduardo Martins / Brazil News




25/7/2025 - Theatro Municipal







Maria Gil - Foto: AgNews




Sandra Gadelha e Bela Gil


Sandra Gadelha e Bela Gil


Sandra Gadelha e Bela Gil


Bela Gil e Moreno Veloso - Foto: AgNews





Marieta Severo - Foto: Marcelo Sá Barretto / AgNews






Após o velório, o corpo de Preta Gil será levado à capela ecumênica do Crematório e Cemitério da Penitência, onde ocorrerá uma cerimônia restrita a familiares e amigos próximos entre 15h e 17h. Em seguida, será realizada a cremação.














Londres, 1970 - Nasce Pedro Gil (17/5/1970)



Rio de Janeiro, 1974 - Nasce Preta Gil (8/8/1974)




Pedro e Preta Gil



1975 - Sandra Gadelha e Gilberto Gil com os filhos Pedro e Preta



Pedro, Preta Maria e Maria Gil




Fotos inéditas de Preta Gil aos 20 anos com o filho, Francisco, recém-nascido


21/7/2025


Preta Gil com o único filho, Francisco, em maternidade no Rio, em 1995

Foto: Ivo Gonzalez/Agência O GLOBO


A equipe do Acervo O GLOBO mergulhou nos arquivos do jornal atrás de fotos para homenagear Preta Gil, que morreu neste domingo, aos 50 anos, após uma longa batalha contra um câncer. Encontramos imagens até hoje inéditas na internet que mostram a artista com seu único filho, Francisco, na Clínica São Vicente, no Rio, onde ele tinha acabado de nascer, pesando 3,450 kg e medindo 49 centímetros.


Preta Gil e Otávio Muller com Francisco, então recém-nascido, em 1995 

 Foto: Ivo Gonzalez/Agência O GLOBO


A foto acima, que mostra Preta e Francisco com o ator Otávio Muller, pai da criança, foi publicada pelo GLOBO no dia 23 de janeiro de 1995, três dias após o nascimento do menino. A imagem foi destaque da coluna "Pessoas", assinada pelos jornalistas César Tartáglia e Tânia Neves, mas ainda não havia sido publicada na internet. Na época, o avô Gilberto Gil estava em Salvador e cogitou largar todos os compromissos para voltar ao Rio e conhecer o neto, mas foi dissuadido pela própria Preta. 

"Imagina! Não precisava disso, falei pra ele resolver tudo por lá e vir depois. Aí o bebê já vai estar durinho e até mais engraçadinho para ele curtir", disse ela, de acordo com a coluna. 

Francisco foi o segundo neto do cantor baiano, que, na época, já tinha João, da filha Nara. Preta se apaixonou por Otávio quando era uma adolescente e ele estava no ar na versão original de "Vale Tudo", em 1988. A própria cantora falou sobre isso durante a última participação dela na TV, no "Domingão com Huck", em 30 de março deste ano. Preta surgiu no palco do programa para cantar "Brasil", tema de abertura da novela, cujo remake estreou na Globo no dia seguinte: 

"O Otavio fazia o Sardinha, eu era apaixonada pelo Sardinha. E eu fui atrás de ficar com o Sardinha. E eu fiquei com o Sardinha, temos um filho juntos. Novela desperta na gente desejos, vontades". 

Preta Gil morreu neste domingo, em Nova York, nos Estados Unidos, onde vinha se submetendo a um tratamento experimental contra o câncer. De acordo com um comunicado publicado nas redes sociais, a família está cuidando dos trâmites para a repatriação do corpo. A maneira transparente como Preta lidou com a doença emocionou o Brasil. "Sei que fiz a escolha certa em dividir minhas vulnerabilidades e sofrimentos", disse ela quando venceu o Prêmio faz Diferença, do GLOBO, em 2025.

 


No hay comentarios:

Publicar un comentario