domingo, 24 de abril de 2022

1975 - TOQUES


“Quando eu falo de toque, lembro que o cinema pernambucano já retratou corpos e afetos. Foi em 1975 que o famigerado Jomard Muniz de Britto lançou o que hoje se considera um dos primeiros filmes eróticos do estado. Em Toques, Jomard cria uma alegoria que atravessa o tempo para nos mostrar que a liberdade vem antes e depois da repressão. Nesse curta de sete minutos, três corpos aparecem livremente em paisagens naturais em clara referência às Graças. Num contexto de ainda forte repressão policial dos corpos marginais, o famigerado entrelaça a beleza ambígua dos corpos para além de uma união puramente carnal. Tudo isso com a música Pelos Olhos, de Caetano Veloso, como um quarto elemento compondo a obra.”

Ade Queiroz, 28/12/2020 



Música e letra: Caetano Veloso
© 1975 Gapa / Saturno


O Deus que mora na proximidade do haver avencas
Esse Deus das avencas é a luz
Saindo pelos olhos
De minha amiguinha

O Deus que mora na proximidade do haver avencas
Esse Deus dos fetos
Das plantas pequenas é a luz
Saindo pelos olhos
De minha amiguinha linda
De minha amiguinha










Jomard Muniz de Britto, não concorda com essa classificação que foi imposta pelos críticos de cinema, pois na época um filme que mostrasse a nudez ou seria erótico ou pornô. 

Para ele, não se trata nem de um filme erótico nem pornô, mas sim de um projeto sensitivo sobre a fenomenologia do corpo, na tentativa de desconstruir e transcender a divisão dos gêneros sexuais, entre o masculino e o feminino.












O diretor usa corpos andróginos fazendo movimentos corporais despidos ao ar livre e com referências às três graças, deusas gregas largamente representadas no renascimento. 

Todavia, aqui se tratam de 2 corpos masculinos e 1 feminino aumentou a intencionalidade andrógina e a tensão ambígua da obra.

O local da filmagem situa-se entre os bairros de Rio Doce e Casa Caiada, em Olinda-PE, sugerido por outro membro do grupo Vivencial de Olinda que não estava presente na realização da obra.


Categoria: Experimental

Direção: Jomard Muniz de Britto

Ano: 1975

Duração: 7 min

Trilha sonora: Pelos Olhos (Caetano Veloso)

Elenco: RENATO VIEIRA, SUZANA COSTA, ALCIDES FERRAZ GIL GUILHERME (Grupo Vivencial de Olinda)



Fonte: Cinemateca Pernambucana


Renato Vieira









RENATO

SUZANA

ALCIDES

GIL GUILHERME





2017 - Jomard Muniz de Britto







No hay comentarios:

Publicar un comentario