martes, 26 de abril de 2022

1977 - VERÃO A 1000

 

Programa organizado e produzido por Xico Chaves que funcionava como uma plataforma de lançamento de novos artistas, reunindo principalmente poetas e músicos. Esses eventos aconteciam no pátio interno ao redor da piscina da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. 

Em shows e noites festivas de lançamentos de “poema-processo” circulavam pelo pátio da piscina da EAV músicos e poetas como Chacal, Neide Sá, Falves Alves (Rio Grande do Norte), Almandrade (Bahia) e Paulo Brusky (Pernambuco), Luiz Melodia, Caetano Veloso e Jards Macalé.



































Foto: Acervo Memória Lage














2022 - TIM MUSIC PRA TODOS

 

“A aposta da TIM na música é de longa data e faz parte da história da construção da marca no Brasil. O TIM Music Pra Todos, além de enfatizar a pluralidade do cenário musical brasileiro, traz espetáculos gratuitos ou a preços populares com alguns dos maiores artistas de todos os tempos. Estamos certos de que vamos entregar experiências únicas e inesquecíveis aos cariocas”, afirma Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising & Brand Management da TIM Brasil.




Caetano Veloso faz show com ingressos a 15 reais no Imperator

Apresentação é parte do Festival Tim Music Pra Todos, que também leva Mart’nália e Jorge Aragão para Praça da Apoteose de Duque de Caxias

 

Por Kamille Viola

8 abr 2022

 

Caetano Veloso a 15 reais no Imperator, no Méier, e Mart’nália e Jorge Aragão de graça na Praça da Apoteose de Duque de Caxias marcam a estreia do Festival Tim Music Pra Todos, que tem como objetivo democratizar o acesso à cultura, com espetáculos de grandes nomes da MPB gratuitos ou a preços populares. 

O projeto começa dia 16 de abril, com Aragão e Mart’nália. Primeiro, cada um apresentará o seu show: a cantora entrar às 19h e o sambista, às 21h. No encerramento, eles sobem juntos ao palco. 

Já Caetano volta à casa de shows do Méier no dia 30, 25 anos depois de sua última apresentação por lá. Em apresentação de voz e violão, ele mostrará faixas de seu álbum mais recente, o elogiado Meu Coco, além de sucessos de sua carreira. 

O espetáculo será beneficente e terá ingressos a preços populares: 7,50 reais a meia-entrada e 15 reais a inteira. Todo o valor arrecadado será destinado ao Lar Anália Franco, no Rocha, também na Zona Norte, que atende a meninas em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a Novo Traço Entretenimento, fará nova doação de mesmo valor à instituição. 

O evento é realizado pela Novo Traço em parceria com a Tim e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Rio. “Nosso principal objetivo é investir na oferta de música e cultura para todos. O público pode esperar qualidade artística com diversão e infraestrutura”, garante Rafaello Ramundo, fundador da Novo Traço e idealizador do festival. “Será um presente para todos.”

 

 

Serviço Festival TIM Music Pra Todos

Caetano Veloso

Data: 30 de abril de 2022
Horário: 21h
Local: Imperator - Centro Cultural João Nogueira
R. Dias da Cruz, 170 - Méier, Rio de Janeiro -

 


domingo, 24 de abril de 2022

1975 - TOQUES


“Quando eu falo de toque, lembro que o cinema pernambucano já retratou corpos e afetos. Foi em 1975 que o famigerado Jomard Muniz de Britto lançou o que hoje se considera um dos primeiros filmes eróticos do estado. Em Toques, Jomard cria uma alegoria que atravessa o tempo para nos mostrar que a liberdade vem antes e depois da repressão. Nesse curta de sete minutos, três corpos aparecem livremente em paisagens naturais em clara referência às Graças. Num contexto de ainda forte repressão policial dos corpos marginais, o famigerado entrelaça a beleza ambígua dos corpos para além de uma união puramente carnal. Tudo isso com a música Pelos Olhos, de Caetano Veloso, como um quarto elemento compondo a obra.”

Ade Queiroz, 28/12/2020 



Música e letra: Caetano Veloso
© 1975 Gapa / Saturno


O Deus que mora na proximidade do haver avencas
Esse Deus das avencas é a luz
Saindo pelos olhos
De minha amiguinha

O Deus que mora na proximidade do haver avencas
Esse Deus dos fetos
Das plantas pequenas é a luz
Saindo pelos olhos
De minha amiguinha linda
De minha amiguinha










Jomard Muniz de Britto, não concorda com essa classificação que foi imposta pelos críticos de cinema, pois na época um filme que mostrasse a nudez ou seria erótico ou pornô. 

Para ele, não se trata nem de um filme erótico nem pornô, mas sim de um projeto sensitivo sobre a fenomenologia do corpo, na tentativa de desconstruir e transcender a divisão dos gêneros sexuais, entre o masculino e o feminino.












O diretor usa corpos andróginos fazendo movimentos corporais despidos ao ar livre e com referências às três graças, deusas gregas largamente representadas no renascimento. 

Todavia, aqui se tratam de 2 corpos masculinos e 1 feminino aumentou a intencionalidade andrógina e a tensão ambígua da obra.

O local da filmagem situa-se entre os bairros de Rio Doce e Casa Caiada, em Olinda-PE, sugerido por outro membro do grupo Vivencial de Olinda que não estava presente na realização da obra.


Categoria: Experimental

Direção: Jomard Muniz de Britto

Ano: 1975

Duração: 7 min

Trilha sonora: Pelos Olhos (Caetano Veloso)

Elenco: RENATO VIEIRA, SUZANA COSTA, ALCIDES FERRAZ GIL GUILHERME (Grupo Vivencial de Olinda)



Fonte: Cinemateca Pernambucana


Renato Vieira









RENATO

SUZANA

ALCIDES

GIL GUILHERME





2017 - Jomard Muniz de Britto







martes, 19 de abril de 2022