sábado, 23 de octubre de 2021

2021 - VOCÊ-VOCÊ


Letra e música: Caetano Veloso

© 2021 Uns Produções/Sony Music

 

Depois que nós nos perdemos

Amor, amor, nossos demos

Afastam-nos ano a ano

Você-você é teu nome

És quem ressurge e quem some

Do outro lado do oceano

 

Eu cá nesta Americáfrica

Vivo entre miséria a mágica

Não sei dizer o que valho

Tu que és você não em chamas

Tambor, tambor sob as camas

Langor rebaixa-me o galho.

 

"O orvalho vem caindo"

Não podes negar que é lindo

Requer de nós grande arte

Criar novo mundo louco

É muito e inda é muito pouco

Que aprendas a conjugar-te

 

Tu és você, sou você

Eu e tu, você e ela

Ary, Noel, Tom e Chico

Amália, blues, tango e rumba

Atabaque e bailarico

Peri, Ceci, Ganga Zumba.



Caetano Veloso: Voz

Carminho: Voz

Caetano Veloso: Violão

Moreno Veloso: Sino, Surdo, Agogô, Rum, Rumpi e Lê

Caetano Veloso, Moreno Veloso e Lucas Nunes: Palmas

Participação especial: Hamilton de Holanda (bandolim)

Técnico de Gravação: Lucas Nunes

Técnico de Estúdio (Portugal): André Tavares

Mixagem: Daniel Carvalho e Lucas Nunes

Masterização: Alexandre Rabaço

Gravado nos Estúdios Lavigne (RJ) e Atlântico Blue Studios (Poços dos Arcos/Portugal)




2021 - CAETANO VELOSO
Participação especial: Carminho
Álbum "Meu coco"
Uns Produções/Sony Music, Track 10.

Plataformas digitais
Lançamento: 21/10/2021





Carminho e Caetano Veloso


“Quando ouvi “Você-Você” pela primeira vez senti um arrebatamento que não se explica! Era um simples e bonito convite para escutar a canção que Caetano fizera em elogio às “nossas línguas Portuguesas” mas transformou-se, por obra da visão e generosidade deste Artista, num convite para a cantar com ele no seu novo disco “Meu Coco”.

Cantamos juntos um fado em que ele, abordando a língua portuguesa do Brasil, remete à linguagem musical do Fado, na sua composição, traçando uma verdadeira ponte Portugal – Brasil! Uma ponte que eu gosto de atravessar, que me faz descobrir sempre novos caminhos, e que tenho a honra de a percorrer, desta vez, de mãos dadas com Caetano Veloso.

Obrigada Caetano Veloso pois o mundo sente hoje, uma vez mais, a benção de poder ser teu contemporâneo!

Obrigada pelas canções, pelas lições, pela beleza extrema.

Da minha parte, pela amizade e consecutivos gestos generosos que me fazem ser melhor artista e melhor pessoa!” 

[Carminho, 22/10/2021, Instagram/Facebook]


Fotos: Instagram/Facebook - Reprodução






MLN Studios






Caetano Veloso chama Carminho para cantar o fado no novo disco

22 outubro 2021

REDAÇÃO


'Você-Você' é o nome da canção que junta as duas vozes. "Meu Coco", o novo disco do músico brasileiro, já está disponível. 


Cortesia Warner Music Portugal

A fadista Carminho é a convidada especial do novo disco do veterano Caetano Veloso. A cantora portuguesa partilha com o músico brasileiro a faixa 'Você-Você'. Segundo conta o comunicado que chegou à redação, o tema é inspirado em Carminho e nas conversas que os dois artistas têm tido sobre a língua portuguesa. 

Carminho conta a história do convite para este dueto transatlântico: "Surge numa vinda recente do Caetano Veloso a Portugal, em que ele me convida para ouvir uma canção sobre uma discussão que tivemos os dois acerca da língua portuguesa e sobre as diferenças entre o português falado em Portugal e no Brasil. A forma como os intérpretes, ou como, neste caso, eu e o Caetano vemos a interpretação da língua cantada, varia muitas vezes pelo simples facto de, apesar de termos a mesma língua, sermos resultado da cultura de cada um dos países". 

Mas há mais: "Ele inspirou-se e fez esta canção 'Você-Você'. Quando veio a Portugal estivemos juntos e ele convidou-me a ouvir a canção e durante a audição desafiou-me a cantá-la com ele, o que me deixou muito emocionada e feliz. O master do disco já estava fechado, pronto para ir para a fábrica. Passados apenas dois dias o produtor do disco (Lucas Nunes) - um dos produtores, para além do Caetano Veloso - veio do Brasil para Portugal e estávamos em estúdio a gravar a minha parte da canção. Foi uma experiência maravilhosa partilharmos o estúdio e continuarmos esta discussão sobre a língua portuguesa e a forma como cada pessoa a encara no seu país. Apesar de termos uma língua comum, vemo-la de maneiras muito diferentes. Assim surge o 'Você-Você', que fala exatamente desta particularidade, da diferença com que os brasileiros usam a palavra 'você' tratando uma terceira pessoa e os portugueses usam, habitualmente, o 'tu' e como isso influencia toda a forma de tratar o outro e a interpretação de uma canção, neste caso, continua Carminho. 

"Em estúdio voltámos a falar muito sobre o tema e foi, uma vez mais, uma aprendizagem sem fim. O Caetano debruça-se profundamente sobre cada um dos assuntos que vai abordando na sua vida e isso não só me inspira como me deixa profundamente agradecida por estar a seu lado. Partilhámos ainda muitas ideias sobre o fado, porque a canção acaba por ser um verdadeiro fado, onde ele abordando a língua portuguesa do Brasil remete à linguagem musical do fado na sua composição e por isso faz uma verdadeira ponte Portugal - Brasil, uma ponte que eu gosto de atravessar, que me faz descobrir sempre novos caminhos, e que tenho a honra de o fazer, desta vez, de mãos dadas com o Caetano Veloso".

A colaboração de Carminho com Caetano Veloso é mais um exemplo da forte presença da fadista no Brasil. Nos últimos anos, Carminho participou com outros grandes artistas como Chico Buarque, Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Marisa Monte ou Tribalistas.

“Meu Coco” é como se chama o novo álbum de Caetano Veloso, o primeiro de originais que o músico edita em quase dez anos.








No hay comentarios:

Publicar un comentario