miércoles, 7 de septiembre de 2022

2022 - EMANOEL ARAÚJO

 

15/11/1940, Santo Amaro da Purificação – 7/9/2022, São Paulo. 

 

“No dia da Independência do Brasil, acordo para uma notícia que me entristece profundamente. Morreu meu amigo, colega do ginásio, companheiro de adolescência, conterrâneo santamarense, xará, mestre e discípulo Emanoel Araújo. A porta da minha casa em Salvador é guardada por um totem dele, abstrato e sagrado. Além da obra pessoal, devemos a Emanoel a revitalização da Pinacoteca e a criação do Museu Afro-Brasil. Esteve e estará sempre vivo em mim meu amor por ele.” 

7/9/2022, Caetano Veloso / Instagram-Facebook





2019 - Emanoel Araújo com Caetano Veloso e Heitor Reis em
sua casa em São Paulo
 - Foto: Acervo Pessoal 




"Emanoel Araújo, um dos meus mais queridos colegas de ginásio, é uma das figuras mais importantes da minha formação pessoal. Da convivência no ginásio, em Santo Amaro ateliê na Ladeira de Santa Tereza, em Salvador, depois a casa do Desterro, também na Bahia, e finalmente, em São Paulo, onde ele, tendo levado o prestígio que suas gravuras e esculturas lhe propiciaram, deu vida à Pinacoteca e, mais tarde, criou o Museu Afro Brasil. Ali, não faz muito tempo, Emanoel me acompanhou na visita a uma exposição apaixonante. Emanoel agora faz 80 anos! Isto significa muito para Santo Amaro, para a cultura brasileira, para a formação negra do Brasil, para o Brasil como um todo”.

 

Caetano Veloso, cantor e compositor (15/11/2020)











1964 - Emanoel Araújo em Salvador



















No hay comentarios:

Publicar un comentario