martes, 14 de diciembre de 2021

2021 - 19° FESTIVAL DE MÚSICA EDUCADORA FM - Show de Maria Bethânia

 

Maria Bethânia na premiação do 19º Festival de Música Educadora FM

 









TVE 

Maria Bethânia é a homenageada do Festival de Música Educadora FM 

Uma das maiores artistas da história da música brasileira, a cantora e compositora baiana Maria Bethânia é a homenageada da 19ª edição do Festival de Música Educadora FM. 

Nascida em Santo Amaro e com 75 anos recém-completados, ela se apresenta no Teatro Castro Alves, em Salvador, no dia 12 de dezembro, após a cerimônia de premiação do maior festival de música da Bahia. Bethânia cantará canções de seu último trabalho, ‘Noturno’, além dos grandes sucessos que marcaram sua carreira, e os fãs poderão acompanhar ao vivo pela Rádio Educadora FM e pela TVE para toda a Bahia. 

Lançado em julho deste ano pela gravadora Biscoito Fino, o álbum ‘Noturno’ teve produção musical de Jorge Helder, produção artística de Ana Basbaum, direção musical e arranjos de Letieres Leite e direção geral de Kati Almeida Braga. No novo trabalho, a artista traz interpretações refinadas de músicas inéditas e o clássico Bar da noite, de Bidu Reis e Haroldo Barbosa. O álbum de 12 canções conta com a participação do cantor Xande de Pilares e tem composições de Adriana Calcanhoto e Tim Bernardes. 

Este ano, o Festival bateu mais uma vez o próprio recorde no número de músicas inscritas totalizando 1.329 composições. Além disso, o Festival bateu recorde também de cidades participantes. No total, foram contabilizadas inscrições de 111 municípios, distribuídos pela Bahia e em seis outros estados brasileiros. Na Bahia, o número de cidades também foi superior à última edição, contabilizando 96. Este ano, o festival recebeu pela primeira vez uma inscrição internacional, de um baiano residente no Reino Unido. 

O maior festival de composições inéditas da Bahia vai premiar músicos baianos com valores que variam entre R$ 1.000 e R$ 12.000, distribuídos nas categorias de melhor música com letra, melhor música instrumental, melhor intérprete de música com letra, melhor intérprete de música instrumental, melhor arranjo para música com letra, melhor arranjo para música instrumental e a música escolhida pelo público. Além disso, as 50 músicas selecionadas serão incorporadas à programação permanente da rádio. 

Nas últimas edições, o Festival de Música Educadora FM homenageou Tom Zé, Elza Soares, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Mateus Aleluia que realizaram suas apresentações nas cerimônias de premiação. 


SERVIÇO: 

Maria Bethânia na premiação do 19º Festival de Música Educadora FM 

Quando: 12 de dezembro, às 19h

Onde: Educadora FM, TVE e redes sociais

 


entretenimento

Ana Cristina Pereira

11.12.2021


Bethânia apresenta Noturno em primeira mão no TCA

Show da da cantora acontece neste domingo (12/12), no TCA, com transmissão na TVE, Educadora FM e YouTube

 

Ainda não vai ser agora que vamos ver Maria Bethânia, ao vivo, interpretando seu belo álbum Noturno. Mas a apresentação da cantora neste domingo (12/12), na festa de premiação do 19º Festival de Música Educadora FM, serve de aperitivo para o trabalho, lançado em julho pela gravadora Biscoito Fino. O evento acontece no Teatro Castro Alves, a partir das 19h, sem presença de público, mas com transmissão, ao vivo, pela Rádio Educadora FM e TVE, além do YouTube dos dois veículos.

Noturno tem produção musical de Jorge Helder, produção artística de Ana Basbaum, direção musical e arranjos do maestro Letieres Leite - que morreu em outubro - e direção geral de Kati Almeida Braga. No trabalho, todo produzido durante a pandemia, a artista traz interpretações minimalistas e fortes de doze canções, incluindo inéditas de Adriana Calcanhotto, Tim Bernardes, Chico César e Roque Ferreira.

“Meu disco tem muito voz e violão, voz e piano, porque era uma maneira de realizar. Foi a solução que encontramos. Fiz o disco em duas semanas e meia. Tinha todo o repertório, todas as ideias. As músicas chegaram e me carregaram”, disse Bethânia ao CORREIO na época do lançamento. Este clima intimista chega ao palco com os músicos Zé Manoel, Paulo Dáfilin, João Camarero e Marcelo Costa Real - que estiveram na gravação do álbum.

Ainda sem show comercial anunciado, Bethânia segue tocando projetos como o podcast Tabuleiro - cujo último episódio foi divulgado ontem, na rádio virtual Batuta, do Instituto Moreira Salles. Ela lê Luiz de Camões, Fernando Pessoa e outros autores contemporâneos de Portugal e canta um repertório que inclui a diva portuguesa Amália Rodrigues. Nos episódios anteriores, passou por Drummond, Augusto de Campos e Clarice Lispector, entre outros autores.

Neste domingo, às 19h, na Educadora FM, TVE e YouTube dos veículos.

FONTE: Correio





Foto: Ana Basbaum



Foto: Érico Pereira










1. MARCHA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS (Carlos Lyra/Vinicius de Moraes) 1962

2. YAYÁ MASSEMBA (Roberto Mendes/José Carlos Capinan) 2003

3. LAPA SANTA (Paulo Dáfilin/Roque Ferreira, 2021)

4. DE ONDE EU VIM (Paulo Dáfilin) 2021

5. MOTRIZ (Caetano Veloso) 1983

6. FELICIDADE (Antônio Almeida/João de Barro) 1953

7. BRISA (Paquito - sobre poema de Manuel Bandeira) 1996

8. GOSTOSO DEMAIS (Dominguinhos/Nando Cordel) 1986

9. ESTADO DE POESIA (Chico César) 2015

10. O CIÚME (Caetano Veloso) 1987

11. NA PRIMEIRA MANHÃ (Alceu Valença) 1980

12. BALADA DE GISBERTA (Pedro Abrunhosa) 2007

13. DECLAMAÇÃO / BAR DA NOITE (Bidu Reis/Haroldo Barbosa) 1953

14. PRUDÊNCIA (Tim Bernardes) 2021

15. LAMA (Aylce Chaves/Paulo Marques) 1952

16. OLHOS NOS OLHOS (Chico Buarque) 1976

17. DECLAMAÇÃO / LÁGRIMA (Roque Ferreira) 2006

18. VOLTA POR CIMA (Paulo Vanzolini) 1962

19. DECLAMAÇÃO / MEU AMOR É MARINHEIRO (Alan Oulman/Manuel Alegre) 1974

20. DOCE (Roque Ferreira) 2008

21. EU E ÁGUA (Caetano Veloso) 1988

22. VENTO DE LÁ (Roque Ferreira) 2007

23. IMBELEZÔ (Roque Ferreira) 2004

24. RECONVEXO (Caetano Veloso) 1989

25. COMEÇARIA TUDO OUTRA VEZ (Gonzaguinha) 1976

26. DECLAMAÇÃO / CANÇÃO DA MANHÃ FELIZ [Luminosa manhã] (Luiz Reis/Haroldo Barbosa) 1962 

 

 

MÚSICOS

Jorge Helder

Marcelo Costa

Paulo Dáfilin

João Camareiro

Zé Manoel


 

Realização

TVE

Uma emisora do IRDEB

Governo da Bahia


No hay comentarios:

Publicar un comentario