“Sempre
admirei o rock britânico, que chamo de ‘neo-rock’. Em Londres eu consegui vê-lo
de perto: Led Zeppelin, T-Rex, Pink Floyd, o The Who, a Incredible String Band,
Jimi Hendrix e, claro, os Rolling Stones. Aprendi que o grande rock não era
sobre volume e selvageria, mas sobre precisão e economia. Também aprendi sobre
autenticidade. Inicialmente eu era relutante em tocar guitarra nos meus
próprios discos e delegava isso a músicos mais qualificados. Mas produtores me
convenceram que as fraquezas do meu
estilo de tocar guitarra eram parte do charme da música. Isso foi muito
libertador.”
[14/5/2020,
Caetano Veloso, Facebook/Instagram]
30-31 / 8 /
1969
2ND.
ISLE OF WIGHT FESTIVAL OF MUSIC
27-28 / 6 / 1970
BATH FESTIVAL OF BLUES AND
PROGRESSIVE MUSIC '70
26-30 / 8 / 1970
3RD.
ISLE OF WIGHT FESTIVAL OF MUSIC
19 /
9 / 1970
POP, FOLK & BLUES – WORTHY FARM PILTON
GLASTONBURY
20-24 / 6 / 1971
GLASTONBURY FAIR - WORTHY FARM
27-28/6/1970 |
“…
O primeiro festival que eu fui foi o de Bath. Os festivais eram uma extensão
dos porões e eram neles que aconteciam as bandas. Essa coisa do underground é
curiosa, porque eram porões mesmo, debaixo da terra. Começaram a acontecer os festivais,
que eram a junção de um monte de porões ao ar livre, em que as pessoas ficavam
acampadas. Mas o sentido dos festivais era de território liberado, o lugar onde
você conquistava o direito de ficar pelado, viajar, tomar ácido, fumar, onde
não tinha polícia. Nos anos 60, por mais que o liberalismo inglês admitisse um
monte de coisa, isso não estava acontecendo lá. Existia uma tendência holandesa
em relação a isso. Estava começando na Inglaterra a surgir lugares onde fosse
possível comprar um baseado no balcão. Os festivais na Inglaterra eram
territórios liberados por três, quatro dias. Era um autogoverno, a política do
êxtase….”
[Cláudio
Prado, 16/5/2010, entrevistado por Fabio Maleronka Ferron e Sergio Cohn]
nota: Cláudio Prado é produtor cultural e teórico da contracultura e da
cultura digital. Foi coordenador da ação de Cultura Digital da Secretaria
de Programas e Projetos do Ministério da Cultura entre 2004 e 2008. Co-fundou o
Festival de Glastonbury e produziu o primeiro Festival de Águas Claras, em
1975, o “woodstock brasileiro”. Produziu shows dos Mutantes e dos Novos Baianos
nos anos 70 e sempre esteve ligado a Gilberto Gil e Caetano Veloso, desde a
época em que os recebeu no exílio, em Londres. Fundou e dirigiu diversas
produtoras e duas ONGs, Salve a Amazônia e Pró-Rio 92. É um dos fundadores da
Casa de Cultura Digital. [Mídia Ninja]
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