lunes, 29 de mayo de 2017

2017 - TOM ZÉ - 80 anos



25, 26 e 27 de maio de 2017.


Fazer os shows do Rio foi uma alegria, pessoal.

Tema, o disco "Canções Eróticas de Ninar", comemorando meus 80 anos.

Sabe quando todos, no palco e na plateia, se convertem numa palpitação só, e o espetáculo é feito por todo mundo?

Amigos foram, fiquei contente. Amigos-colegas também, como Caetano.

Lembrança de quando todos tínhamos cabelos escuros. Rio, Salvador, São Paulo.

Volta à tona o princípio da carreira, os caminhos que cada um segue. Já dá saudade de dias tão próximos.





Show CANÇÕES ERÓTICAS DE NINAR comemora os 80 anos de Tom Zé

Não é todo artista que chega aos 80 anos com tanta força como Tom Zé. Força, e claro, muito humor. É o que o músico irá apresentar em três shows únicos no dia 25, 26, 27 deste mês, na CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Teatro de Arena. A ideia inusitada dos espetáculos é mostrar mais um lado cômico de Tom Zé, na qual, em música, ele aborda temas como o sexo, o que era proibido de se falar na sua infância na pequena cidade em que morava no interior da Bahia.
O show que comemora os 80 anos de Tom Zé recebeu o nome de CANÇÕES ERÓTICAS DE NINAR, e trará músicas “dançáveis”.


Depoimento do próprio músico sobre o espetáculo:


“Aqui os assuntos de sexo como eram tratados na minha infância e juventude. Melhor dizendo: não eram tratados (mas para falar do tema no mundo machista de hoje é preciso ter um intenso cuidado para não ofender o feminino, já tão agredido, de todos os lados).
O fato é que só agora, aos 80 anos, encontrei forças para mergulhar na questão, embora ela seja sempre presente, como o ar; é mote onde se contêm: curiosidade, brincadeira, segregação, blasfêmia, oração…
…E principalmente envolve vida e morte, sendo algumas vezes metáfora desta e (alô, Courbet!) a própria origem da primeira.
Na minha infância, a sabedoria popular, a intuição aguda do mundo folclórico, criou, com sua ‘urgência didática’, uma escola à nossa volta para salvar aquela geração, evitando que chegássemos à idade adulta completamente ignorantes quanto à sexualidade.
O show se inicia com as canções “Urgência Didática” e “Descaração Familiar” que mostram como aquela agudeza popular, observando a inexistência de uma educação sexual, criou essa espécie de escolinha/liceu no qual o assunto era embutido, através de figuras de linguagem, em todas as conversas diárias – na cozinha, no portão, no quintal.”









No hay comentarios:

Publicar un comentario