sábado, 25 de abril de 2020

2000 - BRASIL 500 ANOS - Gilberto Gil / Maria João e Mário Laginha





● Praia de Ipanema - Posto 10, Rio de Janeiro
29/7/2000, às 18h



● Praça da Paz, parque Ibirapuera, zona sudoeste de São Paulo
30/7/2000, às 11h





CliqueMusic

Portugueses com sotaque musical brasileiro
A cantora Maria João e o pianista Mário Laginha vêm ao país para shows com Gilberto Gil e aproveitam para apresentar seu novo CD, Chorinho Feliz, resultado de uma absorção intensiva da MPB

Carlos Calado

27/07/2000

Três meses de demora não diminuíram a boa surpresa do novo CD da cantora Maria João com o pianista Mário Laginha, Chorinho Feliz, que a gravadora Universal acaba enfim de lançar no mercado brasileiro, aproveitando a vinda desses músicos portugueses ao país. A dupla se apresenta por aqui este fim de semana – sábado no Posto 10 da praia de Ipanema (RJ) e domingo na Praça da Paz do Parque do Ibirapuera (SP) – ao lado de Gilberto Gil e da Orquestra Arte Viva, com entrada franca, pela série Pão Music 2000. Juntos, o anfitrião brasileiro e seus convidados prometem cantar Aquele Abraço (do próprio Gil) e Desde Que o Samba É Samba (de Caetano Veloso), entre outros sucessos da música brasileira.

Parceiros há sete anos, Maria João e Mário Laginha estão hoje entre os músicos europeus mais conceituados no cenário do jazz internacional. Ao aceitarem uma encomenda da Comissão Nacional dos Descobrimentos Portugueses para gravar um disco em homenagem ao Brasil, evitaram a obviedade. Em vez de interpretar clássicos da música popular brasileira, como tantos outros já fizeram, preferiram compor juntos as 12 faixas de Chorinho Feliz, inspirados no que já conheciam dessa música, ou ainda no que viram e ouviram, durante uma viagem pelo Nordeste do país, em novembro do ano passado. Boa parte das gravações aconteceu no Rio de Janeiro, em fevereiro último. O lançamento do disco em Portugal se deu em abril.

"Este disco não é apenas uma homenagem. É também o nosso ponto de vista sobre o Brasil. Mário e eu fomos autênticos bisbilhoteiros, andando pelas ruas, lendo histórias ou simplesmente vendo TV. Foi um trabalho de esponja", diz a intérprete portuguesa, lembrando que ambos tinham muita curiosidade em conhecer o Nordeste brasileiro. "Queríamos não só ouvir o forró e o maracatu, mas também ver as pessoas, escutá-las, sentir o cheiro das cidades", diz Laginha. "Além de visitar Salvador e Recife, fomos a Caruaru, em Pernambuco. Percebemos ali várias semelhanças com o Sul de Portugal, especialmente com o Alentejo", analisa Maria.

Músicos brasileiros marcam presença




Segundo a cantora, o critério de seleção para os vários convidados brasileiros que participaram das gravações misturou "admiração, paixão e identidade musical", referindo-se às escolhas de Gilberto Gil e Lenine, que aparecem nos vocais, além de Toninho Horta (violão), Toninho Ferragutti (acordeão), Nico Assumpção (baixo), Armando Marçal (percussão), Ivo Meirelles e a bateria da banda Funk’n Lata. "Jamais convidamos uma estrela por causa de seu nome. Só nos interessam convidados que façam a música brilhar", afirma a cantora.

Maria João relaciona entre suas primeiras influências de música brasileira os nomes das cantoras Flora Purim, Elis Regina e Elba Ramalho, ao lado dos compositores e intérpretes João Bosco, Caetano Veloso, Gil, Chico Buarque e Luiz Gonzaga. Já o pianista destaca os nomes de dois grandes instrumentistas: Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti.

"O Brasil é pródigo em revelar novos músicos", diz Laginha, confessando a surpresa que ele e Maria João tiveram ao ouvir pela primeira vez a música do pernambucano Lenine, num dos inúmeros discos que compraram durante a viagem pelo Nordeste. "Ele é fantástico, é a nossa paixão mais recente. Eu me sinto muito à vontade no balanço do Lenine", diz Maria, que tem o cuidado de cantar em um português praticamente sem sotaque lusitano.

Outro aspecto que chama atenção, no CD Chorinho Feliz, é a variedade rítmica das composições da dupla, que misturam baião (Forró da Rosinha), maracatu (Flor), samba (Sambinha), toada (A Lua Partida ao Meio) e bolero (Um Amor) com ritmos africanos (O Chão da Terra, cantada em um dialeto falado em Moçambique), sempre com muita improvisação. "Temos um pé no jazz e o outro anda a saltar de país em país. Para nós, não faria sentido tocar um jazz fundamentalista. O que fazemos hoje é muito mais a nossa cara: uma música com influências de Portugal, da África, do Brasil, até da Índia", autodefine-se Laginha. "Eu me vejo como uma esponja: absorvo tudo que se passa à minha volta", completa Maria João.





Chorinho Feliz

Maria João e Mário Laginha lançam CD luso-brasileiro

Guga Stroeter


Gil participa de show e CD com a dupla portuguesa - Foto: Carol Feichas

A comemoração dos 500 anos de Descobrimento do Brasil tem rendido bons frutos artísticos.

A visita de músicos lusitanos ao Brasil tornou-se mais freqüente e o projeto Pão Music vem colocando lado a lado, em grandes concertos ao ar livre, os mais expressivos nomes da MPB e os novos valores da canção portuguesa. Dentro dessa programação, Gilberto Gil apresentou-se com o pianista Mário Laginha e a cantora Maria João, no sábado 29 em Ipanema, no Rio. Esta surpreendente parceria ocorre também no CD Chorinho Feliz, lançado pela Universal.

O conceito e a sonoridade do álbum são peculiares: este é um CD de música brasileira composta por portugueses. As melodias de Laginha e as letras de Maria João recebem arranjos acústicos de virtuosos instrumentistas brasileiros como Toninho Horta, Toninho Ferragutti, Nico Assumpção e Armando Marçal. A viagem coletiva vai mais longe. Algumas canções são construídas sobre múltiplos ritmos de tambores da África, num refluxo cultural da presença portuguesa naquele continente desde o século 15.

Laginha e Maria João são reconhecidos internacionalmente como músicos de jazz contemporâneo e isso fica claro no repertório. Em algumas faixas, a voz de Maria João soa como um instrumento cantando melodias intrincadas com onomatopéias. Em outras, a interpretação está a serviço da letra e a cantora opta por um sotaque marcadamente nordestino. Gilberto Gil participa na canção romântica “Um Amor” e empresta sua voz a “O Chão da Terra”, cantada em dialeto moçambicano. Já Lenine colabora na suingada “Flor”.


O resultado do trabalho é relevante e mostra que a nova música portuguesa vai muito além do fado. Acima de tudo, celebra a felicidade do encontro: Maria João e Laginha são explícitos, encerrando o CD com “Sambinha”, onde declaram que “tem gente que pensa que não gostamos de dançar/ que nossa alma é tristonha, só cantamos pra chorar/ sorria meu senhor/ português gosta de samba e de sambar com o seu amor.”





Rio de Janeiro - Praia de Ipanema, Posto 10




FOLHA DE S.PAULO

20/07/2000 

Gilberto Gil canta com portugueses no próximo final de semana em SP e no Rio

Da Folha Online
em São Paulo


A quarta série de espetáculos "Pão Music 2000" vai levar aos palcos de São Paulo e do Rio de Janeiro o cantor Gilberto Gil e a dupla Maria João & Mário Laginha, de Portugal.

As apresentações acontecem no dia 29 (sábado), às 19h, no Posto 10 da praia de Ipanema, no Rio, e no dia 30 (domingo), às 11h, na praça da Paz do Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

Os espetáculos são abertos ao público e gratuitos.

Gil promete repassar os principais sucessos de sua carreira num inusitado formato sinfônico. Ele se apresentará com violão, acompanhado da Orquestra Arte Viva, que tem 36 integrantes e é regida pelo maestro Amílson Godoy.

No repertório estão novas versões para "Domingo no Parque", "Refazenda", "Parabolicamará", "Estrela", "Se Eu Quiser Falar com Deus", "Asa Branca", entre outras composições que marcaram sua trajetória.

Gil e os portugueses Maria João & Mário Laginha também interpretarão algumas músicas juntos, como "Chão da Terra", "Desde que o Samba é Samba" e "Aquele Abraço".

E ainda há espaço para duas surpresas para o público. A organização não revela que canções serão executadas no palco. É quase certo, no entanto, que a dupla portuguesa arrisque um samba no palco e Gilberto Gil solte a voz interpretando alguma das canções do ultimo CD da dupla, intitulado "Chorinho Feliz".












27/7/2000 - Gilberto Gil (esq.) com a cantora Maria João e o pianista Mário Laginha, músicos de jazz de Portugal. Os músicos portugueses serão convidados de Gilberto Gil no show do projeto Pão Music 2000, que acontecerá no parque Ibirapuera, em São Paulo - SP - Foto de João Wainer / Folhapress / Digital











 
 




 




























 


 
 



O GLOBO



















 

O baiano Gilberto Gil (esq.), que participa do CD dos portugueses Maria João e Mário Laginha, com quem se apresenta hoje, no Ibirapuera - João Wainer / Folha Imagem











30/7/2000 - Cerca de 75 mil pessoas, segundo avaliação da Polícia Militar e da organização do evento, assistem ao show gratuito do cantor Gilberto Gil com participação especial dos músicos portugueses Maria João e Mário Laginha, no parque Ibirapuera em São Paulo. – Foto: Marcelo Min/Folhapress







No hay comentarios:

Publicar un comentario