[Itacoatiara (AM), 1938 - Manaus (AM), 13/6/2019]. Designer gráfico, diretor de arte, pintor, poeta, curador e cenógrafo, tendo produzido trajetória brilhante nas artes plásticas e no cinema brasileiro.
“Morreu
ontem Óscar Ramos, grande designer, grande artista, grande amigo e parceiro,
co-autor (juntamente com Luciano Figueiredo) das capas de Araçá Azul e de Cores Nomes e
autor da de Uns -
portanto, a quem devemos a marca UNS (Uns Produções e Filmes) de
nosso escritório e de nossas redes sociais. Seu nome e sua história merece
grandes homenagens e ele nos deixa muita saudade. Uma jóia do Amazonas, do
Brasil e do mundo que interessa. Fez também capas para Gal Costa, Gilberto Gil e quem mais?
Impossível esquecer Óscar Ramos.”
[Caetano Veloso, 14/6/2019]
1974 - Revista Navilouca - Fotos: Ivan Cardoso |
7/3/2014
Exposição
"Letras e Palavras", de Óscar Ramos
Na
próxima terça-feira, 11/03, às 19h30, no Oi Futuro Ipanema, será inaugurada,
com a curadoria de Alberto Saraiva, a exposição Letras e Palavras, de obras do
grande artista plástico amazonense Óscar Ramos.
11/3/2014 - Abertura da exposição no Rio - Foto: Divulgação |
Co-autor de capas (juntamente com Luciano Figueiredo)
LUTO
Óscar
Ramos, designer da contracultura, morre aos 80
14/06/19 - Folhapress
SALVADOR,
BA (FOLHAPRESS) - Morto aos 80 anos nesta quinta-feira (13), em Manaus, uma
semana depois de sofrer um acidente vascular cerebral, Óscar Ramos foi a um só
tempo designer, cenógrafo, diretor de arte, pintor e poeta. Em 1970, no Rio de
Janeiro, o amazonense se aproximou de Hélio Oiticica, Waly Salomão e Luciano
Figueiredo, no centro das trepidações da contracultura brasileira.
"Assim
que nos conhecemos, estabelecemos uma parceria. Foi uma coisa fabulosa",
conta Figueiredo, seu companheiro por 11 anos. "Eu vivi com ele em Londres
de 1972 a 1978. Aí a gente volta pro Rio. Assinávamos juntos a maioria das
obras. Fizemos uma infinidade de coisas: cenografias, capas de discos,
cartazes, letreiros de filmes".
O artista Óscar Ramos - Foto: Ingrid Anne/Manauscult |
Nascido
na cidade de Itacoatiara (AM), a 270 km de Manaus, em 31 de agosto de 1938,
Óscar Ramos migrou para o Rio e, mais tarde, viveu com uma bolsa de estudos na
Itália e na Espanha, regressando ao Brasil em meados nos anos 60. No Rio,
estudou pintura com Ivan Serpa, no Museu de Arte Moderna.
Na
longa parceria, Óscar e Luciano criaram capas de discos incorporados à memória
visual dos brasileiros. Assinam o projeto gráfico de "Fa-Tal - Gal a Todo
Vapor" (1971), de Gal Costa, "Araçá Azul" (1973), "Cores,
Nomes" (1982) e "Uns" (1983), de Caetano Veloso, e "Jards
Macalé" (1972). O primeiro trabalho conjunto foi a capa do álbum "Barra
69: Caetano e Gil ao Vivo na Bahia" (1972), registro histórico da
despedida dos tropicalistas em Salvador, antes de partirem para o exílio em
Londres. Para Maria Bethânia, eles desenhariam "Álibi" (1978), álbum
que vendeu mais de um milhão de cópias.
"Óscar Ramos
foi um grande artista. Colaborou comigo em capas como "Araçá Azul" e "Cores,
Nomes" (em parceria com Luciano Figueiredo) e fez todo o design de
"Uns", tendo sua versão visual desta palavra se tornado a marca do
meu escritório e das nossas produções, inclusive, creio, das redes sociais. Foi
um grande amigo e deixa enorme saudade. Pedra preciosa do Amazonas",
diz Caetano à Folha.
A
dupla passou a colaborar com o grupo tropicalista na sequência do exílio de Gil
e Caetano, sempre preservando, com estilo diverso, a radicalidade do design
gráfico de Rogério Duarte em 1967-68. Havia dons em comum. Além de dominarem o
desenho, Duarte e Óscar sabiam inventar a própria tipologia.
Nomes
frequentes na coluna "Geleia Geral", de Torquato Neto, na
"Última Hora", Óscar e Luciano consolidaram a ponte entre poesia
visual e música popular. "A capa é um banho, uma surra, uma verdadeira
maravilha. Boca microfone mão violão. Fotos, palavras", celebrou Torquato,
depois de conferir o disco "Fa-Tal". A coletânea
"Torquatália", editora Rocco, organizada por Paulo Roberto Pires,
traz mais instantâneos desse diálogo.
A
parceria com Waly Salomão consolidou-se em livro, revista, performances,
cenários e discos produzidos pelo poeta. A convite do diretor artístico de Gal
Costa, eles conceberam não só a capa, mas o cenário do show da
voz-acontecimento da contracultura. No palco, as duas grandes faixas
"-Fa-Tal-" e "Violeto", criadas a partir de poemas de Waly,
cujo livro "Me segura qu'eu vou dar um troço" (Ed. José Álvaro, 1972)
ganharia uma capa inesquecível para os leitores dos anos 1970: o próprio poeta
aparecia em trajes informais com Rúbia Mattos e José Simão, em foto de Ivan
Cardoso.
Editada
por Waly e Torquato, a revista Navilouca (1974) condensaria todas as inovações
de Óscar e Luciano no design brasileiro, com dois ou três passos à frente de
tudo o que bolaram até ali, numa diagramação aberta às conquistas do concretismo
e do tropicalismo. Desenhada no quarto de Óscar, no bairro do Cosme Velho, a
revista de poesia experimental teve colaboradores como Augusto de Campos,
Caetano Veloso, Duda Machado, Chacal, Hélio Oiticica, Lygia Clark, Haroldo de
Campos, Décio Pignatari, Chacal, Rogério Duarte e Jorge Salomão. As fotos de
Ivan Cardoso fortaleceram a frente ampla de poetas.
"Foi
totalmente experimental. Tivemos toda a liberdade para fazer", lembra
Figueiredo. A revista publicou ainda imagens da performance "Alfa Alfavela
Ville" na praia, outra parceria dos artistas com Waly.
No
cinema, Óscar Ramos foi diretor de arte de "O Gigante da América"
(1978), de Julio Bressane, e "O Escorpião Escarlate" (1990), de Ivan
Cardoso, que também o escalou para um papel em "A Múmia Volta a Atacar"
(1972). No retorno de Londres, em 1978, Óscar e Luciano reencontraram Hélio
Oiticica, retomando os papos concretos e as viagens artísticas interrompidas
seis anos antes. Óscar ajudaria Oiticica a construir o penetrável
"Rijanviera", apresentado em 1979 na galeria Café des Arts, do Hotel
Meridien.
Luciano
Figueiredo destaca no ex-parceiro "a capacidade de ter muita objetividade,
ter muito clareza pra realizar". E explica: "Porque muitas vezes eu
tinha uma ideia, mas não sabia como realizar. E Óscar, como era um desenhista
brilhante, tinha sempre uma organização e método de como realizar cada ideia.
Era muito exigente".
O
poeta Jorge Salomão esteve próximo de outro trabalho de Óscar/Luciano, no
agitado 1972. "O cenário de 'Luiz Gonzaga Volta para Curtir' era uma
cortina enorme de seda amarela com um sol de pó brilhante, dourado, belíssimo,
cortado no meio. Luiz Gonzaga entrava no palco por esse buraco da cortina. O
palco tinha um plástico vermelho sangue. Em volta da plateia havia areia. O
teatro Tereza Rachel era de arena naquela época. O chão vermelho refletia a
cortina e o sol dourado", lembra Salomão, diretor do show que renovou as
plateias do Rei do Baião.
Em
2014, o Oi Futuro Ipanema realizou a exposição "Letras e Palavras - Óscar
Ramos", com curadoria de Alberto Saraiva, seu conterrâneo. "As capas
de discos não eram só decorativas, mas um complemento do álbum como um todo.
Para mim e Luciano, elas eram um campo de trabalho", disse Óscar na
ocasião.
Em
1993, o artista voltou a trabalhar em Manaus, onde se fixou a partir de 1996
como curador de instituições culturais. Na capital amazonense, em agosto de
2018, Óscar fez a última exposição, "Poemas Visuais e Retrospectiva",
no Studio 5. Assim que foi anunciada a sua morte, a prefeitura de Manaus anunciou
luto oficial por três dias.
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