domingo, 30 de enero de 2022

1997 - MARIA BETHÂNIA E GAL COSTA - Teatro Nacional de Brasília

 








PEDRO ALEXANDRE SANCHES

da Reportagem Local


Maria Bethânia e Gal Costa subvertem, no dia 4 próximo, tradição que percorre décadas: a de não se apresentarem juntas, só elas. Nesse dia, sobem ao palco da sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, para promover sua reinauguração.
 

As duas divas da canção brasileira têm se encontrado esporadicamente ao longo das décadas -mas quase nunca a sós. 

Nestes anos 90 mesmo, reinauguraram o teatro Castro Alves, em Salvador (dividindo as atenções com João Gilberto), e homenagearam a Mangueira (acompanhadas de Caetano Veloso e Gilberto Gil). 

Antes, encontro histórico foi o dos Doces Bárbaros, efêmero grupo formado pelos quatro baianos para turnês e álbum duplo ao vivo lançado em 76 -que continua sendo até hoje o único registro intensivo em disco do duelo vocal das duas cantoras. 

Mas contato de fato, só das duas, é tão raro quanto longínquo. Vem de escassas gravações em dupla, como a da canção "Oração para Mãe Menininha", de Dorival Caymmi, e a do samba "Sonho Meu", de Ivone Lara. 

Vem também, antes disso, do começo dos anos 70, quando Gal apresentava "Fatal" e Bethânia, "Rosa dos Ventos", e alternavam sessões para que uma pudesse assistir ao show da outra. 

O novo evento ocorre em duas sessões, promovendo o reativamento da maior sala -1.315 lugares- do teatro do governo do Distrito Federal, após período de reformas com custo de R$ 2,3 milhões, patrocinada pela Fundação Banco do Brasil, pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal. 

No dia 4, elas se apresentam somente para convidados, com presença já confirmada do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. 

A apresentação do dia seguinte será aberta ao público brasiliense, com renda revertida à Abrace (Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Hemopatias). 

O formato dos shows permanece mais ou menos indefinido, mas é certo que Gal se apresenta primeiro, com 70 músicos da orquestra Petrobrás Pró-Musica, e, a seguir, Bethânia faz show sozinha. 

Então, Gal e Bethânia se reúnem num set final, ainda sem repertório e tempo de duração definidos.

 




















As cantoras Gal Costa e Maria Bethânia durante teste de som visando apresentação de reinauguração do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília [DF] - Crédito: Juca Varella / Folhapress









4/9/1997 - Foto: Juca Varella

















Maria Bethânia e Gal Costa em show fechado anteontem em Brasília
 Foto: Juca Varella / Folha Imagem



























No hay comentarios:

Publicar un comentario