domingo, 7 de marzo de 2021

2021 - 24º CULTURA INGLESA FESTIVAL - CAETANO EM LONDRES

 


Caetano estreia show-entrevista na edição virtual do Festival da Cultura Inglesa

18 de fevereiro de 2021

Por Marcello Fontes

Após ter apresentado detalhes sobre o cárcere em Narciso em Férias, no ano passado, Caetano Veloso estreia com o show-entrevista London London, na edição virtual do Festival da Cultura Inglesa, entre 6 e 28 de março. 

O show-entrevista, será exibido no dia 7 de março e gira em torno dos três anos em que Caetano viveu em Londres, com direito a uma conversa com o poeta, escritor e compositor Felipe Franco Munhoz, onde, juntos, relembram o exílio nos anos 1960, a influência britânica na criação e as músicas do período, como Shoot Me Dead, In The Hot Sun of a Christmas Day e, claro, London London

Em 1971, o álbum seguinte, Transa (1972), mescla letras em português e inglês, muitas delas endereçadas à família e aos amigos brasileiros. 

A mostra será exibida na plataforma da Cultura Inglesa.



5/3/2021

É com imenso prazer que vamos receber ele, Caetano Veloso, um dos mais importantes músicos da MPB em uma Live imperdível com Felipe Munhoz, poeta, escritor e compositor. Caetano vai contar um pouco da sua vivência em Londres, durante o exílio, e a influência da cultura britânica no processo criativo de seus discos Caetano Veloso e Transa, além de cantar algumas músicas que marcaram esse período e do seu repertório em inglês






O Cultura Inglesa Festival, tradicional evento de cultura, educação e arte promovido pela Associação Cultura Inglesa São Paulo, chega à sua 24ª edição com uma programação que reflete discussões sociais relevantes no Brasil e no mundo, por meio de diferentes linguagens artísticas, como cinema, música, teatro, poesia, animação, artes visuais, cultura digital, entre outros. O Cultura Inglesa Festival acontece de 6 a 28 de março de 2021 e recebe o apoio do British Council.

Em formato 100% digital e acessível, por meio de plataforma desenvolvida exclusivamente para o Festival, o público encontrará nomes brasileiros consagrados em diálogo com a cultura britânica e a língua inglesa, com alguns conteúdos inéditos no Brasil.


1970 - O cantor e compositor Caetano Veloso durante seu exílio em Londres

Foto: Divulgação


07 de março, às 19h - Caetano em Londres: Show registrado no formato de live do cantor Caetano Veloso, que conversa com o poeta, escritor e compositor Felipe Franco Munhoz sobre sua vivência Londres, durante seu exílio, e a influência da cultura britânica no processo criativo de seu disco “Transa”. Disponível no site do festival até 28 de março.



Caetano revive exílio em Londres durante live do Cultura Inglesa Festival

Em sua 24ª edição, o festival será realizado online, entre os dias 6 e 28, com atrações para todas as idades.

6 março 2021


Caetano Veloso foi preso em 1969 pela ditadura militar. Depois de três meses na cadeia, experiência que ele revive e compartilha no livro e no documentário Narciso em Férias, o cantor e compositor deixou o Brasil ao lado de Gilberto Gil para uma temporada de exílio, e sobrevivência, em Londres. Sua passagem pela capital inglesa, onde nasceram dois dos mais importantes discos de sua carreira, será o ponto de partida para a conversa entre Caetano Veloso e o escritor Felipe Franco Munhoz neste domingo, 7, às 19h. O bate-papo é um dos destaques do Cultura Inglesa Festival, que começa neste sábado, 6, e terá uma vasta programação, gratuita e online, até o dia 28 de março, com transmissão pela plataforma do projeto.

Autor dos livros Identidades e Mentiras, Felipe conta que conhece Caetano Veloso há mais de 10 anos e que tentou, neste novo encontro online, que já foi gravado, reeditar esses momentos. "Sempre que nos encontramos, conversamos muito sobre arte e literatura. De minha parte, foi uma tentativa de que acontecesse, com câmeras ligadas, uma dessas conversas (mas pontuada por certo recorte temático)", conta o escritor.

Ele revela, ainda, que sugeriu para Caetano cantar algumas canções dos discos Caetano Veloso e Transa, os dois de sua fase londrina. "Deu certo", comenta. E completa: "Foi muito emocionante escutar e ver Caetano, grande gênio do nosso tempo, através dessa nova forma: o encontro virtual, no Zoom. Caetano foi uma das últimas pessoas que encontrei (tridimensionalmente) antes da quarentena, no início de 2020. De certa forma, foi um jeito (ainda que em público e bidimensionalmente) de matar as saudades". No encontro que terá duração de uma hora e poderá ser visto on demand até o dia 28 na plataforma, Caetano comenta a experiência do exílio nos anos 60 e a influência da música britânica em seu processo criativo.

 

https://www.acritica.net/editorias/entretenimento/caetano-revive-exilio-em-londres-durante-live-do-cultura-inglesa-festi/510092/


 







FOLHA DE S.PAULO

 

'O Brasil deve salvar o mundo', diz Caetano em live com canções de seu exílio

Músico cantou e tocou 'London London' e 'It's a Long Way' em apresentação virtual no Festival Cultura Inglesa

Marina Consiglio

7 mar 2021

SÃO PAULO

Os anos do exílio em Londres e a influência da cultura britânica pautaram a live que Caetano Veloso apresentou na noite deste domingo (7/3), dentro da programação do Festival Cultura Inglesa. O vídeo fica disponível gratuitamente no site do evento até o dia 28/3. 

Preso pela ditadura em 1968, o músico partiu para a Inglaterra junto a Gilberto Gil no ano seguinte. O período foi marcado por dois álbuns com composições em inglês, o melancólico "Caetano Veloso" (1971) e "Transa", lançado em 1972, quando o baiano já havia voltado ao Brasil.

Caetano abriu a apresentação com "London, London", do LP batizado com seu nome. Depois, tocou "If You Hold a Stone", do mesmo álbum, e "Nine out of Ten" e "It's a Long Way", ambos de "Transa".

As performances musicais pontuaram o bate-papo entre Caetano e o escritor Felipe Franco Munhoz, que fez perguntas sobre seu processo criativo e histórias do período.

Na conversa, o baiano contou que, para ele, os dois anos e meio em que esteve na Inglaterra foram uma espécie de extensão dos meses em que esteve preso no Brasil. "Nós [ele e Gilberto Gil] fomos levados por um avião da FAB para Salvador, supostamente para sermos soltos. E, ao chegar lá, a Aeronáutica nos prendeu de novo e ficamos quatro meses nessa situação." Depois disso, a dupla atravessou o Atlântico para começar o exílio.

"É curioso porque evidentemente é muito diferente você estar [preso] em Salvador, sem poder sair da cidade, de estar em um país estrangeiro, sem saber quando vai poder voltar para o seu país. Mas o conjunto põe o período do exílio como parte da prisão", afirmou.

Caetano também comentou como os britânicos influenciaram sua produção artística. Foi o produtor Ralph Mace, por exemplo, que o incentivou a se deixar gravar tocando violão em um disco.


Em festival, Caetano Veloso canta clássicos de “Transa” e fala sobre época em que viveu em Londres

 

Guilherme Araujo

seg., 8 de março de 2021


Caetano Veloso abriu as portas de seu estúdio mais uma vez neste fim de semana para uma conversa franca com curadores do festival Cultura Inglesa. O evento, realizado à distância, convidou o cantor para relembrar os tempos em que morou em Londres, exilado após ser preso por oficiais da ditadura militar.

“Na minha cabeça, na verdade, eu vivi [o período em que esteve na Inglaterra] como parte da prisão”, diz. Questionado sobre enxergar eventuais similaridades entre o período do regime e o isolamento imposto pela pandemia, ele afirma existirem diferenças. “É curioso porque, evidentemente, é muito diferente estar em Salvador e não poder sair da cidade e estar num país estrangeiro sem poder voltar para o seu país”.

Precursor do Tropicalismo, o artista também falou sobre a experiência de tocar violão, habilidade que só desenvolveu graças à intensa criação que manteve no Reino Unido e o apoio de parceiros gringos.

“Em gravação, em estúdio, eu não tocava. Não tinha nível de execução. Mas os ingleses achavam meu violão interessante, eles diziam que era bom gravar assim mesmo, que não achavam que o nível era baixo. Era original e ninguém ia tocar como eu. Isso foi bom, passei a tocar em estúdio, toquei em Londres e aqui no Brasil, quando voltei”.

Além da conversa, comandada pelo poeta, escritor e compositor Felipe Franco Munhoz, Caetano interpretou na ocasião 4 faixas. Entraram no set “If You Hold a Stone” e “London, London”, do LP “Caetano Veloso” (1971), além de “Nine out of Ten” e “It’s a Long Way”, ambas do disco “Transa”. Este último, prestes a completar 50 anos, foi descrito como um dos trabalhos que tem maior apreço.

“Não que eu ouça [com frequência], mas é um dos meus discos preferidos”.

 



1972
Revista Veja e leia
19 de abril de 1972
Edição n° 189
Editôra Abril

 








2 comentarios:

  1. Estoy buscando una grabación de la participación de Caetano en este festival, ¿la tienes?

    ResponderEliminar