jueves, 19 de noviembre de 2020

2020 - 18ª FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY [FLIP]

 




6 de novembro de 2020

Lista de autores e artistas confirmados na 

Flip Virtual 2020

Ana Paula Maia (Brasil)

Bernardine Evaristo (Inglaterra)

Chigozie Obioma (Nigéria)

Caetano Veloso (Brasil)

Danez Smith (EUA)

Eileen Myles (EUA)

Elisa Pereira (Brasil)

Fernando Alcantara (Brasil)

Itamar Vieira Junior (Brasil)

Jeferson Tenório (Brasil)

Jonathan Safran Foer (EUA)

Jota Mombaça (Brasil)

Lilia Schwarcz (Brasil)

Luz Ribeiro (Brasil)

Marcello Alcantara (Brasil)

Marcia Kambeba (Brasil)

Nathalia Leal (Brasil)

Pilar Quintana (Colômbia)

Paul B. Preciado (Espanha)

Regina Porter (EUA)

Rodrigo Ciríaco (Brasil)

Stephanie Borges (Brasil)



O GLOBO

10 de novembro de 2020

Flip anuncia mesa com Caetano Veloso e o filósofo transexual Paul Preciado 

SÃO PAULO — O compositor Caetano Veloso e o filósofo transexual espanhol Paul. B. Preciado vão dividir uma mesa na próxima edição da Flip, a Festa Literária Internacional de Parary (Flip), que, este ano, será virtual e gratuita. Intitulada “Transições”, a mesa será mediada pelo jornalista mexicano Angel Gurría-Quintana. A data da conversa não foi divulgada. A Flip acontece entre os dias 3 e 6 de dezembro.

A Flip justificou botá-los juntos no palco virtual: “enquanto Caetano foi definido, nos arquivos da ditadura militar, como “desvirilizante”, Paul se reconhece hoje como “dissidente do sistema sexo-gênero”, afirmou em nota. Ambos têm livros recém-chegados às livrarias. Caetano lançou, pela Companhia das Letras, “Narciso em férias”, no qual recorda seus 54 dias de cárcere durante a ditadura militar. O livro também rendeu um documentário na GloboPlay. Preciado publicou, pela Zahar (selo do Grupo Companhia das Letras), “Um apartamento em Urano”, um relato de sua própria transição de gênero.

Caetano e Preciado são o 20º e o 21º autores confirmados pela Flip, que também contará com autores como a britânica Bernardine Evaristo, a Colômbia Pilar Quintana, o nigeriano Chigozie Obioma e os brasileiros Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório.




Caetano Veloso - Foto: Aline Fonseca


Paul B. Preciado - Foto: Marie Rouge


Caetano Veloso e Paul B. Preciado


Divulgação


A Flip Virtual, que acontece de 3 a 6 de dezembro de 2020, confirmou hoje mais uma mesa: o encontro do músico brasileiro Caetano Veloso e do filósofo espanhol Paul B. Preciado. Os convidados são muito conhecidos em suas áreas quando o assunto é o rompimento de paradigmas: enquanto Caetano foi definido, nos arquivos da ditadura militar, como “desvirilizante”, Paul se reconhece hoje como “dissidente do sistema sexo-gênero”.

Caetano Veloso lançou recentemente "Narciso em Férias", pela Companhia das Letras. No volume, ele não só relata os 54 dias de cárcere vividos durante o período da ditadura militar, como também reflete sobre os impactos que isso causou em sua vida. Em livro lançado pela mesma editora, em agosto deste ano, chamado "Um apartamento em Urano", Preciado faz um panorama sobre sua própria transição de gênero.



Caetano Veloso e Paul Preciado são convidados de mesa extra da Flip

Artista baiano e filósofo espanhol estarão no evento literário que neste ano acontece em dezembro e será totalmente virtual

Por FOLHAPRESS

10/11/20

A Flip anunciou a realização de uma mesa com dois autores que não haviam sido divulgados na lista completa de convidados, na última sexta -e são dois dos nomes de maior destaque do evento.

O músico Caetano Veloso, que lançou há dois meses o documentário "Narciso em Férias" pela Globoplay e o livro homônimo pela Companhia das Letras, participará de um debate na festa literária ao lado do filósofo espanhol Paul B. Preciado, que publicou a coletânea de ensaios "Um Apartamento em Urano" pela Zahar.

Tanto o filme quanto o livro de Caetano jogam luz nos meses de prisão política do cantor, após a decretação do AI-5 pela ditadura militar. Ele narra em detalhes sua experiência dos acontecimentos, que já havia exposto na autobiografia "Verdade Tropical" -o livro que chegou às lojas há pouco é um capítulo destacado daquela obra.

Já Preciado é um dos principais filósofos da atualidade a se debruçar sobre gênero e sexualidade. Nas crônicas compiladas em "Um apartamento em Urano", escritas de 2010 a 2018, ele reflete sobre as transições políticas da sociedade enquanto vivencia sua própria transição para o gênero masculino.

A organização da Flip diz que a aproximação entre os dois se dá pelo "rompimento de paradigmas". "Enquanto Caetano foi definido, nos arquivos da ditadura militar, como 'desvirilizante', Paul se reconhece hoje como 'dissidente do sistema sexo-gênero'."

O evento literário acontece, este ano, de forma totalmente virtual, com mesas gratuitas e de acesso ilimitado, entre os dias 3 e 6 de dezembro. Não haverá a figura tradicional do autor homenageado.

Com as duas novas confirmações, a lista de convidados sobe para 21 autores, incluindo a britânica Bernardine Evaristo, que fará a palestra de abertura, a colombiana Pilar Quintana, os americanos Eileen Myles e Jonathan Safran Foer e os brasileiros Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório e Ana Paula Maia.






Dia 05/12/2020
 
20h30 - mesa 8 | Transições
 
Com Caetano Veloso, Paul B. Preciado

Mediação de Angel Gurría-Quintana, jornalista, editor e tradutor
 

Nos arquivos da ditadura militar que justificaram o exílio de Caetano Veloso poucos dias após o AI-5, o artista é definido como “desvirilizante”. Já o escritor espanhol Paul B. Preciado, define-se hoje como “dissidente do sistema sexo-gênero”. Os dois, símbolos da quebra de paradigmas, encontram-se nessa mesa, que tem a liberdade como tema central.
A realização do encontro entre os dois autores teve a colaboração ativa da Embaixada da França no Brasil.



FOLHA DE S.PAULO

30/11/2020

Mesa de Caetano Veloso e Preciado, a mais esperada da Flip, já está gravada

Encontro será um dos poucos a não permitir qualquer interação com o público durante a exibição virtual



Caetano Veloso - Foto: Reprodução/YouTube  





 

“Aos dezenove, me apaixonei por um amigo. Apaixonar significa você sentir aquela imensidão dentro da sua alma na presença da pessoa, no pensamento, nos sonhos. Não teve história, porque ele não quis. Podia ter me casado com ele, e tenho certeza de que meus pais assimilariam muito bem. Mas muitas pessoas que eu conhecia usavam essa expressão ‘bissexual’ para efeitos muito inautênticos. Então eu dizia: ‘também não quero ese [termo]’.”

[Caetano Veloso, 5/12/2020]






















































No hay comentarios:

Publicar un comentario